Autor Tópico: Supernova  (Lida 1685 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Supernova
« Online: 25 de Setembro de 2009, 11:03:20 »
Sério mesmo??

Deixou a desejar o breve relato sobre Eta Carinae, a estrela prestes a se tornar supernova mais famosa no Hemisfério Sul. Por ver visível somente desta parte do planeta e que fará com que não tenhamos noite por 2 semanas. Além disso, a estrela foi amplamente pesquisada por um de nossos astrônomos da USP, o professor Augusto Daminelli.

Fonte: http://74.125.47.132/search?q=cache:WtLkcM0lvhgJ:scienceblogs.com.br/bigbang/2008/11/supernovas-e-history-channel.php+supernova+efeitos&cd=26&hl=pt-BR&ct=clnk

Alguém aqui sabe mais coisa?

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
Re: Supernova
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:12:56 »
Sério mesmo??

Sim, é verdade. Eta Carinae encontra-se a apenas 8 mil anos-luz de nós e está morrendo. Além de estar perto, é uma estrela de grande massa (aproximadamente 100 vezes a massa do sol). É extremamente instável, sujeita a grandes explosões, por volta de 1840 chegou a se tornar a segunda estrela mais brilhante do céu (o suficiente para alguns acharem que o juízo final havia chegado :chorao:). O Damineli é um dos maiores estudiosos de Eta Carinae, estudou o seu apagão, comprou uma boa briga com a comunidade científica internacional e comprovou que Eta Carinae é um sistema de estrelas duplas. Acreditava-se que se tornaria uma supernova (ou hipernova) dentro de uns 500 mil anos, mas agora isso é esperado a qualquer momento (o que em Astronomia pode ser tanto hoje quanto daqui a uns 100 anos). Espero estar viva para ver.  :oba:

OBS:pode até ser que isso já tenha acontecido, mas ainda não recebemos a luz vinda de lá.

« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 17:23:33 por Patrícia »

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:01:31 »
Sério mesmo??

Sim, é verdade. Eta Carinae encontra-se a apenas 8 mil anos-luz de nós e está morrendo. Além de estar perto, é uma estrela de grande massa (aproximadamente 100 vezes a massa do sol). É extremamente instável, sujeita a grandes explosões, por volta de 1840 chegou a se tornar a segunda estrela mais brilhante do céu (o suficiente para alguns acharem que o juízo final havia chegado :chorao:). O Damineli é um dos maiores estudiosos de Eta Carinae, estudou o seu apagão, comprou uma boa briga com a comunidade científica internacional e comprovou que Eta Carinae é um sistema de estrelas duplas. Acreditava-se que se tornaria uma supernova (ou hipernova) dentro de uns 500 mil anos, mas agora isso é esperado a qualquer momento (o que em Astronomia pode ser tanto hoje quanto daqui a uns 100 anos). Espero estar viva para ver.  :oba:

OBS:pode até ser que isso já tenha acontecido, mas ainda não recebemos a luz vinda de lá.

8 mil anos luz não é perto demais para por em risco o nosso próprio planeta?

Explosões de supernovas são capazes de varrer sistemas planetários por vários anos luz de distância.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2009, 03:59:38 »

Explosões de supernovas são capazes de varrer sistemas planetários por vários anos luz de distância.
O raio de letalidade de uma supernova é estimado em mil anos-luz. Neste sentido, estaríamos a salvo por pouco. Por outro lado, há uma grande descarga de raios gama que saem dos polos da estrela e que varrem tudo o que tem pela frente até 100 mil anos-luz de distância. De acordo com os astrônomos, nosso sistema solar estaria fora do alcance desta descarga, pois o eixo rotacional da estrela não está apontado na nossa direção (parece que estamos a uns 40 graus longe dele), então nosso sistema solar não seria destruido (espero que estejam certos... :umm:).  É bem provável que os satélites venham a ser afetados (ou seja, algum grau de caos vamos ter), astronautas que estiverem no espaço também, pois a radiação é gigantesca. A atmosfera da Terra nos protegeria dos efeitos da mesma, mas há quem diga que a camada de ozônio seria bem afetada (mas esta nós já estamos tratando de destruir por conta própria mesmo...) Esta opinião não parece ser unânime na comunidade científica, vamos torcer para que o grupo dos otimistas estejam certos. Mas seria muito chique morrer por causa de uma explosão estelar!! Já que nossa matéria também nasceu nas estrelas, nada mal! :stunned:

Credit: X-ray: NASA/CXC/GSFC/M.Corcoran et al.; Optical: NASA/STScI

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2009, 06:04:51 »
Chique como ser atropelado por uma BMW ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:51:03 »
Chique como ser atropelado por uma BMW ! :)

Hehe! :-)

Seria mais digno do que uma autodestruição imbecil.

