Autor Tópico: Deuses modernos  (Lida 2722 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Deuses modernos
« Online: 30 de Setembro de 2009, 16:19:02 »
Os Deuses voltaram

Perdida em uma ilha da remota Melanésia, a tribo dos Yaohnanen espera há anos a chegada de um Deus que retornará para lhes cobrir de presentes: o duque Felipe de Edimburgo. Segundo a mitologia Yaohnanen, o marido da rainha da Inglaterra é o filho de um antigo espírito que habita as montanhas da ilha de Tanna, e reinará sobre os membros da tribo em sua volta. Por isso, cada vez que recebem uma visita, os nativos exibem as fotografias do príncipe Felipe com o mesmo fervor com que um católico mostraria a imagem da virgem Maria.

Apesar dos milhares de quilômetros que separam Londres deste pequeno arquipélago da Melanésia, os nativos asseguram que o espírito do príncipe Felipe aparece com freqüência e lhes fala. “Não podemos vê-lo, – diz o chefe da tribo – mas podemos escutar sua voz”

Averiguar a maneira com que o duque de Edimburgo chegou a transformar-se em um Deus para estas pessoas não é um assunto simples. Os antropólogos determinaram que em algum momento da década de 1950 as crenças ancestrais dos Yaohnanen se mesclaram com as notícias que os visitantes ingleses traziam sobre a família real britânica e o choque de culturas deu lugar a uma nova e exótica crença. Também se fala da influência de uma visita do próprio príncipe à área em 1974.

Estes tipos de choques culturais são especialmente freqüentes nesta zona do Pacífico e são conhecidos como os “cultos cargo” ou “cultos à carga”. Na mesma ilha de Tanna existem outros grupos religiosos que esperam a chegada de um personagem conhecido como “Jon Frum” ou “John From”, um deus que virá dos céus para trazer todo tipo de mercadorias e bens materiais. A origem está nos movimentos das tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial, que apareceram subitamente sobre o céu da ilha trazendo todo tipo de provisões.

Na mente dos indígenas aquelas caixas que caíam do céu cheias de comida ficaram fixadas como autênticos presentes dos deuses, e os aviadores que vinham com elas foram tomados como poderosas divindades. A história ficou imortalizada na figura de “John From“, provavelmente depois de que algum aviador se apresentou diante dos nativos como “John from America”.

Uma vez que a guerra terminou, os soldados partiram por onde haviam vindo e os nativos ficaram sozinhos em desconcerto. Logo começaram a acender fogueiras e a construir antenas de madeira com a esperança de que os aviões retornassem. Em sua maneira de entender o mundo, se repetissem exatamente o que tinham visto fazer aqueles deuses vindos dos céus, logo chegariam novos aviões e navios que encheriam sua ilha de presentes.

Por toda a Melanésia, desde Papua Nova Guiné até as ilhas Salomão, dúzias de comunidades sem contato entre si e com línguas muito diferentes, desenvolveram os mesmos estranhos rituais. Aqui e lá os indígenas construíam aviões de bambu, acendiam fogueiras para atrair os aviões e faziam sinais com tochas como tinham visto fazer os soldados. Os antropólogos chegaram a mostrar sua preocupação diante do fato de que comunidades inteiras tinham deixado de trabalhar com a esperança de que a ajuda divina solucionasse suas necessidades.

Hoje em dia, os seguidores de Jon Frum continuam se reunindo na ilha de Tanna todo dia 15 de fevereiro para celebrar seu particular ritual: um grupo de supostos “soldados” desfila com seus fuzis de madeira e a palavra USA riscada sobre seu peito. A seguir içam pontualmente a bandeira americana e realizam uma série de cânticos rituais com a esperança de que Deus volte a lançar sobre eles seu prezado “carregamento”.

http://gtokai.com/os-deuses-voltaram/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Deuses modernos
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2009, 16:40:58 »
Olha ae! Olha ae! Eles têm fotos do deus deles! Há! E vocês, cristãos?

