Autor Tópico: Criacionismo tem vez nas escolas?  (Lida 3524 vezes)

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Offline Lord_Dracon

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Criacionismo tem vez nas escolas?
« Online: 27 de Outubro de 2009, 14:42:20 »
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Paula Rothman, de INFO Online
Segunda-feira, 26 de outubro de 2009 - 14h50


Primeira cópia de A Origem das Espécies, livro de Charles Darwin publicado em 1859

SÃO PAULO – Pesquisa do British Council em dez países mostra que mais da metade da população acredita que o criacionismo e o design inteligente devem ser ensinados nas escolas.

No total, foram entrevistadas 11.768 pessoas da África do Sul, Argentina, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grã Bretanha, Índia, México e Rússia.

Apenas 20% das pessoas concordaram que as teorias evolutivas deveriam ser ensinadas nas aulas de ciências das escolas, sendo que os maiores números foram na Índia e Espanha, onde 37% e 34% da população, respectivamente, concordaram com a afirmação. A menor porcentagem foi na Rússia: apenas 10%.

Já 43% dos entrevistados acham que as teorias evolutivas deveriam ser ensinadas nas aulas de ciências junto com outras possíveis perspectivas, como o design inteligente e o criacionismo. A Argentina (65%) e o México (56%) foram os que se mostraram mais favoráveis ao ensino de ambas, e o Egito, com 19%, o que menos.

Aqueles que acreditam que somente outras teorias, e não o evolucionismo, deveriam ser ensinadas são apenas 10% - sendo que o país que se mostrou mais favorável às crianças aprenderem sobre criacionismo e design inteligente foi a China, com 19%. Grã Bretanha e Argentina, ambas com 6%, foram os países que menos concordaram com a idéia de abolir o evolucionismo das aulas de ciências.

Somadas, as pessoas que, de algum forma, acreditam que o criacinismo deva ser ensinado são 53%. No mundo, 7% das pessoas acreditam que nenhum tipo de teoria, seja ela evolucionista ou criacionista, deveria ser ensinada nas escolas.

Em julho, outros dados dos mesmos países já haviam sido divulgados pelo British Council. Na pesquisa, a maioria das pessoas concordava que era possível acreditar simultaneamente em Deus e na ideia de que a vida evoluiu na Terra por meio da seleção natural.  Na Índia (85%) Mexico (65%), Argentina (63%), África do Sul, Grã Bretanha (54%), Estados Unidos e Rússia (53%), mais da metade da população concorda com a afirmação. No Egito, Espanha (45%) e China (39%), as porcentagens foram menores.


Fonte http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/criacionismo-tem-vez-nas-escolas-26102009-30.shl

Offline Mr. Mustard

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Re: Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2009, 14:47:00 »
...Na pesquisa, a maioria das pessoas concordava que era possível acreditar simultaneamente em Deus e na ideia de que a vida evoluiu na Terra por meio da seleção natural...

Está melhorando...

Offline Panthera

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Re: Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2009, 16:38:58 »
Comentei na notícia na página da INFO. Depois de ver um monte de porcarias como comentários, tive até que me cadastrar naquilo...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gaúcho

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Re: Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2009, 17:06:54 »
Não, a não ser que seja ensinado como uma fábula.
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Offline Geotecton

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Re: Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2010, 22:53:22 »
Só pode ser brincadeira!!!
Foto USGS


Offline Rocky Joe

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2013, 01:16:34 »
Criacionismo não tem, religião tem. Em aulas próprias, claro.

(Pode-se argumentar que se deve "enxugar" o currículo e tirar coisas como religião, sociologia, educação física, etc... Mas, pensando em um currículo amplo, não vejo porquê não incluir uma História da Religião (cristã, principalmente), devido a importância cultural.)

