Não. Eu acho que nenhuma outra religião causou males na escala do cristianismo.
Sim se for ver em questão de
escala. Não se for ver em questão de princípios. É o mesmo discurso: burrice voluntária (fé) é mais importante do que conhecimento, é OK matar quem não acredita em Papai Noel, mulher é inferior, etc. etc.
Mas porque a civilização cristã até hoje foi a mais poderosa. Teve o poder para causar, por exemplo, a escravidão em uma escala muito superior ao do império romano.
Grifo meu. Não sei até que ponto a gente pode culpar o cristianismo, ou se é só coisa das condições materiais da época. Eram Estados/países com pouca população e uma política de expansão sobre terras pouco habitadas,
infelizmente creio que com ou sem cristianismo eles subjugariam qualquer povo com menor poderio bélico para escravizar - a desculpa muda (de "não são cristãos!" para e.g. "têm o formato errado do crânio!" ou chafurdações nacionalísticas), mas no fim das contas dá na mesma.
Outra coisa. Se a igreja cria que negro não tem alma, como é que fica a história do Presbítero João?
E, se a igreja era tão a favor da escravidão, por que havia conflito de interesses entre os jesuítas e a corja bandeirante?
Deve-se que os europeus só adentraram a África sub-saariana em 1800 e bolinha. Antes disso eles montavam fortezinhos na costa africana e compravam os escravos de outros povos africanos, que não eram cristãos.
Não estou tentando eximir o cristianismo. Longe disso - creio que foi
conivente em grande parte com a escravidão. Mas não que a
causou.
Prestenção pessoal: Catolicismo que tem longa história de hegemonia e poder é diferente de Cristianismo que agrega as Igrejas Reformadas, os Metodistas, protestantes em geral, Evangélicos, Testemunhas Jeová, Luteranismo e mais um monte de denominações. Isto é cristianismo e não Catolicismo.
É tudo cristianismo. E essas igrejecas, desde que surgiram em 1529, fizeram as mesmas coisas que os católicos. (cof cof Guerra dos Trinta Anos anos cof cof Atos contra Papismo cof cof colonização inglesa e holandesa cof cof )