Autor Tópico: MEC cancela Enem por suspeita de fraude e estuda remarcar prova em 45 dias  (Lida 1827 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: MEC cancela Enem por suspeita de fraude e estuda remarcar prova em 45 dias
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:59:52 »

Política social e facilitadores sem retorno certo... Pouco emprego de verdade. Conheçe o programa Jovem Cidadão? Eu acho uma piada.

Então não deve existir bolsas de estudo para quem não pode pagar por uma faculdade? E nem deve haver financiamento?
Qual programa jovem cidadão? o de São Paulo, do DF ou do Amazonas?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:07:18 »
Então não deve existir bolsas de estudo para quem não pode pagar por uma faculdade? E nem deve haver financiamento?
Qual programa jovem cidadão? o de São Paulo, do DF ou do Amazonas?

Jovem Cidadão de São Paulo. Há muitas restrições.

Claro que deve haver bolsas, não é isto. Mas percebe que por causa de Enem da vida, teremos mais um meio de fraudar as ajudas vindas do governo?

Acha mesmo que todo mundo precisa de bolsa? Acha mesmo que no Enem, pobre vai ter vez? Até vai, mas não do jeito que o pobre gostaria.

Quer ajudar os outros: Traduzo tudo isto em emprego. É de bolsas daqui, bolsas dali. Daqui a pouco vai ter cota para pobre no 1o. emprego... Ou seja, o empregador vai ser obrigado a contratar pobre por política social.

Precisamos gerar riqueza com trabalho e não com facilitadores.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:07:19 »
Cotas sociais, Enem, próUni, FIES, Bolsa Família, Bolsa Leite... O povo quer ser sustentado pelo Estado... Trabalhar e aumentar as riquezas deste País? Isto é só um detalhe...

Mas o Pro-Uni é uma bolsa de estudos e o FIES é um financiamento (tem que pagar depois). O que isso tem a ver com ser sustentado pelo estado?
Em relação ao ProUni eu entendo muito mais como um meio de os Estado sustentar universidades de shopping que aceitam analfabetos como alunos e que os diplomam mesmo que permaneçam analfabetos desde que a mensalidade esteja em dia  do que de sustentar "a pobraiada preguiçosa que não quer trabalhar para pagar uma universidade". E também um meio equivocado de democratizar o acesso ao ensino superior, não pela proposta de vincular algumas das vagas oferecidas pelo Estado aos estudantes mais pobres (o que me parece lógico e producente), mas pela fragilidade (no sentido de facilidade de se burlar) do filtro que se usa nesta seleção sócio-econômica (que deveria ser muito mais severo com, inclusive, o estabelecimento de punições severas a quem fosse descoberto tendo mentido nas informações sócio-econômicas prestadas para ser beneficiado)

Por mim os bilhões que o Estado investe nestas univercidades (algumas são com C mesmo) seriam muito melhor gastos em ampliar a oferta nas públicas, mantendo os critérios de seleção e, se for o caso, as cotas sociais (não étnicas) desde que haja uma pesquisa social de fato.

Já quanto ao FIES realmente não sei por que critérios pode ser criticado. Se os bancos públicos financiam compra de carro e de televisão de LCD porque não deveriam financiar gastos com educação (lembrando que o FIES é apenas um empréstimo oferecido por um banco público, não se está doando nem um centavo a ninguém)
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 19:41:07 por Donatello van Dijck »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:24:58 »
O que vocês acharam das provas? Para mim estavam fáceis.

É que eu vou fazer o ENEM.  :vergonha:

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:48:34 »

Jovem Cidadão de São Paulo. Há muitas restrições.

Não conheço o de São Paulo (e nem os outros para falar a verdade), mas parece apenas um incentivo ao primeiro emprego. Qual o problema com isso?

Claro que deve haver bolsas, não é isto. Mas percebe que por causa de Enem da vida, teremos mais um meio de fraudar as ajudas vindas do governo?

E o que tem a ver o Enem com ajuda do governo? O Enem é um instrumento justamente para avaliar a aprendizagem no ensino médio. É para conseguir uma coisa que nunca se teve: parâmetros de avaliação para definir políticas de educação. Além disso espera-se que o Enem se torne uma espécie de vestibular unificado, o que evitaria você ter que fazer uma maratona de vestibulares pelo País a fora. Mais ou menos como é feito nos EUA.

Editando os problemas de tag...

Acha mesmo que todo mundo precisa de bolsa? Acha mesmo que no Enem, pobre vai ter vez? Até vai, mas não do jeito que o pobre gostaria.

Todo mundo não, mas alguns precisam sim. Como o pobre gostaria?

Quer ajudar os outros: Traduzo tudo isto em emprego. É de bolsas daqui, bolsas dali. Daqui a pouco vai ter cota para pobre no 1o. emprego... Ou seja, o empregador vai ser obrigado a contratar pobre por política social.

Precisamos gerar riqueza com trabalho e não com facilitadores.