Edit: Hah, grande video. Grande padre!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 01:22:05 por Martuchelli »

Offline biochemistry

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2013, 22:43:42 »
Eu sou um futuro professor de biologia, desde ja estou um pouco ansioso pensando no dia em que estarei diante de uma classe, me preparando para falar sobre darwinismo. Rsrs, será que haverão muitos questionamentos por parte dos alunos?? :hihi: ::) :biglol: :hihi:
O meu Deus é o sol que brilha, são as folhas que caem no outono, e a semente que germina. É o Carbono que esta constantemente se reciclando.

Offline Gabarito

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:13:42 »
Eu sou um futuro professor de biologia, desde ja estou um pouco ansioso pensando no dia em que estarei diante de uma classe, me preparando para falar sobre darwinismo. Rsrs, será que haverão muitos questionamentos por parte dos alunos?? :hihi: ::) :biglol: :hihi:

Longe de mim querer concorrer com Scorpios, o Torquemada do idioma pátrio por aqui.  :hihi:

Mas pensando também nos seus alunos, paulovmcm, seria bom você não ensinar se "haverão questionamentos". Em vez disso, ensine se haverá questionamentos por parte desses seus futuros alunos.

Haver nunca flexiona quando possui conotação de existência. Em contraponto quando se expõe uma ênfase para outro verbo, como no exemplo:
Eles haverão  de conseguir os ingressos para o show.


(saindo de fininho, sem querer melindrar o colega recém-chegado)
:)

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:19:32 »
O Skorpios também provavelmente diria que é melhor se pensar em futuros questionamentos sobre "evolução", não "darwinismo" ou "evolucionismo".

Offline biochemistry

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:23:14 »
Blehhhhhhhhhhh :nojo:
Não levo a mal as correções não, na verdade é até vergonhoso eu falar que sou um futuro professor e cometer essas gafes horriveis de escrita!! :histeria: :histeria: :hihi: :biglol:
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Offline Gabarito

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:29:31 »
Blehhhhhhhhhhh :nojo:
Não levo a mal as correções não, na verdade é até vergonhoso eu falar que sou um futuro professor e cometer essas gafes horriveis de escrita!! :histeria: :histeria: :hihi: :biglol:

Fico mais tranquilo por você ter levado na galhofa. :)

Não é hábito meu apontar erros. Pensei nos futuros alunos.

Também um ato falho quanto a Skorpios, que eu grafei como Scorpios.
Desculpe.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 13:31:45 por Gabarito »

Offline Contini

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:54:45 »
Desculpe o palpite também, mas falar de "Darwinismo" dá uma conotação de crença à teoria, forçando ua aproximação dela com a fabula da criação.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline biochemistry

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:19:22 »
Hahaha no problem guys!!!! Criticas construtivas servem para nos ajudar a melhorar!! Voltando ao assunto, uma vez que vivemos no Brasil, um país que sofre uma forte influência religiosa, acredito que terei um pouco de dificuldade no dia em que eu for dar uma aula sobre evolução. Hehehe, acredito que terei que ter um certo "jogo de cintura" para não virar o vilão da história perante os alunos. Mas é claro que tudo depende da situação né.
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Offline biochemistry

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:22:31 »
Penso em fazer uma comparação entre a explicação cientifica (evolução) e a explicação mitológica (ex: Adão e Eva). Tentarei não falar de forma contundente que a visão natural/cientifica da natureza é mais plausível,  mas tentarei formar a opinião deles gradualmente!!  :biglol: :hihi:
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Offline 3libras

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2013, 19:35:09 »
eu acho que tu tem que apresentar como o conhecimento atual.

o resto como passado, eu não dedicaria nem 10 minutos a isso numa aula de biologia, apenas faria o parentese de falar que existiam diversos tipos de criacionismo pelo mundo, ninguém conhecia ninguém pois eles naõ eram baseados em evidencias e que eles não explicavam e nem previam a existencia de animais que naõ existiam nos locais onde essas crenças existiam.
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Offline docdeoz

