Autor Tópico: É possível a criação de seres quânticos em laboratório?  (Lida 1303 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
É possível a criação de seres quânticos em laboratório?
« Online: 22 de Setembro de 2009, 17:01:52 »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: É possível a criação de seres quânticos em laboratório?
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2009, 01:28:14 »
"Ser vivo quântico", pra mim, nada mais seria que um unicelular bizarramente pequeno, a ponto de você não determinar velocidade/posição dele com precisão ao mesmo tempo.

Talvez eu esteja deixando algo passar sem notar, mas... qual é o forféu que todo mundo faz com a MQ?
Latebra optima insania est.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:16:27 »
Talvez eu esteja deixando algo passar sem notar, mas... qual é o forféu que todo mundo faz com a MQ?

Todo mundo acha que a MQ é essa coisa misteriosa; esse mundo estranho em que a consciência do observador desempenha um papel-chave. Todo mundo escreve livros a respeito de como a "Física Quântica" é isso ou aquilo. Todo mundo tem uma opinião sobre a física quântica. E todo mundo que não estudou Física de verdade está totalmente por fora, é claro :-)

Manja aquele povo que comenta e critica Darwin até hoje, quando tem muito mais sobre a Biologia Evolutiva do que A Origem das Espécies? Com a MQ acontece algo semelhante. Nós já fomos muito além dos trabalhos seminais de Planck e Bohr, mas o resto do mundo parou na dualidade onda-partícula. É meio frustrante, para falar a verdade... embora reconheça nossa parcela de culpa nisso.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:25:21 »
Comparando o caso com a biologia evolutiva, entendo sua frustração.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:17:21 »
Manja aquele povo que comenta e critica Darwin até hoje, quando tem muito mais sobre a Biologia Evolutiva do que A Origem das Espécies? Com a MQ acontece algo semelhante. Nós já fomos muito além dos trabalhos seminais de Planck e Bohr, mas o resto do mundo parou na dualidade onda-partícula. É meio frustrante, para falar a verdade... embora reconheça nossa parcela de culpa nisso.

Talvez falte divulgação científica coerente sobre o assunto. Aliás, se houver algum livro que seja indicado aos leigos sobre MQ, pode indicar que eu compro :D
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:26:11 »
Boa! São 2 compradores então!  :ok:

Sugestão?
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:32:20 »
Também quero. ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2009, 11:10:52 »
Conheço um que foi traduzido e publicado em Portugal: "À Procura do Gato de Schröedinger". É antigo, mas muito interessante. Há vários outros, mas não conheço traduções feitas para o público brasileiro. Infelizmente é um tema em que encontramos muito mais picaretagem do que divulgação séria.

Talvez eu tenha que escrever um :-)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2009, 01:31:43 »
Pra "leigo", depende. Leigo tipo engenheiro, que sabe cálculo integral e álgebra linear, recomendo o Físico-Química, de Peter Atkins e Júlio de Paula. Tem uns 3 ou 4 volumes, meio gigantescos, mas ao que eu lembre o que tem de MQ está no primeiro (confiram antes de pegar na biblio, posso estar errado).

Pra quem não entenda de cálculo... unh... não tenho idéia :P

Todo mundo acha que a MQ é essa coisa misteriosa; esse mundo estranho em que a consciência do observador desempenha um papel-chave. Todo mundo escreve livros a respeito de como a "Física Quântica" é isso ou aquilo. Todo mundo tem uma opinião sobre a física quântica. E todo mundo que não estudou Física de verdade está totalmente por fora, é claro :-)

Lembrei do Quem Somos Nós... :blargh: como é bizarro o jeito que eles pintam a MQ lá!

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:20:22 »
Conheço um que foi traduzido e publicado em Portugal: "À Procura do Gato de Schröedinger". É antigo, mas muito interessante. Há vários outros, mas não conheço traduções feitas para o público brasileiro. Infelizmente é um tema em que encontramos muito mais picaretagem do que divulgação séria.

Talvez eu tenha que escrever um :-)

Tinha começado a ler O Universo Elegante, mas acabei achando a "série" baseado no livro do Greene no Youtube, aí só assisti ao invés de continuar lendo. Achei bem bacana, bem simplificado, como os primeiros capítulos do livro.

Não tem nenhum livro nesse estilo sobre MQ em geral? "QM for dummies"?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:36:14 »
Tem como encontrar livros que falem mais ou menos sobre as implicações filosóficas da física moderna. Mas quando se fala de Mecânica Quântica, estamos nos referindo a normalização de funções de onda, espaços de Hilbert, notações de bra e kets... ou seja, ao ferramental matemático que nos permite pensar e interpretar o mundo microscópico.