Só contratamos pessoal com experiência.... Como conseguir experiência se não é contratado? Empregos também significa estar capacitado, daí a necessidade de estudo.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 18:51:47 por Derfel »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:38:34 »
Não conheço o de São Paulo (e nem os outros para falar a verdade), mas parece apenas um incentivo ao primeiro emprego. Qual o problema com isso?

Poucos aderem, já que o jovem não pode fazer qualquer trabalho que exceda 6 horas, inclusive trabalhos complexos.

E o que tem a ver o Enem com ajuda do governo? O Enem é um instrumento justamente para avaliar a aprendizagem no ensino médio. É para conseguir uma coisa que nunca se teve: parâmetros de avaliação para definir políticas de educação. Além disso espera-se que o Enem se torne uma espécie de vestibular unificado, o que evitaria você ter que fazer uma maratona de vestibulares pelo País a fora. Mais ou menos como é feito nos EUA.

Se o Enem é do Ministério da Educação, logo... E de boas intenções o inferno está cheio. Eu dúvido que o Enem vá, de fato, avaliar alguma coisa. Nosso ensino é péssimo, nosso professores muito mal pagos e mil coisas mais... No fim, só fraudando. Como vimos hoje.

Todo mundo não, mas alguns precisam sim. Como o pobre gostaria?

O cidadão pobre gostaria de ter uma bolsa no intuito de obter uma pespectiva real de progresso. No fim, quem ingressa nas melhores instituições ainda são os melhores economicamente falando. Por isso bato tanto na tecla do emprego como premissa básica para desenvolvimento pessoal.

Só contratamos pessoal com experiência.... Como conseguir experiência se não é contratado? Empregos também significa estar capacitado, daí a necessidade de estudo.

Tá aí uma realidade que precisa urgentemente ser modificada. Óbvio que você precisa saber o que fazer, tecnicamente falando numa empresa. Mas qual o incentivo que nosso governo fornece para cursos profissionalizantes de curta duração? O mercado está precisando muito de mão-de-obra especializada. Cadê os liceus? Cadê as escolas de ensino profissionalizante? O camarada pobre se submete a empregos de terceira porque não tem oportunidade de se profissionalizar... Empaca no Enem da vida. Quantas gerações de office-boys serão necessárias para o mercado/governo entender que a área administrativa está saturada e a indústria sedenta por gente capacitada?

Voltamos ao velho problema: Quantas Bolsas <coloque o adjetivo que quiser> precisarão ser criadas para amenizar as diferenças sociais? O ensino capacita com o tempo, mas a necessidade de renda é imediata. O cidadão pobre precisa de emprego.

Atheist

• Visitante
« Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2009, 11:16:33 »
Cotas sociais, Enem, próUni, FIES, Bolsa Família, Bolsa Leite... O povo quer ser sustentado pelo Estado... Trabalhar e aumentar as riquezas deste País? Isto é só um detalhe...

Mas o Pro-Uni é uma bolsa de estudos e o FIES é um financiamento (tem que pagar depois). O que isso tem a ver com ser sustentado pelo estado?
Em relação ao ProUni eu entendo muito mais como um meio de os Estado sustentar universidades de shopping que aceitam analfabetos como alunos e que os diplomam mesmo que permaneçam analfabetos desde que a mensalidade esteja em dia  do que de sustentar "a pobraiada preguiçosa que não quer trabalhar para pagar uma universidade". E também um meio equivocado de democratizar o acesso ao ensino superior, não pela proposta de vincular algumas das vagas oferecidas pelo Estado aos estudantes mais pobres (o que me parece lógico e producente), mas pela fragilidade (no sentido de facilidade de se burlar) do filtro que se usa nesta seleção sócio-econômica (que deveria ser muito mais severo com, inclusive, o estabelecimento de punições severas a quem fosse descoberto tendo mentido nas informações sócio-econômicas prestadas para ser beneficiado)

Por mim os bilhões que o Estado investe nestas univercidades (algumas são com C mesmo) seriam muito melhor gastos em ampliar a oferta nas públicas, mantendo os critérios de seleção e, se for o caso, as cotas sociais (não étnicas) desde que haja uma pesquisa social de fato.

Já quanto ao FIES realmente não sei por que critérios pode ser criticado. Se os bancos públicos financiam compra de carro e de televisão de LCD porque não deveriam financiar gastos com educação (lembrando que o FIES é apenas um empréstimo oferecido por um banco público, não se está doando nem um centavo a ninguém)

A oferta de bolsas é um bom caminho para distribuir melhor a oferta de nível superior gratuito à população. Em vários casos a estrutura destas faculdades particulares é bem superior à de universidades públicas e em muitos casos a parte de Ensino é melhor pois os professores são pagos para dar aula. Acredito que o problema esteja na fiscalização do nível dos alunos egressos e aí eu acho que o ENADE é a solução, sendo que o próprio aluno deveria ser avaliado e não somente a instituição, a ponto de não ter seu diploma validado. Outro ponto é em relação aos professores que em geral só recebem por hora em sala de aula (em alguns casos com um acréscimo de uns 5% de hora-atividade, que é ridículo) e a frouxidão na questão das titulações (bem como das remunerações por titulação).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!