Autor Tópico: Aborto e suas implicações  (Lida 2452 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Aborto e suas implicações
« Online: 11 de Julho de 2005, 16:05:47 »
Citação de: Gabriel dCF
(Falando sobre aborto)
É um tema polêmico mesmo, pois envolve questões como a partir de quando uma vida humana deve ser protegida. Ninguém duvida que é assassinato matar bebês, mas poucos se atreveriam a acusar um "punheteiro" de genocida; o problema é encontrar um limiar que seja aceito pela sociedade.

É menos uma questão de conseguir aceitação da sociedade quanto de conseguir que as pessoas individuais se disponham a assumir a responsabilidade por suas decisões (e respeitar as das demais).

Acima de tudo, é uma questão de desmarginalizar a idéia, reconhecer que criar um filho sem condições é um BARRA e possivelmente até mesmo um crime, e facilitar a busca de soluções alternativas (adoção facilitada, por exemplo).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: o que as religiões dizem sobre...
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 16:24:08 »
Pra mim um ser humano pode ser definido como tal quando começa a especialização das células.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: o que as religiões dizem sobre...
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 16:43:17 »
Citação de: Luis Dantas

É menos uma questão de conseguir aceitação da sociedade quanto de conseguir que as pessoas individuais se disponham a assumir a responsabilidade por suas decisões (e respeitar as das demais).

Não acho que seja possível e nem mesmo desejável conseguir moldar o comportamento de cada indivíduo particular, exceto talvez a longuíssimo prazo com respeito a questões pontuais. Quanto a temas polêmicos como o aborto que exigem decisões imediatas da sociedade do tipo continuar proibindo ou liberar, o máximo que podemos aspirar é por tolerância de uma fração considerável da sociedade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 19:04:05 »
Citação de: Gabriel dCF
Não acho que seja possível e nem mesmo desejável conseguir moldar o comportamento de cada indivíduo particular, exceto talvez a longuíssimo prazo com respeito a questões pontuais. Quanto a temas polêmicos como o aborto que exigem decisões imediatas da sociedade do tipo continuar proibindo ou liberar, o máximo que podemos aspirar é por tolerância de uma fração considerável da sociedade.

Querendo ou não, cada indivíduo tem seu próprio comportamento.  Já que isso é inevitável, convém acostumá-los a assumir a responsabilidade por suas decisões.

E sejamos francos, apesar de tudo aborto é uma decisão muito mais do indivíduo do que da sociedade.  Não vejo sentido em buscar uma unanimidade para depois esperar que ela seja implantada - ainda mais com o grau de clandestinidade que a questão envolve.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 22:35:49 »
A decisão de fazer o aborto é indivídual, Luís, a sua legalização é que é uma questão social, afinal, a legislação do país é um reflexo da cultura, das decisões que são socialmente aceitas ou que são estigmatizadas.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 23:27:40 »
Citação de: Marcelo Terra
Pra mim um ser humano pode ser definido como tal quando começa a especialização das células.

Pra mim só depois da formação do sistema nervoso central, já que a morte cerebral também é caracterizada pela ausência de atividade cerebral.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 23:41:54 »
Citação de: Nina

Pra mim só depois da formação do sistema nervoso central, já que a morte cerebral também é caracterizada pela ausência de atividade cerebral.

No ínicio da formação do sistema nervoso central ou quando o sistema nervoso central já está formado (na sua opinião logicamente)?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2005, 00:57:18 »
Citação de: GMGall

No ínicio da formação do sistema nervoso central ou quando o sistema nervoso central já está formado (na sua opinião logicamente)?

Acho que só quando há atividade cerebral... mas confesso que não sei exatamente quando seria isso, em termos de idade do embrião/feto.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2005, 01:09:39 »
(A Vida imitando a arte): Assassinato!

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2005, 18:41:33 »

Acho que só quando há atividade cerebral... mas confesso que não sei exatamente quando seria isso, em termos de idade do embrião/feto.

Então concordamos!

A atividade encefálica não começa lá pelos 3 meses?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2005, 10:49:17 »

Ha quem va mais longe ainda: na formaçao da consciencia. Normalmente se valoriza a consciencia do individuo, quando ele sabe que existe, e nao o corpo em si. Ninguem eh a favor do assassinato de uma criança de 3 anos, fruto de um estupro, mas boa parte concorda quando ela tem 3 meses. No caso da morte cerebral, o sentimento eh o mesmo: perdeu a consciencia de vez, morreu.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2005, 12:55:15 »
Citação de: Gustavo Latorre

Ha quem va mais longe ainda: na formaçao da consciencia. Normalmente se valoriza a consciencia do individuo, quando ele sabe que existe, e nao o corpo em si. Ninguem eh a favor do assassinato de uma criança de 3 anos, fruto de um estupro, mas boa parte concorda quando ela tem 3 meses. No caso da morte cerebral, o sentimento eh o mesmo: perdeu a consciencia de vez, morreu.
O que não deixaria de ter uma certa lógica. As pessoas não se apegam aos corpos das outras (com excessão da puberdade e do cio). Se apegam mesmo à consciência da pessoa, ao que se chamaria de "alma".

