Autor Tópico: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens  (Lida 1459 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Online: 01 de Outubro de 2009, 16:06:02 »
Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens

Uma invasão à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição provocou medo e indignação na população desta cidade. O atentado aconteceu por volta das 19h do último domingo, no momento em que o padre Emanuel Franklin celebrava a missa campal, em homenagem à São Francisco de Assis. De posse de duas facas, Márcio Renner Oliveira da Costa, de 24 anos, evangélico, destruiu o sacrário e um crucifixo feito em madeira, considerado uma relíquia para a Igreja.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Segundo testemunhas, o acusado ainda tentou atacar o pároco e também os fiéis que quiseram dominá-lo. O evangélico só foi contido com a chegada da Polícia Militar. Apesar de ser levado para a Delegacia em Sobral, Márcio Rener não ficou preso, acabou sendo liberado na manhã de ontem.

A invasão à igreja e a notícia da soltura do acusado trouxeram ainda mais revolta à população. “Ele estava bastante violento e parecia estar drogado. Foi muito trabalho para conter a sua fúria”, disse um dos fiéis, que prefere não se identificar.

A entrada de Márcio Renner na Igreja foi pouco percebida. Antes de se dirigir ao altar, ele deu algumas voltas no entorno da igreja, para ter a certeza que poderia cometer o ato sem ser interrompido.

Ao entrar no local, Márcio Renner foi direto para altar onde tentou subir e derrubar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que fica ao centro. Antes, já havia derrubado o sacrário, que é feito em bronze, destruído as imagens, e quebrado o crucifixo, de origem européia, feito em madeira, considerada peça rara, e depois destruiu as hóstias que seriam usadas naquela noite.

“Não tive mais condições de celebrar a missa, o nervosismo foi tão grande que achei melhor me recolher na Casa Paroquial”, disse o pároco. De acordo com o coordenador regional da Pastoral, padre Edmilson Eugênio, que também é coordenador regional da Pastoral, e que já viveu momento idêntico quando pároco de Santa Quitéria, uma situação como esta é difícil de ser evitada. “Nós estamos muito vulneráveis a este tipo de situação, pelo fato de lidar com o público. O padre estava celebrando fora da igreja quando ela foi atacada”, contou.

“Tive medo da revolta do povo em querer fazer justiça com as próprias mãos. O elemento invadiu um templo sagrado e mexeu com o sentimento do povo”, disse o padre Emanuel, ainda chocado com a cena.

Segundo comentam os moradores, a pessoa que invadiu a igreja tem comportamentos considerados estranhos. Em Janeiro desse ano, ele já havia sido preso, acusado de tentar invadir a Igreja Evangélica Assembléia de Deus naquela cidade. Renner é costureiro, gosta de ler revistas em quadrinhos como mostra ficha de sua freqüência na Biblioteca Municipal. “Ele, praticamente, já leu toda coleção da revista Asterix”, contou Eliane Santos, administradora da biblioteca. Pessoas próximas à família de Renner informou que, atualmente, ele mora em Fortaleza e que estaria na cidade para rever familiares.

Quem narra o fato com riqueza de detalhes é a Maria das Graças Freire Monte, ministra da Eucaristia. Ela conta que observava de longe o comportamento de Márcio Renner. Disse que se não fosse a agilidade de algumas pessoas, ele teria conseguido o seu intento, que era derrubar a imagem de Nossa Senhora. “Quando agarraram o rapaz, ele já estava tentando segurar a imagem com a intensão de derrubá-la. Em terra firme, ele se soltou por quatro vezes. Com um jeito feroz, parecia que tinha ingerido algum tipo de droga”, disse.

“Não entendo como uma pessoa tem a coragem de fazer o que foi feito aqui na Meruoca. Ele apenas não tentou destruir as imagens. Na verdade, o que ele fez foi destruir nossa paz, nossa tranqüilidade”, disse o integrante do Conselho Municipal de Defesa Social, Valter Ferreira de Freitas.

