Governo Chávez expropria hotel da rede Hilton na Isla Margarita O governo do presidente Hugo Chávez publicou nesta terça-feira, no "Diário Oficial", a ordem pela expropriação de um hotel de luxo da rede Hilton situado na Isla Margarita, no Estado de Nova Esparta (Venezuela).
A ordem já havia sido aprovada pelo Conselho de Ministros em 6 de outubro passado, apenas uma semana depois de o estabelecimento ter recebido a cúpula África-América do Sul. Conforme o decreto, todos os bens do complexo hoteleiro serão transferidos para a empresa estatal Venezuelana de Turismo (Venetur), ligada ao Ministério de Turismo, "livre de ônus".
Não foi a primeira vez que Chávez atacou o grupo hoteleiro. O governo venezuelano já havia adquirido o Hotel Hilton da capital Caracas e o rebatizado de Hotel Alba, em referência à sua Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), o bloco regional impulsionado por Venezuela.
Desta vez, a ordem diz respeito a mais de 89 mil metros 2 do hotel Hilton Margarita, na ilha homônima, que tem 280 quartos e 210 suítes, um cassino, lojas, restaurantes, escritórios e salões, além de uma marina adjacente, com superfície de 26 mil metros 2, propriedades da empresa Inversiones Pueblamar y Desarrollos MBK.
Nos últimos quatro anos, a Venezuela empreendeu a nacionalização de setores considerados estratégicos como os de eletricidade, cimento, siderurgia, petróleo e bancário.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u637406.shtml