Até onde eu sei as previsões de supernova são muito imprecisas para determinar uma margem de '100 anos'. Se eu não me engano, a previsão tinha uma margem de erro entre 'amanhã' e 'daqui a 1 milhão de anos'.
É verdade, o "já-já" em astronomia pode acontecer só dentro de uns milhões de anos
. E isso é até bom, já pensou quantos profetas do apocalipse teríamos que aguentar se as datas fossem precisas?
Quanto à morte de Eta Carinae, não há um consenso, alguns acham que pode ser em 500 mil anos, outros nos próximos 50 anos... Nossa galáxia está "atrasada" para a próxima explosão de supernova por aqui, a última foi há cerca de 400 anos, deveríamos esperar em média uma a cada 100 anos.
O que acontece com Eta Carinae é que as observações mais recentes mostram que ela está queimando combustível como louca, por isso que as previsões mais antigas em relação à morte dela foram modificadas, ela está realmente nos suspiros finais. Estrelas super massivas têm um ciclo de vida muito curto, de poucos milhões de anos. A idade de Eta Carinae é estimada em 3 milhões de anos (ou seja, mais nova do que o tempo do hominideo sobre a Terra), porém já é idosa por ser super-massiva. E pela velocidade com que está queimando combustível, não aguenta mais por muito tempo não.
Para o estudo da evolução estelar leva-se em conta sua massa, luminosidade, tipo espectral. Uma das ferramenteas utilizadas é o diagrama HR (Hertzsprung Russell), que permite prever com um certa precisão (em escala astronômica, obviamente) qual será a evolução da estrela ao longo de sua vida; o sol ainda tem uns 5 bilhoes de anos pela frente, antes de se tornar uma gigante vermelha (e engolir a Terra, glup...).
Pra quem quiser mais informação sobre o diagrama HR:
http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node2.htm