19/07/2005 - 14h25Egito recupera esteira faraônica de 3.200 anos atrásda EFE, no Cairo
O Egito recuperou uma esteira faraônica de 3.200 anos atrás, e que foi tirada do país em 1958, informou nesta terça-feira um comunicado do Conselho Supremo de Antigüidades (CSA).
A peça arqueológica foi devolvida por um professor da Universidade da Califórnia dos EUA, que a obteve de um amigo que a encontrou no túmulo do faraó Seti 1º, na cidade monumental egípcia de Luxor, cerca de 700 quilômetros ao sul de Cairo, ressaltou o CSA.
Além disso, a CSA indicou que o professor devolveu a peça arqueológica ao Egito para cumprir o último desejo de seu amigo falecido. A esteira está no Museu Egípcio de Cairo à espera de que os especialistas determinarem seu lugar original no túmulo de Seti 1º.
Seti 1º, segundo soberano da 19ª dinastia, que governou o Egito entre 1304 e 1192 antes de Cristo, foi o pai do faraó Ramses 2º, que em suas expedições militares aumentou o poder do império e atingiu sua maior glória na guerra contra os hititas, povo guerreiro procedente da Anatólia, na atual Turquia.
A devolução da esteira acontece dois anos depois que o Egito recuperou, no Museu Michael Carlos da cidade americana de Atlanta, outras quatro que foram levadas no ano 1875 das paredes da mesma cripta.
Hawas anunciou recentemente que recorrerá à Unesco para recuperar antigüidades exibidas atualmente em museus europeus e norte-americanos.
Entre as peças arqueológicas que o CSA tenta recuperar estão o busto da rainha faraônica Nefertiti e a pedra Rosetta, expostas há décadas nos museus de Berlim e no Britânico, respectivamente.
Fonte: Folha On-lie