Diante do caso de destruição na Igreja Matriz de Meruoca, a Diocese de Sobral quer reforçar a segurança. “Contamos sempre com o apoio da Polícia, mas vamos pensar numa maneira de garantir a integridade física do pároco e dos fiéis”, disse padre Edmilson Eugênio.

Histórico

A Igreja Matriz da Meruoca localiza-se no Centro da cidade. Em 1712, o padre José Teixeira de Miranda construiu um pequeno oratório à margem esquerda do Riacho Ytacaranha. A bênção da capela se deu no dia 21 de setembro de 1727 e quatro dias depois houve o primeiro batizado na localidade.

A primeira reforma da capela aconteceu mais de um século depois, em 1862, sob a responsabilidade de José Tomas Albuquerque, que construiu a fachada principal. 25 anos depois, foi novamente reformada, por monsenhor Diogo, primeiro vigário, que mandou construir as tribunas e os arcos internos.

No início do século XX, em 1914, quando chegou ao Município o padre Francisco Leopoldo Fernandes, foram colocadas três portas principais na igreja e os quadros da Via Sacra.

Dois anos depois, o padre Joaquim da Frota construiu o assoalho da igreja, um cruzeiro e a base das torres. Em 1951, o padre José Furtado retirou o cruzeiro e no ano de 1968 houve uma nova reforma na estrutura do prédio.

Fiquei assustado com a revolta do meu povo. Pensei no pior. Derramamento de sangue”

Fonte: Diário do Nordeste / Gospel+
Via: Notícias Cistãs

http://noticias.gospelmais.com.br/evangelico-entra-com-duas-facas-em-igreja-catolica-e-destroi-imagens.html

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2009, 16:49:32 »
Gesuis é amor!!!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2009, 01:08:18 »
Deus é amor, mas tombém é justissssa...

« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 01:13:38 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2009, 09:56:42 »
Há mais comentários de crentes criticando os católicos que condenando o maluco.

Offline Matheus de Souza

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 194
  • Sexo: Masculino
    • Twitter
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2009, 11:45:54 »

Lamentavel
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2009, 11:51:47 »

Lamentavel
A diferença é que o débil mental que destruiu o centro espírita postou esse vídeo no Youtube dizendo que fez a coisa certa e ofende a polícia, que não tinha nada que prendê-lo.

O que atacou a igreja católica devia estar cheirado ou era apenas babaquice de adolescente.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2009, 12:01:39 »
Há mais comentários de crentes criticando os católicos que condenando o maluco.

Na verdade esse é o desejo contido de todo protestante: fazer uma quebra-pau generalizado em tudo que é igreja católica e de vez em quando esse desejo passa para as vias de fato.

Para eles essa é a vontade de Deus, igualzinho o que determina o Deuteronômio. E qual o crente, principalmente o fanático, que não deseja fazer a vontade de Deus?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2009, 12:18:50 »
Fanatismo é assim mesmo, é até comum alguém invadir outra igreja ou encontrar aqui em SP algum idiota fazendo pregação dentro de trem lotado na hora de pico.

Uns dias atrás eu estava em um trem e um cara de repente fechou o punho em posição de dar um soco no primeiro que se aproximasse, então começou a gritar mensagens religiosas até nos aproximarmos de uma estação onde ele desceu.

Eles acham que encher o saco de alguém logo pela manhã ou quebrar uma imagem de gesso é alguma missão divina.


Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2009, 17:59:10 »

Evangélicos tem o triste 'defeito' de pensarem que são os donos da verdade, os ungidos de deus. O grande problema dessa megalomania é o desrespeito para com os demais: a meu ver, um dos piores defeitos dos evangélicos (aliados à centenas de outros... :hihi: ).

