Autor Tópico: Cientistas isolam gene de obesidade e diabetes  (Lida 465 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Cientistas isolam gene de obesidade e diabetes
« Online: 19 de Julho de 2005, 14:01:22 »
Cientistas isolam gene de obesidade e diabetes


Crianças com defeito no gene são obesas já aos cinco anos


Cientistas do Imperial College de Londres afirmam ter descoberto um gene ligado à obesidade e à diabetes, que poderia contribuir para exames de diagnóstico.

Versões defeituosas do gene ENPP1 prejudicam o modo como o corpo armazena energia e lida com o açúcar, ao bloquear a produção do hormônio insulina.

Crianças com versões defeituosas do gene já são obesas aos cinco anos de idade, afirma a pesquisa liderada por Phillippe Froguel.

Um diagnóstico precoce, seguido de uma intervenção, poderia salvar vidas, disseram os cientistas à revista especializada Nature Genetics.

Obesos

O índice de obesidade vem aumentando no mundo nos últimos anos e, no Brasil, 38,5% dos homens e 39% das mulheres estão acima do peso, segundo uma pesquisa realizada em 1997 pela Associação Brasileira de Estudo da Obesidade.

Segundo um censo nacional realizado em 1989, 7,6% da população entre 30 e 69 anos têm diabetes. O Ministério da Saúde trabalha, desde 2001, com um número de 11 milhões de diabéticos no país.

A diabetes e a obesidade aumentam o risco de desenvolvimento de doenças fatais, como cardíacas, por exemplo.

Geralmente a falta de atividades físicas e a má alimentação são apontadas como as principais causas da obesidade e problemas metabólicos que podem levar à diabetes, mas os responsáveis por este estudo afirmam que, além disso, há que se levar em conta a carga genética.

Fator genético

Nesses indivíduos - até 20% nas comunidades caucasianas e 50% das comunidades negras - um estilo de vida saudável desde cedo é essencial para evitar problemas mais tarde, afirma o médico responsável pela pesquisa.

Os cientistas observaram famílias francesas com forte histórico de diabetes e obesidade e compararam-nas com famílias que não apresentavam o problema.

Quando os cientistas compararam os genes das 1.225 crianças obesas ou acima do peso aos cinco e 11 anos de idade aos das 1.205 crianças com peso normal, eles identificaram um padrão comum - muitas das crianças obesas apresentavam versões defeituosas do ENPP1.

Ao analisar os adultos das famílias, os cientistas descobriram uma ligação semelhante entre as variantes do ENPP1 e a obesidade, além de uma ligação entre os genes com defeito e os sinais precoces de diabetes.

O gene ainda foi relacionado à agressiva daibetes do tipo 2 nos adultos.

Armazenando problemas

Segundo o médico Phillippe Froguel, "o que é extremamente preocupante é que as crianças que apresentam esta mutação genética desenvolvem obesidade bem cedo - com cinco ou seis anos de idade - e a diabetes ocorre na meia idade".

Segundo o médico, apesar de a descoberta não levar à criação de uma "pílula mágica" para curar a obesidade e a diabetes do tipo 2, ela poderá ajudar a identificar indivíduos e grupos em alto risco.

O médico afirma que é tecnicamente possível realizar um exame para identificar quem tenha o gene defeituoso mas, para ele, este não seria o modo mais apropriado de atacar o problema da obesidade e diabetes.

Em vez disso, Phillippe Froguel acredita que seria melhor introduzir medidas de saúde pública, como encorajar a indústria a diminuir a quantidade de açúcar e gordura dos alimentos, e estimular as famílias a fazer mais exercícios.

A pesquisa não avaliou o quanto o defeito do gene pode ser responsabilizado pela diabetes e obesidade, em comparação com a falta de exercícios e a má alimentação.

Mas o médico afirma que aqueles com histórico na família devem ficar atentos aos riscos.

Fonte: BBC Brasil

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Cientistas isolam gene de obesidade e diabetes
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2005, 14:03:44 »
10/05/2004  - 15h22
Grupo estuda causa genética da obesidade em ilha do Pacífico[/size]
da Agência Lusa

Um grupo de pesquisadores norte-americanos busca, em uma pequena ilha do Pacífico, respostas para um dos maiores mistérios sobre a obesidade: que genes levam algumas pessoas a engordarem mais facilmente.

A equipe de Jeffrey Friedman, do Instituto Médico Howard Hughes, da Universidade Rockefeller, estuda há dez anos a população da ilha Kosrae, onde 50% das pessoas são obesas e outras 30% estão acima do peso.

Embora existam diversos fatores responsáveis pelo ganho de peso, muitos estudos indicam que os genes têm uma forte participação. Entretanto, como geralmente trabalham juntos e, algumas vezes, exercem efeitos muito pequenos, é difícil identificá-los.

Por esta razão, o estudo de populações isoladas com tendências à obesidade pode ajudar a detectar os genes em questão por sua recorrência.

A busca do especialista se fundamenta na chamada "hipótese do gene da frugalidade", proposta no início da década de 1960, segundo a qual, em um ambiente sujeito a carências alimentares, os habitantes teriam vantagens se fossem obesos porque poderiam poupar calorias para sobreviver em períodos de maior escassez.

Por outro lado, em ambientes de abundância e pouco risco de fome, as pessoas teriam variantes genéticas que as manteriam magras.

Se tiver êxito, o trabalho de Friedman poderá levar a melhores tratamentos contra a doença ou a identificar as pessoas com tendência à obesidade para que tomem medidas preventivas.

Fonte: Folha On-Line

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!