Autor Tópico: Hubble capta violenta colisão entre galáxias espirais  (Lida 442 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Hubble capta violenta colisão entre galáxias espirais
« Online: 14 de Outubro de 2009, 08:42:14 »
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4039412-EI238,00-Hubble+capta+violenta+colisao+entre+galaxias+espirais.html






O telescópio espacial Hubble captou a imagem de uma colisão em alta velocidade entre duas galáxias espirais, semelhantes à Via Láctea, a cerca de 250 milhões de anos-luz da Terra. O impacto formou uma nova e grande galáxia batizada pelos cientistas como NGC 2623 ou Arp 243. As informações são do Terra Chile.

Estudos dizem que grandes quantidades de gás se desprendem de cada uma das galáxias em questão e se arrastam de uma para o centro da outra, formando a nova galáxia gigante. No momento em que a imagem foi captada, os cientistas registraram que a NGC 2623 está na reta final do processo, onde pode ser observada como os núcleos das galáxias originais se misturam.

Em uma colisão desta magnitude, o intercâmbio de massas e gases origina também um processo de formação estelar. Algumas fusões, como a fotografada, podem resultar em núcleos ativos. Neste caso, um buraco negro situado no centro das galáxias precipita a fusão.

A matéria é atraída até o buraco negro formando um disco em consequência do acúmulo de matéria. O disco ainda se esquenta devido o movimento frenético que ocorre no interior da fusão.

Com equipamentos em infravermelho, a NGC 2623 aparece tão brilhante que foi classificada no grupo de Galáxias Infravermelhas luminosas (Lirg) e está sendo estudada pelos grandes observatórios mundiais.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Hubble capta violenta colisão entre galáxias espirais
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2009, 14:00:17 »
O mais intrigante é que, diferentemente do que parece na foto, as distâncias entre as estrelas são tão grandes que é muito, mais muito difícil mesmo que em um colisão como essa duas estrelas venham a se chocar.

Aliás, tudo indica que a nossa própria galáxia teve origem em uma colisão desse tipo. Ironicamente também acredita-se que ela acabará da mesma forma, quando de sua colisão com a vizinha Andrômeda, o que terá como resultado o nascimento de uma outra galaxia supergigante oriunda da fusão das duas anteriores. 
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!