Autor Tópico: Quem é Tom Bombadil!?  (Lida 1075 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Quem é Tom Bombadil!?
« Online: 05 de Outubro de 2009, 14:33:47 »
Estavam discutindo em um tópico aí e parece que ninguém sabe direito a resposta. Que tal uma aventura cética pela terra-média: desmascarar Tom Bombadil!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Quem é Tom Bombadil!?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2009, 15:49:49 »
Pra mim, assim como a Melian (acho que era esse o nome), ele era um Maia que de passagem gostou da Terra Média e por lá ficou.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2009, 15:53:19 »
Há várias teorias em torno da entidade... há quem ache até que ele é o próprio Eru Ilúvatar; outros supõe que ele seja o Vala Aulë disfarçado. Eu prefiro uma explicação mais simples: que ele seria um espírito da Terra, criado pelo próprio Ilúvatar, mas de uma ordem diferente dos Ainur. Ele parece ser nativo de Arda, pois já estava por aqui quando Melkor chegou -- e diz-se que este foi o primeiro a vir de fora.  

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:09:31 »
Não tem como existir uma resposta definitiva para essa questão, o próprio Tolkien não sabia descrevê-lo direito, atestando que era só uma personificação de alguns sentimentos, como a melancolia pelo decaimento rural da Inglaterra.

A hipótese dele ser Eru não faz sentido, porque no Conselho de Elrond é bem esclarecido que ele possui conhecimento e poderes limitados, e perecerá com todos se Sauron vencer. Tolkien também refuta essa especulação em uma carta.

Como eu já disse no outro tópico, não concordo com as hipóteses que tentam encaixá-lo na lógica cosmológica e dos seres de Arda. Ele (e a Goldberry) é um ser à parte mesmo, porque como o Tolkien mesmo disse, apesar de não possuir relevância na narrativa, possui importância para passar uma mensagem ao leitor, como uma representação de uma moral que está além do Bem e do Mal pelo qual os habitantes da Terra-Média lutam.

Ele é anterior a todas as coisas porque ele é uma representação, pertencendo ao mundo das idéias de Platão, que existem mesmo antes de possuírem forma física. Por isso que o Treebeard é referenciado como o mais velho ser vivo da Terra-Média.

Outro ponto que eu vejo as análises não abordando é sobre o aspecto infantil do Bombadil. As roupas extravagantes, inocência, o canto bobo e a despreocupação com assuntos "sérios" remete ao imaginário infantil. Isso fica mais claro para mim quando o Gandalf diz que ele não não compreenderia a importância do Anel e o perderia e também quando diz que o Tom não estava interessado nos feitos deles, só se interessando pelos Ents.

Também é visto que ele não se preocupa muito com o passado e o futuro, vive apenas o presente e consegue admirar as coisas por elas mesmas, sem tomar posse delas. Por essa razão o Anel não surte efeito nele, pois não há ambições no coração dele para que as maldades do Anel possam dominá-lo.

Bem, a minha interpretação é que ele e a Goldberry sejam somente abstrações desses sentimentos que o Tolkien queria colocar na história. Espíritos da natureza.

EDIT: Tinha me esquecido de comentar sobre a natureza como um Maia:
Gandalf, Saruman e o próprio Sauron são Maiar também, e no entanto O Um os fascina muito, enquanto que Tom tem só uma inocente curiosidade e também não tem poder sob ele. E mesmo se Tom fosse um Maia, a questão da Goldberry fica em aberto, pois como uma Maia não faz sentido ela ser "Filha do Rio".

EDIT 2: Correção apontada pelo Unknown. :D
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 17:33:42 por Dr. Strangelove »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:18:35 »
Tem um trecho em Contos Inacabados em que Christopher Tolkien descarta a possibilidade de ele ser Eru de acordo com uma carta do seu pai a uma fã.

Ainda tem isso. Já leram as Letters of Middle Earth? É bem interessante pra quem gosta da mitologia do Tolkien.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:30:26 »
Gandalf, Saruman e o próprio Sauron são Maias também, e no entanto O Um os fascina muito, enquanto que Tom tem só uma inocente curiosidade e também não tem poder sob ele. E mesmo se Tom fosse um Maia, a questão da Goldberry fica em aberto, pois como uma Maia não faz sentido ela ser "Filha do Rio".

Nunca li nenhum dos livros do Tolkien e não dou muita importância a essa questão, mas já vi muita gente que aqui diria: "Plural de Maia é Maiar!"

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:33:17 »
Eu não me preocupo com essa questão, já que o próprio Tolkien provavelmente não tinha chegado a uma conclusão sobre
isso. Inclusive, achei uma boa idéia ele não ter sido incluído no filme. Por outro lado, eu gostaria que tivessem mantido
o Barrow-Wight.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:35:33 »
Gandalf, Saruman e o próprio Sauron são Maias também, e no entanto O Um os fascina muito, enquanto que Tom tem só uma inocente curiosidade e também não tem poder sob ele. E mesmo se Tom fosse um Maia, a questão da Goldberry fica em aberto, pois como uma Maia não faz sentido ela ser "Filha do Rio".

Nunca li nenhum dos livros do Tolkien e não dou muita importância a essa questão, mas já vi muita gente que aqui diria: "Plural de Maia é Maiar!"

Yup.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:37:38 »
Ponto Nerd para o Unknown ;-)

Eu desconfio que Tolkien sabia o que Bombadil era, mas preferiu não revelar. Ele escreveria mais tarde que "a Terra-Média precisa ter seus segredos".

O que eu não entendo é a briga de foice para definir se Balrogs tinham ou não asas... :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:38:05 »
Com certeza foi uma boa idéia, assim como não ter relatado a industrialização do Shire, consequentemente o final do Saruman foi mais digno também. A forma como Gollum caiu na Montanha da Perdição também ficou melhor no filme.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:39:10 »
Eu também estava louco pra ver a parte das Criaturas Tumulares, mas sem Tom Bombadil, não teria muito sentido essa parte.

O Velho Salgueiro Homem também teria sido interessante.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:01:44 »
Acho que Tom Bombadil é 42.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!