Autor Tópico: DÚVIDA - Sobre obras relacionadas ao ateísmo.  (Lida 639 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
DÚVIDA - Sobre obras relacionadas ao ateísmo.
« Online: 04 de Outubro de 2009, 09:21:41 »
Quem me conhece há de ter estranhado o título do tópico. Mas sou como Chesterton, prefiro ler obras relacionadas ao ateísmo, muito embora não sendo um ateu. E, talvez, também, essa pergunta não necessariamente me sirva para uma nova leitura, mas para uma pesquisa de opinião, que pode interessar a todos.

Gostaria de saber do pessoal quais obras podem ser consideradas as mais importantes sobre o assunto ateísmo e que congreguem assuntos como filosofia, epistemologia, sociologia, psicologia, etc; e que não sejam ciência banhada a filosofia e com reflexões superficiais.

Por exemplo, acho que um dos autores mais profundos pode ser B. Russell, cujo impacto indissocia-se de quaisquer olhares.

Bom, peço-lhes esse favor. Também peço desculpas se for o caso de um tópico repetido, faço juras que pesquisei.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: DÚVIDA - Sobre obras relacionadas ao ateísmo.
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2009, 09:49:51 »
- Toda a obra de Robert G. Ingersoll (grande parte está na Internet).

- "Atheism, the case against God" - George H. Smith  (uma apresentação dos conceitos de ateísmo, agnosticismo e similares e uma análise bastante detalhada dos vários argumentos contra e a favor).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: DÚVIDA - Sobre obras relacionadas ao ateísmo.
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2009, 09:56:40 »
Antes de Bertrand Russell era difícil sequer mencionar ser ateu, então há obras de inspiração cética ou não religiosa nas obras de Hume, por exemplo, embora não fique explícito o seu ateísmo (do qual até hoje podemos só deduzir).

Outras obras são as de Nietszche e uma outra que posso recomendar é o 'Passeio do cético' (ou As Alamedas) de Diderot, pois como se fosse uma comparação entre caminhos diferentes, Diderot descreve a caminho filosófico do catolicismo, da vida 'normal' e da filosofia natural -isto é, sem a religião no meio do caminho.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!