Autor Tópico: Atentado suicida no Irã é samba do militante doido  (Lida 281 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Atentado suicida no Irã é samba do militante doido
« Online: 19 de Outubro de 2009, 20:45:40 »
Atentado suicida no Irã é samba do militante doido

Definição de terrorismo é relativa. Depende de autores, patrocinadores e vítimas. Quando militantes palestinos matam israelenses em atentados suicidas, o Irã os considera "mártires". Israel diz que existe o dedo iraniano no terror palestino. Quando militantes sunitas cometem atentados suicidas no Irã de maioria xiita, o regime de Mahmoud Ahmadinejad os denuncia como criminosos a serviço dos interesses anglo-americanos, embora o Ocidente seja vítima deste mesmo tipo de terror. Washington e Londres rechaçam a acusação e para complicar os iranianos acusam forças de segurança paquistanesas de envolvimento.

Definições à parte sobre o que é terror neste emaranhado de denúncias, a ação suicida, parte de ataques coordenados no domingo na turbulenta província de Sistão-Baluchistão, perto da fronteira com o Paquistão, mostra não apenas a dificuldade do regime iraniano para controlar o país mas um explosivo cenário regional. Desde junho, é a repressão para abafar os protestos contra a fraude eleitoral que manteve Ahmadinejad no poder e as atividades da oposição em geral.

O ataque de domingo tem raízes locais e motivos étnicos e sectários - envolvendo a mobilização da minoria baluchi que é sunita neste país de maioria xiita e persa. Mas o alvo é sintomático: morreram cerca de 50 pessoas, entre elas sete comandantes da Guarda Revolucionária, milícia de elite e hoje o grupo mais poderoso do país, encarregado da segurança nacional e de conter os desafios ao regime islâmico.

Grupos sectários sunitas como o Jundallah (Soldados de Deus) e sua sistemática campanha terrorista no sudeste do país não representam uma ameaça existencial ao regime xiita, mas podem estar aproveitando os momentos de turbulência para criar mais confusão e sabotar os esforços da Guarda Revolucionária para consolidar sua influência no país, inclusive ofuscando a liderança religiosa. O atentado ocorreu justamente quando comandantes da Guarda Revolucionária promoviam um encontro de reconciliação entre tribos xiitas e sunitas. O grupo Jundallah também havia prometido se vingar da repressão empreendida pela Guarda Revolucionária contra manifestantes no Baluchistão que marcharam nos protestos pós-eleitorais.

O atentado de domingo foi o mais grave no Irã em duas décadas e evidencia falhas de segurança em uma das regiões mais instáveis no país (e a mais pobre), há muito tempo assolada por esta insurgência sunita e rota de tráfico de heroína do Afeganistão. Neste cenário em que se misturam gangues criminosas e grupos sectários, existe uma outra complicação. As autoridades iranianas acusam o grupo Jundallah de ter laços com a rede Al Qaeda, embora seja mais provável sua associação com os radicais do Taleban do Paquistão.

Acaba sendo o samba do militante doido tentar explicar o que se passa nesta parte do mundo composta de países como Irã, Paquistão e Afeganistão, além de fanáticos políticos e religiosos para dar e vender. Os dois últimos países hoje são focos de muita violência e instabilidade. O governo Obama precisa decidir sobre uma escalada de tropas americanas para combater o Taleban no Afeganistão e os militares paquistaneses acabam de lançar uma grande ofensiva contra os insurgentes locais.

Neste contexto, um ataque como o de domingo no Irã tem muita ressonância simbólica, pois afeta a imagem do Irã como um país também internamente instável. Nesta horas, como está fazendo o regime Ahmadinejad, é sempre conveniente acusar forças externas de instigar o terror doméstico.

http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/caio_blinder/2009/10/19/atentado+suicida+no+ira+e+samba+do+militante+doido+8866977.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!