Autor Tópico: Procurador-geral recomenda cancelamento da súmula que limitou uso de algemas  (Lida 516 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
30/10/2009 - 15h52
Procurador-geral recomenda cancelamento da súmula que limitou uso de algemas

PUBLICIDADE

da Folha Online
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer no qual recomenda o cancelamento da súmula vinculante que restringiu o uso de algemas a casos excepcionais. O parecer será analisado pela ministra Ellen Gracie.

Gurgel se manifestou em ação proposta pela Cobrapol (Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis) questionando a súmula. Para a entidade, a súmula viola o princípio da isonomia ao "ao priorizar o resguardo do direito à imagem frente à liberdade de informação", neglicenciando a segurança dos policiais.

A súmula vinculante nº 11 foi aprovada pelo STF em agosto de 2008 e consolida o entendimento da Corte sobre o uso de algemas. Pela medida, as algemas somente poderão ser usadas quando o preso oferecer resistência à prisão ou colocar em perigo o policial ou outras pessoas. A decisão também estabelece a aplicação de pena quando o uso de algemas causar constrangimento moral ou físico ao preso.

Em seu parecer, o procurador-geral reconhece a preocupação do STF em resguardar a dignidade dos presos e evitar abusos. Porém, o uso das algemas deve ser regulamentado, pois o uso abusivo viola a Constituição. Além disso, ressaltou que já existem regras que garantem o uso moderado de algemas e determinam punição para abusos.

Esta não é a primeira vez que o uso de algemas é questionado. No início do ano, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis no Distrito Federal) entrou com um habeas corpus no STF contra a aplicação da súmula. O sindicato tentava garantir a seus filiados o direito de usar algemas para imobilizar pessoas durante a prisão.

Na ocasião, o ministro Celso de Mello determinou o arquivamento do pedido do sindicato. Segundo ele, o habeas corpus deve ser usado para amparar a imediata liberdade de locomoção física das pessoas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u645633.shtml

Faz coisa de 2 meses aqui em MG, um juiz mandou o agente penitenciário desalgemar o preso na hora da audiência. O pila na mesma hora arrancou a arma do agente e deu dois tiros no pescoço dele.

A declaração do juiz posteriormente foi algo do tipo: "Ops..."  :x
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Procurador-geral recomenda cancelamento da súmula que limitou uso de algemas
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 09:37:53 »
Eu lembro desse caso.

Qual o problema em se usar algemas? Não é vergonha nenhuma, até porque não há vergonha maior que assaltar ou matar.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re: Procurador-geral recomenda cancelamento da súmula que limitou uso de algemas
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2009, 11:55:42 »
Faz coisa de 2 meses aqui em MG, um juiz mandou o agente penitenciário desalgemar o preso na hora da audiência. O pila na mesma hora arrancou a arma do agente e deu dois tiros no pescoço dele.

A declaração do juiz posteriormente foi algo do tipo: "Ops..."  :x

Porque é fácil pro homem da capa preta dar ordens. Não é ele que tem que lidar diretamente com a bandidagem, como fazem os policiais. Igual lá no Rio, mandaram colocar em semi-aberto aqueles bandidos por bom comportamento e eles fugiram; e depois o juiz fica com cara de cu e não quer aparecer na imprensa e sobra pra polícia recapturar os marginais.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 13:34:21 »
Só inventaram esse negócio de proibir o uso de algemas depois que uns "peixes grandes" (acho que o Daniel Dantas inclusive) apareceram na tv sendo conduzidos por policiais federais. Enquanto a coisa se limitava a bandidagem ordinária ninguém se preocupou de questionar se a dignidade da pessoa humana estava sendo respeitada, mas foi só mexer com os ladrões institucionalizados, apadrinhados dos poderosos que a coisa mudou de figura.

E ainda tem quem duvide quando alguém diz que isso daqui não é um país (e eu tenho lá minhas dúvidas se isso daqui é sequer um país) sério?

Pra mim isso daqui não passa de uma grande barafunda. E bota grande nisso! 
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:27:00 »
Esse negócio de limitar as algemas foi uma das maiores idiotices que nosso país já produziu. E olhe que somos bons nisso!
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!