E como o Arcanjo disse, esse povinho irritante acha que cumprem a vontade de deus enchendo a paciência dos outros e invadindo o espaço de todo mundo. Fico revoltada quando entram crentes pregando em transportes coletivos ou quando sou obrigada a ouvir pregação de igrejas no volume máximo. É falta de bom senso e de respeito. Aliás, religioso (principalmente evangélico) com bom senso é artigo raro no mercado. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2009, 21:58:29 »

Evangélicos tem o triste 'defeito' de pensarem que são os donos da verdade, os ungidos de deus. O grande problema dessa megalomania é o desrespeito para com os demais: a meu ver, um dos piores defeitos dos evangélicos (aliados à centenas de outros... :hihi: ).

E como o Arcanjo disse, esse povinho irritante acha que cumprem a vontade de deus enchendo a paciência dos outros e invadindo o espaço de todo mundo. Fico revoltada quando entram crentes pregando em transportes coletivos ou quando sou obrigada a ouvir pregação de igrejas no volume máximo. É falta de bom senso e de respeito. Aliás, religioso (principalmente evangélico) com bom senso é artigo raro no mercado. :no:
Às vezes, questiono se isso é algo intrínseco dos evangélicos - relacionado com a "pureza de doutrina", ou mesmo a estrutura eclesiástica. Ou algo do tipo - cristianismo é filho bastardo da mitologia grega com o judaísmo, sendo que este último não era conhecido por ser pacífico ou tolerante com as diferenças.

Mas, do que se vê em filmes estado-unidenses, parece que os católicos nos EUA desempenham o papel de chatos fanáticos pé-no-saco... considerando que a maioria por lá é de evangélicos, não seria algo como relação de minoria vs. maioria?

Se esse palpite estiver certo, minorias religiosas fazem mais barulho naturalmente. É como se tentassem reassegurar sua existência e seu crescimento. O "sempre estou certo, sou o escolhido" seria, então, apenas uma implicação doutrinária da questão social - e com o sempre-estou-certo, vem a intolerância.

E ainda; considerando que nós (ateus, agnósticos, ah, céticos em geral) somos uma minoria, deduz-se que essa mesma característica, presente no protestantismo, da qual nós temos tanto asco, esteja presente em nós também. Sejamos francos - a imagem popular de ateus como "anti-religiões" pode ter algum fundo de verdade.

Seríamos capazes de, no fim das contas, fazer mais ou menos igual ao evangélico da notícia - ameaçar outrem por causa de suas crenças, desrespeitando o espaço alheio? O que vocês acham disso?
Latebra optima insania est.

Offline Kratos

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Re: Evangélico entra com duas facas em igreja católica e destroi imagens
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2009, 10:29:46 »
Às vezes, questiono se isso é algo intrínseco dos evangélicos - relacionado com a "pureza de doutrina", ou mesmo a estrutura eclesiástica. Ou algo do tipo - cristianismo é filho bastardo da mitologia grega com o judaísmo, sendo que este último não era conhecido por ser pacífico ou tolerante com as diferenças.

*O cristianísmo não tem nada de pacífico, nem nas escrituras, nem nos seus atos (*O Anticristo - Nietzsche)

E ainda; considerando que nós (ateus, agnósticos, ah, céticos em geral) somos uma minoria, deduz-se que essa mesma característica, presente no protestantismo, da qual nós temos tanto asco, esteja presente em nós também. Sejamos francos - a imagem popular de ateus como "anti-religiões" pode ter algum fundo de verdade.

Seríamos capazes de, no fim das contas, fazer mais ou menos igual ao evangélico da notícia - ameaçar outrem por causa de suas crenças, desrespeitando o espaço alheio? O que vocês acham disso?

Concodo que alguns "neo" ateus, passam uma imagem mais agressiva em defesa do livre pensamento.

Quanto ao asco pelas religiões, penso que seja devida as ações irracionais que levam pessoas com algum desequilíbrio cometer atos em nome de seus mitos. Não penso que algum cético seria agressivo apenas por ter suas convicções baseadas em evidencia. Repito o mesmo que o amigo forísta disse, Não se ataca toda uma comunidade pelos atos de alguns, devemos atacar a loucura, com argumentos, não com agressões físicas.

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!