UFMG terá segunda biblioteca funcionando 24 horas, sete dias por semana
Elaine Pereira - Portal Uai
O que você faz de meia-noite às seis da manhã? Enquanto muitos dormem, outros caem na gandaia ou veem televisão, alguns leem e estudam. Quem é desta turma e consegue aproveitar as noites em cima dos livros tem mais uma biblioteca da UFMG à sua disposição. A partir desta quinta será inaugurado o novo regime de funcionamento da Biblioteca Professor Rubens Romanelli, da Faculdade de Letras, da UFMG.O espaço passa a funcionar 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O acervo é composto por 91.109 exemplares, entre livros, periódicos, CDs, fitas cassete, teses e dissertações.
A unidade funcionará até as 21h30 para empréstimos, reservas, devoluções, solicitação e entrega de carteiras, pagamento de multas, empréstimo de cabines e atendimento no setor de periódicos. A partir desse horário, a biblioteca e a sala de informática estarão abertas apenas para estudos e consultas locais.
A biblioteca da Fale é a segunda do campus a funcionar 24 horas. Na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), só em setembro deste ano 2148 pessoas frequentaram a biblioteca entre 21h30 e 8h da manhã e aos sábados, domingos e feriados. A maioria dos usuários (1830) é de cursos não relacionados à faculdade ou não tem relação alguma com a universidade. O horário ampliado foi adotado em setembro de 2008.
De acordo com a coordenadora interina da biblioteca da Face, Fabiana Pereira dos Santos, alguns usuários chegam meia-noite e ficam até as 3h da manhã. “Tem gente que passa a noite inteira, tanto os alunos quanto os de fora. Muitos estudam para concurso,” afirma.
A ampliação do horário na biblioteca na Fale atende principalmente a demanda dos estudantes da noite, que reclamavam do fechamento da biblioteca às 21h30. “O novo horário vai proporcionar ao aluno a possibilidade de estudar até uma hora ou chegar às 5h para estudar. E também podem vir no final de semana. Em casa, muitas vezes, alguns não têm ambiente bom para estudar”, afirma Rolma Galvão, coordenadora interina da biblioteca da Fale.
A única exigência para aproveitar o local em horário noturno é que o usuário saiba se orientar. Não haverá bibliotecárias para ajudar a encontrar itens no acervo. Apenas vigias e porteiros.
Quem não tem vínculo com a UFMG também pode usar a biblioteca para estudar, mas não para empréstimo de itens. Basta ir ao local em horário normal com identidade, CPF, comprovante de residência, cópia dos três e R$ 5 na carteira. Para mais informações o telefone é (31) 3409-7088, na biblioteca da Face ou 3409-5118, na da Fale.
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/10/21/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=132805/em_noticia_interna.shtml[/quote]