:D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2009, 16:43:28 »
Coitados.. :(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:10:19 »
Olha.... Esses últimos ai.... Eu conheci uma tribo semelhante aí no Brasil.... So que ao invés de adorarem o Jon From eles adoram o Marx From..... Essa tribo habita em sua maioria as matas da cidade universitária de SP.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:27:07 »
Olha.... Esses últimos ai.... Eu conheci uma tribo semelhante aí no Brasil.... So que ao invés de adorarem o Jon From eles adoram o Marx From..... Essa tribo habita em sua maioria as matas da cidade universitária de SP.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:33:14 »
Ninguém merece. :umm:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:16:27 »

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

:histeria: :histeria:

Também usam a camiseta do Che Guevara From
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:33:20 »
O Dawkins se não me engano fala dessa tribo no livro, não fala?
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:37:12 »

E ainda há quem considere a religião algo sobrenatural e superior... :histeria:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:52:26 »

Está confundindo Dawkins com Daniken. Essa tribo é citada por Erick Von Daniken no filme "Eram os Deuses Astronautas?" (Chariots of Gods) - dizendo apenas que fica no Pacífico.
Veja: A partir de 6':40''
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:56:42 »
Não, estou falando do 'Deus um delírio' mesmo. Tenho quase certeza, vou consultar em casa.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2009, 19:03:27 »

Está confundindo Dawkins com Daniken. Essa tribo é citada por Erick Von Daniken no filme "Eram os Deuses Astronautas?" (Chariots of Gods) - dizendo apenas que fica no Pacífico.

Essa história do "Culto à Carga" o Feynman trabalha bem em um de seus textos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2009, 19:16:29 »
Não, estou falando do 'Deus um delírio' mesmo. Tenho quase certeza, vou consultar em casa.

Você tem razão. Está no Cap 5. - As raízes da Religião, quando Dawkins aborda "Cultos à Carga" da Melanésia e da Nova Guiné.

A tribo que o Daniken cita parece que é da Nova Guiné, no contexto de sua teoria sobre os Ancient Astronauts.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2009, 19:34:52 »
Os Deuses voltaram

com o mesmo fervor com que um católico mostraria a imagem da virgem Maria.

O engraçado é que se você comentar sobre um assunto desses com um crente, ele não hesitará em dizer que esse povo é “doido”... Que tal?  :histeria: :histeria:
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2009, 22:38:01 »

Toma!!

LIVE!!!!!!!!!!!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2009, 12:51:03 »

Quanto mais as origens de uma crença se perdem na origem dos tempos, mais confiável ela é.
Quanto mais antiga uma fraude, mas respeitável se torna.
Coisas recentes não são confiáveis. Ainda há muita gente por perto que sabe que é mentira.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2009, 09:24:54 »
Os teísta geralmente usam o fato de quase todos os povos terem desenvolvido uma crença sobrenatural em deus(es) como um argumento em favor da existência de tais entidades, ou pelo menos do deus da religião em que acreditam.

Interessante notar como os povos das várias ilhas, apesar do isolamento, acabaram desenvolvendo crenças semelhantes. Seria isso uma prova da divindade de John From? :vergonha:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2009, 09:29:32 »

Quanto mais as origens de uma crença se perdem na origem dos tempos, mais confiável ela é.
Quanto mais antiga uma fraude, mas respeitável se torna.
Coisas recentes não são confiáveis. Ainda há muita gente por perto que sabe que é mentira.

Como se um mentira muitas vezes repetida podesse se transformar em verdade.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2009, 09:49:20 »
Infelizmente é isso o que acontece.
E não é só nas religiões que vemos isso.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2009, 01:05:04 »
Eu vi isso no livro do Dawkins...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 03 de Outubro de 2009, 09:11:53 »

Sacrilégio, confundiu Dawkins com Däniken ! Trinta chicotadas no pelourinho e 100 libações para São Darwin !

:histeria:

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:08:05 »

Sacrilégio, confundiu Dawkins com Däniken ! Trinta chicotadas no pelourinho e 100 libações para São Darwin !

Na verdade ele estava certo. Eu é que deveria ser punido por lembranças e associações pecaminosas.

Confiteor quia peccavi nimis cogitatione verbo, et opere: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #22 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:18:04 »
Erich von Dawkins, aquele que escreveu 'Eram nossos delírios astronautas ?' :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:01:12 »
Oooolha... não fala assim da Igreja Universal do Reino de Marx! A Revolução virá!!! :histeria:
(E sim, eu sou um marxista que adora zoar outros marxistas X-D )

Falando sério, ao menos há evidências plausíveis que Felipe de Edimburgo existiu!

Também conhecido como "Eram os que me trouxeram esse LSD astronautas"? hahaha
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:25:58 »
O hoteleiro golpista! Esse mesmo!
Inclusive eu tenho um livro dele, acho importante como um bom exemplo de como não fazer ciencia e ser desonesto.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!