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2013, 15:54:43 »
É interessante contemplar um riacho luxuriante, atapetado com numerosas
plantas pertencentes a numerosas espécies, abrigando aves que cantam nos ramos,
insetos variados que volitam aqui e ali, vermes que rastejam na terra úmida,
se se pensar que estas formas tão admiravelmente construídas, tão diferentemente
conformadas, e dependentes umas das outras de uma maneira tão complexa,
têm sido todas produzidas por leis que atuam em volta de nós. Estas leis, tomadas
no seu sentido mais lato, são: a lei do crescimento e reprodução; a lei da hereditariedade
que implica quase a lei de reprodução; a lei de variabilidade, resultante da
ação direta e indireta das condições de existência, do uso e não uso; a lei da multiplicação
das espécies em razão bastante elevada para trazer a luta pela existência,
que tem como conseqüência a seleção natural, que determina a divergência
de caracteres, a extinção de formas menos aperfeiçoadas. O resultado direto desta
guerra da natureza que se traduz pela fome e pela morte, é, pois, o fato mais
admirável que podemos conceber, a saber: a produção de animais superiores.

Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus
poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de
formas, ou mesmo a uma só? Ora, enquanto que o nosso planeta, obedecendo à
lei fixa da gravitação, continua a girar na sua órbita, uma quantidade infinita de
belas e admiráveis formas, saídas de um começo tão simples, não têm cessado
de se desenvolver e desenvolvem-se ainda!

Charles Darwin, A Origem das Espécies, último parágrafo.

Você ensinaria esse lixo para o seu filho???????????????????

Offline Entropia

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2013, 16:08:44 »
Evite alimentá-lo.

Offline docdeoz

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2013, 16:10:48 »
Evite alimentá-lo.

Você daria lixo para o seu filho comer?

Offline docdeoz

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2013, 16:12:27 »
O Nascimento da Evolução Biológica
Shozo Motoyama

Sciam Br - História 7, O homem em busca das origens, p. 53

Após tecer comentários sobre os fatos que cercaram o lançamento do darwinismo:

“A recepção dessas idéias, publicadas pela primeira vez por Darwin em 1859, na obra intitulada a Origem das espécies, foi contraditória.Elas receberam adesões entusiásticas por parte da burguesia britânica no auge do capitalismo industrial, sequiosa para legitimar seu comportamento imperial na economia. Com o surgimento do livro, a burguesia vislumbrou a possibilidade de justificar “cientificamente” o liberalismo econômico que impunha aos países mais fracos”.

Offline JJ

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2013, 16:33:06 »
É interessante contemplar um riacho luxuriante, atapetado com numerosas
plantas pertencentes a numerosas espécies, abrigando aves que cantam nos ramos,
insetos variados que volitam aqui e ali, vermes que rastejam na terra úmida,
se se pensar que estas formas tão admiravelmente construídas, tão diferentemente
conformadas, e dependentes umas das outras de uma maneira tão complexa,
têm sido todas produzidas por leis que atuam em volta de nós. Estas leis, tomadas
no seu sentido mais lato, são: a lei do crescimento e reprodução; a lei da hereditariedade
que implica quase a lei de reprodução; a lei de variabilidade, resultante da
ação direta e indireta das condições de existência, do uso e não uso; a lei da multiplicação
das espécies em razão bastante elevada para trazer a luta pela existência,
que tem como conseqüência a seleção natural, que determina a divergência
de caracteres, a extinção de formas menos aperfeiçoadas. O resultado direto desta
guerra da natureza que se traduz pela fome e pela morte, é, pois, o fato mais
admirável que podemos conceber, a saber: a produção de animais superiores.

Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus
poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de
formas, ou mesmo a uma só? Ora, enquanto que o nosso planeta, obedecendo à
lei fixa da gravitação, continua a girar na sua órbita, uma quantidade infinita de
belas e admiráveis formas, saídas de um começo tão simples, não têm cessado
de se desenvolver e desenvolvem-se ainda!

Charles Darwin, A Origem das Espécies, último parágrafo.