Mas quem se importa? No final estaríamos todos mortos da mesma forma.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:57:25 »
Falando em supernovas, a segunda temporada da série "Universo" do "History Channel" tem um episódio só sobre elas.

No forum do MVG (http://forums.mvgroup.org/) tem os torrents de todas as temporadas completas. Aliás, recomendo esse fórum para aqueles que curtem documentários. Tem muita coisa lá. Muito foda.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2009, 11:34:12 »

Até onde eu sei as previsões de supernova são muito imprecisas para determinar uma margem de '100 anos'. Se eu não me engano, a previsão tinha uma margem de erro entre 'amanhã' e 'daqui a 1 milhão de anos'.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 11:39:20 por André T. »
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2009, 14:58:19 »

Até onde eu sei as previsões de supernova são muito imprecisas para determinar uma margem de '100 anos'. Se eu não me engano, a previsão tinha uma margem de erro entre 'amanhã' e 'daqui a 1 milhão de anos'.
É verdade, o "já-já" em astronomia pode acontecer só dentro de uns milhões de anos :-). E isso é até bom, já pensou quantos profetas do apocalipse teríamos que aguentar se as datas fossem precisas? :nojo: Quanto à morte de Eta Carinae, não há um consenso, alguns acham que pode ser em 500 mil anos, outros nos próximos 50 anos... Nossa galáxia está "atrasada" para a próxima explosão de supernova por aqui, a última foi há cerca de 400 anos, deveríamos esperar em média uma a cada 100 anos.
O que acontece com Eta Carinae é que as observações mais recentes mostram que ela está queimando combustível como louca, por isso que as previsões mais antigas em relação à morte dela foram modificadas, ela está realmente nos suspiros finais. Estrelas super massivas têm um ciclo de vida muito curto, de poucos milhões de anos. A idade de Eta Carinae é estimada em 3 milhões de anos (ou seja, mais nova do que o tempo do hominideo sobre a Terra), porém já é idosa por ser super-massiva. E pela velocidade com que está queimando combustível, não aguenta mais por muito tempo não.
Para o estudo da evolução estelar leva-se em conta sua massa, luminosidade, tipo espectral. Uma das ferramenteas utilizadas é o diagrama HR (Hertzsprung Russell), que permite prever com um certa precisão (em escala astronômica, obviamente) qual será a evolução da estrela ao longo de sua vida; o sol ainda tem uns 5 bilhoes de anos pela frente, antes de se tornar uma gigante vermelha (e engolir a Terra, glup...).  :susto:
Pra quem quiser mais informação sobre o diagrama HR:
http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node2.htm
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 15:06:22 por Patrícia »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:51:41 »

O raio de letalidade de uma supernova é estimado em mil anos-luz. Neste sentido, estaríamos a salvo por pouco. Por outro lado, há uma grande descarga de raios gama que saem dos polos da estrela e que varrem tudo o que tem pela frente até 100 mil anos-luz de distância. De acordo com os astrônomos, nosso sistema solar estaria fora do alcance desta descarga, pois o eixo rotacional da estrela não está apontado na nossa direção (parece que estamos a uns 40 graus longe dele), então nosso sistema solar não seria destruido (espero que estejam certos... :umm:).  É bem provável que os satélites venham a ser afetados (ou seja, algum grau de caos vamos ter), astronautas que estiverem no espaço também, pois a radiação é gigantesca. A atmosfera da Terra nos protegeria dos efeitos da mesma, mas há quem diga que a camada de ozônio seria bem afetada (mas esta nós já estamos tratando de destruir por conta própria mesmo...) Esta opinião não parece ser unânime na comunidade científica, vamos torcer para que o grupo dos otimistas estejam certos. Mas seria muito chique morrer por causa de uma explosão estelar!! Já que nossa matéria também nasceu nas estrelas, nada mal! :stunned:

Não é uma coisa muito animadora essa de, "nos resta torcer pelos otimistas". Parece mais animador esperar que ela ocorra daqui 500.000 anos...
Essa radiação gigantesca que afetaria os astronautas fariam o quê com eles, matariam no ato?
E essa de transformar em dia a noite seria quão forte?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 14:54:43 por Mabumbo.P »

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2009, 16:36:44 »

Essa radiação gigantesca que afetaria os astronautas fariam o quê com eles, matariam no ato?
E essa de transformar em dia a noite seria quão forte?
Quanto à radiação, eu não sei e acho que ninguém tem essa resposta ainda. Penso que no mínimo teriam os mesmos problemas que observamos em vítimas de acidentes nucleares aqui na Terra, como câncer e envelhecimento precoce. Nenhum astronauta foi exposto a um nível de radiação tão alto. Eu sei que as agências espaciais estão fazendo estudos para ver até que ponto as células humanas são afetadas por diferentes tipos e níveis de radiação, pensando em possíveis missões tripuladas à Marte, dentre outras coisas. E também, de que forma poderíamos nos proteger (blindagem das vestes e espaçonaves). Os astronautas das missões Apollo que foram à lua (onde ficam expostos a maiores níveis de radiação do que nas proximidades da Terra) foram expostos a um nível de radiação não muito acima do aceitável e tiveram catarata mais precocemente.

