Nasa divulga nova imagem formada por redemoinhos em Marte A agência espacial americana (Nasa) divulgou uma imagem inédita da superfície de Marte captada pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). À primeira vista, a fotografia em alta definição lembra uma tatuagem. Mas as manchas pretas sobre a superfície vermelha, resultam de redemoinhos de poeira nas areias do planeta.
Vistos da órbita marciana, os redemoinhos de vento formaram desenhos semelhantes àe tatuagens, conforme imagem captada pela sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter, em outubro de 2009. Crédito: JPL/Nasa. (Clique para ampliar)Os redemoinhos de poeira, fenômeno conhecido em inglês como
dust devil (Poeira do Diabo), se caracterizam por ventos de rotação muito rápida que ocorrem em dias ensolarados, quentes e com baixa umidade. Por onde passam escurecem o solo. Em Marte não foi diferente e os redemoinhos criaram curiosos desenhos.
O fenômeno acontece quando o solo se aquece até uma determinada temperatura. O ar quente sobe em espiral e encontra outra porção de ar parado acima dele. Nessa dinâmica, o redemoinho ganha velocidade e levanta a poeira do solo, que se torna visível num formato de funil.
Normalmente, esse tipo de formação dura poucos minutos. Eles não são tão ameaçadores quanto os tornados, pois raramente a velocidade do vento passa de 100 km/h e não acontecem em situações de tempestade.
Outros eventos de redemoinhos em Marte já foram captados no passado. Na década de 70, a sonda espacial Viking fotografou pela primeira vez o fenômeno. Em 1997, a sonda Mars Pathfinder também detectou redemoinhos e mais tarde a sonda Spirit conseguiu capturar imagens do fenômeno bem ao seu lado.
http://www.apolo11.com/opportunity_2.php?posic=dat_20091027-075643.inc