Autor Tópico: A morte trágica de Hipátia  (Lida 6234 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
A morte trágica de Hipátia
« Online: 17 de Outubro de 2009, 08:54:07 »
Numa tarde de março de 415, quando regressava do Museu, Hipátia foi atacada em plena rua por uma turba de cristãos enfurecidos. Ela foi golpeada, desnudada e arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja. No interior do templo, foi cruelmente torturada até a morte, tendo o corpo dilacerado por conchas de ostras (ou cacos de cerâmica, segundo outra versão). Depois de morta, o corpo foi lançado a uma fogueira.

O prefeito Orestes denunciou o crime a Roma e pediu uma investigação, que jamais progrediu por "falta de testemunhas"[carece de fontes?]. Ele acabou sendo afastado do cargo.

No século VII, o bispo João, de Nikiu, nos escritos,[5] justificou o massacre de judeus e o assassinato de Hipátia, ocorridos naquele ano, alegando tratar-se de medidas necessárias para a sobrevivência e o fortalecimento da Igreja. É através dos escritos que conhecemos os detalhes da morte daquela que viria a ser chamada de Mártir do Paganismo.

A morte trágica de Hipátia foi determinante para o fim da gloriosa fase da matemática alexandrina, de toda matemática grega e da matemática na Europa Ocidental. Após seu desaparecimento, nada mais seria produzido por um período mil anos e, por cerca de doze séculos, nenhum nome de mulher matemática foi registrado.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A1tia
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Götterdämmerung

• Nível 00
  • *
  • O Crepúsculo dos Deuses
Re: A morte trágica de Hipátia
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2009, 09:25:02 »
Tem um filme sobre a vida dela que acabou de ser lançado.

link IMDB
Die Welte flammt!
Seht ihr im Osten das Morgenrot?
Die Götterdämmerung ist hier!
Der Morgen der Magie ist hier!
Die Welt ist in Flammen!
Loki schreitet auf der Erde!
Die Götterdämmerung ist hier!
Dies ist Ragnarok!
Vorwärts zur Schlacht!
Im Sturmschritt voran!
So jagst du die Bande zum Teufel!

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2009, 17:52:26 »
Tem um filme sobre a vida dela que acabou de ser lançado.

link IMDB

Obrigado por me informar. Eu gosto muito desse tipo de filme. Vou ver como faço pra conseguir.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:58:38 »
O Sagan não a cita em algum capitulo da serie “cosmos”? Pelo que eu me lembro é o ultimo.
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2009, 10:39:22 »
O Sagan não a cita em algum capitulo da serie “cosmos”? Pelo que eu me lembro é o ultimo.

"Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da
escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de
Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja primitiva,
representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano
de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com
cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado"
(Adaptado de Carl Sagan, série "Cosmos", 1980. A morte de Hipátia e a destruição da biblioteca
de Alexandria marcaram o início da Idade das Trevas)

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:18:14 »
http://67.215.246.77/dwnld6.php?fl=/agora-irevised.flv%7cgrmhzqhwmb

Legal o triller tem até o farol do porto de alexandria.

Compra garantida para mim também.

Um das partes que mais me emocionou no cosmos também foi, quando citou hipátia e sua morte.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:A morte trágica de Hipátia
« Resposta #6 Online: 19 de Março de 2019, 22:58:18 »
O tempo de esfolar filósofas, queimar (pretensas) bruxas e converter pagãos a fórceps já passou.
Hoje eles só se ocupam de molestar criancinhas.
Nenhuma das grandes religiões tem um passado (e presente) tão podre, feio e sujo quanto o cristianismo.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2019, 02:48:47 »
Nenhuma das grandes religiões tem um passado (e presente) tão podre, feio e sujo quanto o cristianismo.
O islamismo tem, mas é de se esperar - cobras do mesmo ninho.
Latebra optima insania est.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Março de 2019, 15:27:33 »
O islamismo tem, mas é de se esperar - cobras do mesmo ninho.