Quanto a essa história de que a noite virar dia, o sertão virar mar, homem vai virar lobisomem...sei não... :umm:
O que eu já li é que daria pra ver a supernova inclusive durante o dia ou ler à sua luz durante a noite, mas não sei se sua luminosidade será suficiente pra encobrir a noite.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2009, 10:50:26 »
Patrícia, você é astrônoma profissional, amadora ou simplesmente afixionada?

Me considero mais afixionado do que amador.  :D

Meu único instrumento de observação é um simplório bino celestron 10x50. :(

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2009, 12:13:42 »

Eu sou apenas afixionada, leio sobre o assunto desde pequena (acho que desde que aprendi a ler...). Faço parte do CASP (Clube de Astronomia de Sao Paulo) e fiz vários cursos com eles, incluindo evolução estelar. Agora estou afastada porque não estou no país, gostaria de ter mais tempo para estudar e observar. No momento meu único instrumento é um par de olhos míopes  :biglol:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 12:16:30 por Patrícia »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2009, 01:35:35 »
Espera-se que Eta Carinae possa explodir como uma supernova ou hipernova dentro de algum tempo nos próximos milhões de anos.
Hummm, milênios eu até aceitaria, milhões não podem ser, porque isso estaria muito além da expectativa de vida desta estrela. Não podemos esquecer que ela é uma supermassiva, além de estar no limite teórico da estabilidade de uma estrela, e supermassivas têm vida muito curta.
Pra quem quiser ler mais:
http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2007/06/20/eta-car-tick-tock-tick-tock/
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/eta_carina_-_uma_estrela_em_agonia.html

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2009, 23:03:26 »

Eu sou apenas afixionada, leio sobre o assunto desde pequena (acho que desde que aprendi a ler...). Faço parte do CASP (Clube de Astronomia de Sao Paulo) e fiz vários cursos com eles, incluindo evolução estelar. Agora estou afastada porque não estou no país, gostaria de ter mais tempo para estudar e observar. No momento meu único instrumento é um par de olhos míopes  :biglol:

E de onde vc saiu que nunca esteve por aqui antes??

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Supernova
« Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2019, 14:43:35 »

Sources and further reading:
https://sites.google.com/view/sources...

Get your Stellar Engine Infographic Poster here:
https://shop.kurzgesagt.org

Nothing in the Universe is static. In the milky way, billions of stars orbit the galactic center.
Some, like our sun, are pretty consistent, keeping a distance of around 30,000 light years from the galactic center, completing an orbit every 230 million years.

This dance is not an orderly ballet -  more like a skating rink filled with drunk toddlers. This chaos makes the galaxy dangerous. Our solar neighbourhood is constantly changing, with stars moving hundreds of kilometers every second.

Only the vast distances between objects protect us from the dangers out there. But we might get unlucky in the future. At some point we could encounter a star going supernova. Or a massive object passing by and showering earth with asteroids.

If something like this were to happen we would likely know thousands, if not millions of years in advance. But we still couldn’t do much about it.

Unless… we move our whole solar system out of the way.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2019, 14:55:12 »
A dinâmica do sistema solar em relação à  Via Láctea, tão pouco conhecida, pode estar a influeciar o clima terráqueo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:26:25 »
A dinâmica do sistema solar em relação à  Via Láctea, tão pouco conhecida, pode estar a influeciar o clima terráqueo.

Ah, sim. É a Via Láctea a responsável pelo aquecimento global.

Mais precisamente a constelação de Gêmeos. Porque desde 1970 entrou na sétima casa de Escorpião.

As mudanças climáticas pela ótica do astrólogo polímata, Olavo de Carvalho.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:31:57 »

Ah, sim. É a Via Láctea a responsável pelo aquecimento global.

Mais precisamente a constelação de Gêmeos. Porque desde 1970 entrou na sétima casa de Escorpião.

As mudanças climáticas pela ótica do astrólogo polímata, Olavo de Carvalho.
Ih, Pedro, tá entediado? Acaso já tentou fazer teatro?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:36:56 »
Pra quem já fez 3 universidades, fazer teatro pra mim é mole.

Aliás, eu até comecei a fazer...

Não terminei porque acabou o tijolo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:46:06 »
Pra quem já fez 3 universidades, fazer teatro pra mim é mole.

Aliás, eu até comecei a fazer...

Não terminei porque acabou o tijolo.
Tenho um personagem pra você; Pedroca nariz de pipoca. Como opção poderia ser um palhacinho com um daqueles narizes de palhaço  so que em vez do nariz vermelho um em forma de pipoca. :P
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 18:03:21 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!