Não necessariamente, tem programas em que você pode mapear pontos correspondentes entre dois instantes separados por vários frames, e daí aplicar algo meio "em massa". Um pouco como aquelas câmeras que reconhecem rostos ou os programas que transformam um rosto em outro depois que você mapeia. Mas não deve ser muito comum, não sei. Na maior parte do tempo, para o que está em questão aqui, maquiagem deve ser mais simples.
Acho até interessante a idéia de ter aviso de que há retoque (que poderia ser na forma de créditos a quem retoca), mas sou contra proibir o retoque totalmente. Não só por limitar o que se pode fazer, mas porque iria praticamente abolir 99% das máquinas fotográficas hoje em uso e no mercado, que quase sempre tem algum nível photoshop "implícito". E ainda tem a questão do que é exatamente considerado retoque. Aerógrafo mecânico provavelmente também estaria fora; mas e quanto a diferentes tipos de filme, tempos de exposição, iluminação de estúdio, maquiagem, e etc? Seria tudo proibido também?
Fora isso, não resolveria o que se quer resolver. Simplesmente se exigiria modelos mais magras(os) de verdade, em vez de poder dar um jeito com retoques quando necessário. O que talvez até levasse mais gente dessa área à dietas perigosas e excesso de exercício físico para aumentar as chances de conseguir trabalho.
Coisas como bulimia e anorexia são tão raras que provavelmente é melhor se ter campanhas de informação e assistência psiquiátrica grátis. E mesmo campanhas meio como aquelas da Dove, da "verdadeira beleza" ou algo assim. Imagino que seria mais barato (tanto por exigir menos regulação, fiscalização e burocracia, quanto por não complicar a vida de quem tem que lidar com elas, provavelmente encarecendo seus processos) e mais efetivo.