Não. Eu acho que nenhuma outra religião causou males na escala do cristianismo.

Mas porque a civilização cristã até hoje foi a mais poderosa. Teve o poder para causar, por exemplo, a escravidão em uma escala muito superior ao do império romano. Essa religião deu sua parcela de suporte ao colonialismo, muitas vezes usada como instrumento de aculturação e dominação de povos, e o colonialismo foi um flagelo para centenas de milhões.

Pode-se falar que o Islã oprime mulheres e homossexuais. Mas lembre-se que a cristandade já foi ainda mais opressora e teve sob seu domínio uma fatia muito maior da população deste planeta.

Pode-se dizer que o Islã mantém países e povos em uma situação de atraso científico e tecnológico, mas a Igreja estagnou o conhecimento por séculos na Europa e promoveu o desinteresse por muito do que a Antiguidade Clássica havia construído em termos de conhecimento.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Março de 2019, 23:26:47 »
Prestenção pessoal: Catolicismo que tem longa história de hegemonia e poder é diferente de Cristianismo que agrega as Igrejas Reformadas, os Metodistas, protestantes em geral, Evangélicos, Testemunhas Jeová, Luteranismo e mais um monte de denominações. Isto é cristianismo e não Catolicismo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 27 de Março de 2019, 03:42:14 »
Não. Eu acho que nenhuma outra religião causou males na escala do cristianismo.
Sim se for ver em questão de escala. Não se for ver em questão de princípios. É o mesmo discurso: burrice voluntária (fé) é mais importante do que conhecimento, é OK matar quem não acredita em Papai Noel, mulher é inferior, etc. etc.

Mas porque a civilização cristã até hoje foi a mais poderosa. Teve o poder para causar, por exemplo, a escravidão em uma escala muito superior ao do império romano.

Grifo meu. Não sei até que ponto a gente pode culpar o cristianismo, ou se é só coisa das condições materiais da época. Eram Estados/países com pouca população e uma política de expansão sobre terras pouco habitadas, infelizmente creio que com ou sem cristianismo eles subjugariam qualquer povo com menor poderio bélico para escravizar - a desculpa muda (de "não são cristãos!" para e.g. "têm o formato errado do crânio!" ou chafurdações nacionalísticas), mas no fim das contas dá na mesma.

Outra coisa. Se a igreja cria que negro não tem alma, como é que fica a história do Presbítero João?
E, se a igreja era tão a favor da escravidão, por que havia conflito de interesses entre os jesuítas e a corja bandeirante?

Deve-se que os europeus só adentraram a África sub-saariana em 1800 e bolinha. Antes disso eles montavam fortezinhos na costa africana e compravam os escravos de outros povos africanos, que não eram cristãos.

Não estou tentando eximir o cristianismo. Longe disso - creio que foi conivente em grande parte com a escravidão. Mas não que a causou.

Prestenção pessoal: Catolicismo que tem longa história de hegemonia e poder é diferente de Cristianismo que agrega as Igrejas Reformadas, os Metodistas, protestantes em geral, Evangélicos, Testemunhas Jeová, Luteranismo e mais um monte de denominações. Isto é cristianismo e não Catolicismo.

É tudo cristianismo. E essas igrejecas, desde que surgiram em 1529, fizeram as mesmas coisas que os católicos. (cof cof Guerra dos Trinta Anos anos cof cof Atos contra Papismo cof cof colonização inglesa e holandesa cof cof )
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Março de 2019, 08:13:43 »
Os protestantes também tiveram suas inquisições e também queimaram hereges e supostas bruxas. Não foi uma coisa centralizada e organizada como a da ICAR, mas aconteceu.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Março de 2019, 09:00:33 »
E a trágica Teocracia Calvinista em Genève :?:
Claro: uma questão de ESCALA das tragédias, mas o PRINCÍPIO é o mesmo :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!