Uma pessoa que não tem "alma", está morta. Simples...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2005, 13:11:44 »
Mas isso implicaria em uma aceitção moral do assassinato de bebês.  :?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2005, 13:26:12 »
Citação de: Alenônimo
As pessoas não se apegam aos corpos das outras (com excessão da puberdade e do cio). Se apegam mesmo à consciência da pessoa, ao que se chamaria de "alma".

Você está se referindo à personalidade? Mas as pessoas se apegam à personalidade de outra pessoa ou aos estereótipos que projeta nessa pessoa?
(Vamos dividir o tópico? hehehe)

Citação de: Alê
Uma pessoa que não tem "alma", está morta. Simples...

Defina alma nesse contexto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2005, 14:05:40 »

Então concordamos!

A atividade encefálica não começa lá pelos 3 meses?

Sabe que eu tenho que ler pra te dizer exatamente a época?

Mas não é logo no início, por isso sou a favor do aborto bem no começo da gestação.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2005, 14:07:01 »
Citação de: Fernando

É por isso que sou mais ortodoxa...  8-)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2005, 14:12:59 »

É por isso que sou mais ortodoxa...  8-)

Evolucionista ortodoxa!

:lol:

Me desculpem, mas não resisti...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Aborto e suas implicações
« Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2005, 14:29:47 »
Cadê a Agnes?  Ela é fã do Peter Singer, que tem umas idéias interessantes a esse respeito.

Por mim, eu não tenho muita posição definida a respeito do aborto, até porque não estou convencido de que uma vida miserável seja melhor do que uma vida curta.  O que está claro para mim é que aborto bem no início não pode ser condenado ao mesmo tempo que se aceita o cultivo de dois ou mais embriões humanos simultâneos para inseminação artificial.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Aborto e suas implicações
« Resposta #18 Online: 19 de Julho de 2005, 14:41:57 »
até porque não estou convencido de que uma vida miserável seja melhor do que uma vida curta.

E quem pode determinar à priori quem teria uma vida miserável? Reviravolta, ou volta por cima, na condição social de um indivíduo não é algo difícil de encontrar exemplos, mesmo que esses constituam uma minoria dos casos. Não acho que esse parâmetro, a pretensa previsão de uma existência miserável, deva servir para se decidir um aborto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2005, 15:09:48 »
até porque não estou convencido de que uma vida miserável seja melhor do que uma vida curta.

E quem pode determinar à priori quem teria uma vida miserável? Reviravolta, ou volta por cima, na condição social de um indivíduo não é algo difícil de encontrar exemplos, mesmo que esses constituam uma minoria dos casos. (Não) acho que esse parâmetro, a pretensa previsão de uma existência miserável, deva servir para se decidir um aborto.

Ninguém tem esse direito, claro.  Assim como ninguém tem o direito de exigir que se enfrente essa incerteza.

(A última frase precisava desse "não" em vermelho, não é mesmo?)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Julho de 2005, 15:17:26 »
Ninguém tem esse direito, claro.  Assim como ninguém tem o direito de exigir que se enfrente essa incerteza.

(A última frase precisava desse "não" em vermelho, não é mesmo?)

Já corrigi.

Eu defendo o direito de aborto até o início da especialização das células, a Nina no início (ou fim?) da formação do sistema nervoso, e por aí vai. Mas acho que uma vez estabelecido o direito, caso viesse a acontecer, ele seria independente de ter-se uma visão pessimista ou não quanto à vida futura do feto. Bem, acho que não é diferente do que você está dizendo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 19 de Julho de 2005, 17:04:16 »
Bom... Se a gente ver pelo lado de que a moral tende a seguir o lado emocional de um povo, e que isso não afeta em nada a lógica, poderia sim...

O que acontece é o seguinte: as pessoas se apegam "emocionalmente" a alguém e não querem que essa pessoa morra. A morte é tida como o pior de todos os males.

Mas na realidade, a morte é meramente uma ferramenta da natureza, assim como a vida... Ela não é algo assim tão ruim. As pessoas é que tendem a agir emocionalmente quando se deparam com ela...

Como pode ver, as pessoas não aceitam moralmente (pelo menos por aqui) a morte de qualquer pessoa em qualquer circunstância. Seja ela de bebê ou de um traficante estrupador homicida. Ou mesmo de uma pessoa que não esboça a menor reação cerebral, que é tida como morta pelos médicos... Se elas não enxergam isso, não vão enxergar diferente no caso de abortos, nem em pesquisas de CTE.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2005, 17:05:42 »
Citação de: Gustavo Latorre

E em que idade um ser humano passa a ter consciência da própria existência?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Aborto e suas implicações
« Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2005, 17:20:58 »
Vai saber.  Suspeito que alguns vivem décadas e morrem sem tê-la por completo.

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Julho de 2005, 18:01:27 »
Vai saber.  Suspeito que alguns vivem décadas e morrem sem tê-la por completo.

Verdade...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!