Nesse sentido, não, não há livros de Mecânica Quântica para leigos. Eu conheço alguns textos introdutórios muito bons, mas o leitor tem que entender álgebra linear e cálculo integral e diferencial para acompanhar :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:39:20 »
Tinha começado a ler O Universo Elegante, mas acabei achando a "série" baseado no livro do Greene no Youtube, aí só assisti ao invés de continuar lendo. Achei bem bacana, bem simplificado, como os primeiros capítulos do livro.

Se você está procurando um livro que seja breve e discuta a MQ sem baixar demais o nível, eu sugiro o
"Conceitos de Física Quântica" de Osvaldo Pessoa Jr. Tem o volume 1 e o 2, mas ambos sao bem fininhos, com
capítulos curtos e com muitas ilustraçoes. E o melhor: é baratinho, pois é da editora Livraria da Física! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:44:27 »
E sobre os "seres quânticos": exagero de divulgador. O que os caras querem fazer é criar uma superposiçao de estados com
vírus, e futuramente os tardígrados. A vantagem desses dois é que eles conseguem sobreviver ao vácuo, e a interaçao do
objeto com as moléculas do ar causa decoerência.

Na minha opiniao nao existe realmente diferença entre seres quânticos e clássicos. Mas muita gente boa
(Roger Penrose[1] é um exemplo) discorda.

[1]ele acha que efeitos de gravidade quântica devem ser levados em conta para explicar o problema da mediçao, o
que nao deixa de ser uma idéia interessante.[2]

[2]
[mode = boçal on]
Pelo menos foi isso que ele me disse. :)
[mode off]
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:45:34 »
Se você está procurando um livro que seja breve e discuta a MQ sem baixar demais o nível, eu sugiro o
"Conceitos de Física Quântica" de Osvaldo Pessoa Jr. Tem o volume 1 e o 2, mas ambos sao bem fininhos, com
capítulos curtos e com muitas ilustraçoes. E o melhor: é baratinho, pois é da editora Livraria da Física! :)

Legal a dica, não conhecia esse.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:59:58 »

Valeu!  :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 02:56:37 »
Gostei da dica! Vou dar uma olhada, pois não é a primeira vez que me perguntam algo próximo do "QM for dummies" do Panthera :P

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:39:46 »
Dei uma procurada na Amazon e esse aqui me pareceu interessante:
http://www.amazon.com/Quantum-World-Physics-Everyone/dp/067401832X/ref=sr_1_7?ie=UTF8&s=books&qid=1253885740&sr=1-7

Outro sobre teoria das cordas:
http://www.amazon.com/Elegant-Universe-Superstrings-Dimensions-Ultimate/dp/0393058581/ref=pd_sim_b_4

Pra quem lê bem em inglês, claro.

Edit: acabei de notar que o Panthera já tinha falado sobre 'o universo elegante'.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 10:43:24 por André T. »
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:57:12 »
Citação de: Dbohr
Todo mundo acha que a MQ é essa coisa misteriosa; esse mundo estranho em que a consciência do observador desempenha um papel-chave....

Não é misteriosa, mas exige um grande esforço imaginativo e matemático para quem recorre a ela. Os próprios argumentos da física clássica sofrem apelos extremos para estarem de acordo com o ponto de vista pelo qual a mecânica quântica encara as particulas.
Tem um problema que tentei resolver( sem sucesso infelizmente ) onde a massa de um elétron supostamente distribuída em todo volome de um esfera de raio R com um momento angular de Spin L igual a 0,53 x 10 elevado a -34 joules e um momento magnético igual a 9,3 x 10 elevado a -24 A.m quadrado em que pedia-se para dividir o elétron num grande número de espiras infinitesimais de corrente para obter por integração o valor do momneto magnético. É ou não é um apelo? :(
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:44:27 »
Se for o que estou pensando, o propósito do exercício é comparar as estimativas clássicas de tais grandezas com os valores experimentais, para que se veja que no limite quântico as coisas são diferentes.

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2009, 16:51:24 »

Talvez falte divulgação científica coerente sobre o assunto. Aliás, se houver algum livro que seja indicado aos leigos sobre MQ, pode indicar que eu compro :D
Um físico amigo meu indicou Alice no País do Quantum. Ainda não o li, mas já está na fila.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!