Um livro como ponto de partida (A origem das espéicies), um messias (Darwin), várias correntes (seitas), antagonismos e, por trás, espertalhões enchendo as burras! Será isso ciência? Me cheira muito mais como religião!!!
Você chegou a ler "A origem das espécies"?
Pronto, agora você é um proselitista. É igualzinho um TJ que chega e pergunta "você já leu a bíblia, irmão?"
Nem precisa nem ler o livro, eu não li, só muito recente li o muito menor esboço. Para se ter uma noção que já não possibilitasse esse noção de que evolução é uma religião só precisaria de conhecimento popular sobre a coisa, ou no máximo, ler talvez a introdução do artigo sobre o livro na wikipédia, imagino.
Provavelmente nem é o caso, de realmente pensar que a analogia com religião é bem substanciada em algo que importa para a validade da teoria, deve ser só uma coisa que imaginou quando pensava em alguma forma de fazer pouco da ciência, e se empolgou, achou que faz uma descoberta incrível, comprovando que todos os cientistas e pessoas cientificamente literadas são babacas ou pilantras enganadores. OU, que no mínimo, dá para trollar com a analogia.
Imagino que os possíveis rumos disso aqui vai mais um menos nas linhas dele insistir na analogia que achou brilhante (ou por trollagem pura), e se esquivar de defender o que ele supõe ser realmente a realidade (em outro tópico ele disse que tanto criacionismo quanto "evolucionismo" são coisas igualmente idiotas). Quando fizer isso, deve ser, na melhor das hipóteses, criacionismo de "projeto inteligente", talvez trocando deuses por ETs ou seres mais enigmáticos de crenças esotéricas, algo meio Euzebióide.
E sendo esperançosamente otimista, poderia ser que no meio do caminho eventualmente se desse conta que as noções que tem do que é ciência estão erradas, que ciência não é um culto religioso com cada um, como que por iluminação, inventando maluquices arbitrárias e irrefutáveis. Mas essa deve ser a possibilidade mais improvável. Fico sempre imaginando o que se pode fazer para aumentar as chances do resultado para esse lado, mas não sei.