Você ensinaria esse lixo para o seu filho???????????????????



Lixo é a mitologia criacionista, a qual é completamente falsa e fantasiosa.


E quanto ao trecho grifado nada mais é do que uma constatação do que é realmente a  natureza: um lugar extremamente selvagem e brutal , onde a predação e o parasitismo predominam.
A própria brutalidade e selvageria da natureza já é um testemunho claro de que nenhum deus bondoso a fez  ( se um deus a tivesse feito, este deus claramente seria um sádico brutal ) . 


A natureza não é nada bonita, mas eu prefiro mil vezes ensinar uma   verdade feia  do que uma   falsidade bonita.



.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 16:42:35 por JJ »

Offline Mauro

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #21 Online: 17 de Dezembro de 2013, 16:47:42 »
Ensinar lixo para seu filho é dizer que toda a humanidade descende de um boneco de barro e uma costela.

Offline docdeoz

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #22 Online: 17 de Dezembro de 2013, 17:52:32 »
É interessante contemplar um riacho luxuriante, atapetado com numerosas
plantas pertencentes a numerosas espécies, abrigando aves que cantam nos ramos,
insetos variados que volitam aqui e ali, vermes que rastejam na terra úmida,
se se pensar que estas formas tão admiravelmente construídas, tão diferentemente
conformadas, e dependentes umas das outras de uma maneira tão complexa,
têm sido todas produzidas por leis que atuam em volta de nós. Estas leis, tomadas
no seu sentido mais lato, são: a lei do crescimento e reprodução; a lei da hereditariedade
que implica quase a lei de reprodução; a lei de variabilidade, resultante da
ação direta e indireta das condições de existência, do uso e não uso; a lei da multiplicação
das espécies em razão bastante elevada para trazer a luta pela existência,
que tem como conseqüência a seleção natural, que determina a divergência
de caracteres, a extinção de formas menos aperfeiçoadas. O resultado direto desta
guerra da natureza que se traduz pela fome e pela morte, é, pois, o fato mais
admirável que podemos conceber, a saber: a produção de animais superiores.

Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus
poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de
formas, ou mesmo a uma só? Ora, enquanto que o nosso planeta, obedecendo à
lei fixa da gravitação, continua a girar na sua órbita, uma quantidade infinita de
belas e admiráveis formas, saídas de um começo tão simples, não têm cessado
de se desenvolver e desenvolvem-se ainda!

Charles Darwin, A Origem das Espécies, último parágrafo.

Você ensinaria esse lixo para o seu filho???????????????????



Lixo é a mitologia criacionista, a qual é completamente falsa e fantasiosa.


E quanto ao trecho grifado nada mais é do que uma constatação do que é realmente a  natureza: um lugar extremamente selvagem e brutal , onde a predação e o parasitismo predominam.
A própria brutalidade e selvageria da natureza já é um testemunho claro de que nenhum deus bondoso a fez  ( se um deus a tivesse feito, este deus claramente seria um sádico brutal ) . 


A natureza não é nada bonita, mas eu prefiro mil vezes ensinar uma   verdade feia  do que uma   falsidade bonita.



.

Tem idade para ensinar carnificina...

Offline docdeoz

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #23 Online: 17 de Dezembro de 2013, 17:53:11 »
É óbvio que estou falando com quem não tem filhos...

Offline Geotecton

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Re:Criacionismo tem vez nas escolas?
« Resposta #24 Online: 17 de Dezembro de 2013, 18:22:27 »
É óbvio que estou falando com quem não tem filhos...

Eu tenho.

E não quero ensinar para ele as tolices religiosas e muito menos toda a violência, xenofobia e sadismo do deus cristão, que é malévolo ao ponto de matar crianças porque algumas delas zombaram da calvície de um discípulo seu como narra este trecho bíblico

Citação de: Bíblia, Juízes II, capítulo 2, versículos 23 a 25
[...]
Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!

E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria.
Foto USGS

 

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