Autor Tópico: Pesquisa mostra dilemas de biólogos evangélicos  (Lida 1706 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Pesquisa mostra dilemas de biólogos evangélicos
« Online: 03 de Novembro de 2009, 19:54:17 »
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,pesquisa-mostra-dilemas-de-biologos-evangelicos,460100,0.shtm

Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostra os conflitos vividos por estudantes evangélicos que querem se tornar professores de ciências. A maioria deles duvida da veracidade da teoria da evolução, de Charles Darwin, mas garante que não vai ensinar nas escolas que Deus criou o homem e o mundo.

O biólogo com mestrado em Zoologia do Museu Histórico Nacional Luis Fernando Marques Dorvillé achava que ninguém, dentro de uma universidade, seria capaz de contestar sem base científica o que para a ciência é verdade absoluta. Mas o aumento da incidência de alunos evangélicos nos cursos de Biologia instaurou a polêmica.

A questão que aflige Dorvillé é como alguém pode ensinar ciências sem acreditar na teoria de Darwin? Seu assombro foi tamanho que ele passou os últimos oito anos entrevistando alunos para sua tese de doutorado na UFF. O trabalho narra esses embates usando a experiência do cientista com seus alunos evangélicos no curso de Biologia de um outra instituição do Estado, a Universidade Estadual do Rio (Uerj).

O levantamento mostra que dos 245 matriculados no curso de Biologia da Uerj, em São Gonçalo, 23% são evangélicos. O número é mais alto do que revelou o Censo de 2000 (15,44% dos brasileiros são evangélicos), mas muito próximo das estimativas de crescimento que o próximo Censo deve mostrar em 2010.

Dorvillé distribuiu questionários entre os alunos de todas as religiões. Diante de questões como “Comente a frase: alguns seres vivos têm parentesco maior entre si do que com outros” descobriu que a desconfiança sobre teoria da evolução chega a 70% entre os protestantes, 30% dos católicos e 20% dos espíritas e umbandistas.

“No início eu queria convencer os alunos a ferro e fogo. O resultado era nulo. Eles ficavam quietos, escreviam tudo certo e depois falavam ‘mas eu não acredito em nada disso’.” Dorvillé mudou a estratégia. Passou a confrontar as ideias religiosas com argumentos, sem tentar demovê-los de suas crenças.

Da indignação para a conciliação demorou um ano. Neste período o biólogo ouviu de tudo. De um aluno mais enfático, no auge da discussão sobre a teoria da evolução, veio a justificativa considerada absurda para um futuro biólogo: “Minha avó não é macaca. Então foi Deus quem criou o homem.”

A pesquisa também indicou que os alunos evangélicos mudam ao longo do curso. “A maioria faz uma mediação entre o que diz a ciência e a religião.” Acreditam, por exemplo, que há evolução, mas quem guia todo o processo é Deus; ou admitem que a evolução sirva para as outras espécies, menos para o homem; ou que, a criação divina do universo durou seis dias, mas a leitura não deve ser literal, já que entre um dia e outro ocorreram as eras geológicas e o processo de evolução.

De uma coisa eles não abrem mão, diz o professor. “Nunca deixam de ser evangélicos e de acreditar no que a igreja ensina. Nunca abandonam a religião por conta da faculdade.” Essa também não é a intenção de Dorvillé. “Quando eu consigo qualquer grau de interferência me sinto satisfeito.”

A área de ciências é uma das que mais sofre com a falta de professores no País. Pela carência de profissionais, a maioria dos formandos consegue emprego assim que deixa a universidade. “Muitos deles estudam biologia justamente porque o acesso é mais fácil. Não tem muita disputa de vagas no vestibular”, diz.

O cientista conta que, em uma das aulas, ouviu de um aluno uma declaração perturbadora: “Eu sei de tudo isso que você está me falando, mas prefiro não pensar muito.” Para Dorvillé, os alunos vivem uma angústia. “Esta visão de mundo ajuda a formar quem eles são. Muitas vezes foi graças a religião que eles, vindo de famílias pobres, conseguiram chegar à universidade.”

Na sua tese de doutorado, Dorvillé descobriu também que os futuros professores evangélicos concordam que em sala de aula vão repetir a seus alunos o que aprenderam na faculdade. Mesmo que não acreditem. A religião, dizem eles, vai ficar fora da sala.

“Eu já acho emblemático haver evangélico ensinando teoria evolutiva com alguma propriedade. E eles podem ser bons professores, principalmente porque vão falar para muitos alunos evangélicos nas escolas públicas.” Dorvillé confia que eles não vão trair o legado de Charles Darwin.

Aline Malafaia frequenta a Igreja Batista desde os 4 anos. Formada em Biologia pela Uerj, fez a sua própria interpretação sobre a teoria da evolução misturando o que aprendeu no curso com o que ouviu em sermões do pastor evangélico. “Sendo bióloga, não poderia negar que nós e outros primatas temos um ancestral comum. Mas a criação teve a mão de Deus.” O curso fez com que Aline encarasse a Bíblia com outros olhos. “Ela não foi escrita para ser um livro científico. Podem ter sido 7 milhões de anos, em vez de 7 dias, e entre eles ocorreu a evolução.”

Hoje, Aline dá aulas para crianças. Antes de ensinar a teoria da evolução, quis saber a opinião delas. “Todos responderam que foi Deus quem criou a vida.” Mas ela garante que vai ensinar o que aprendeu na faculdade. “São regras que nós professores devemos cumprir.”
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Pesquisa mostra dilemas de biólogos evangélicos
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:06:42 »
O mito da criação cristão não é digno de ser levado a sério...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 22:03:53 »
Dilema? Não deveria ser um dilema para um propenso CIENTISTA. O criacionismo se baseia em suposições não comprovadas e desnecessárias, uma pseudo-ciência por definição.

Quando esses cientistas católicos falam em ciência e criacionismo acabam esquecendo um dos 10 mandamentos: não mentirás!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 08:05:26 »
Da indignação para a conciliação demorou um ano. Neste período o biólogo ouviu de tudo. De um aluno mais enfático, no auge da discussão sobre a teoria da evolução, veio a justificativa considerada absurda para um futuro biólogo: “Minha avó não é macaca. Então foi Deus quem criou o homem.”

E ai esta um futuro biólogo.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2009, 09:29:20 »
Durante o curso eles acabam constatando que a evolução é um fato e aí buscam conciliá-la com a visão bíblica de um Deus criador.
O texto mostra que o maior conflito ocorre no início do curso.

Mas eu fico impressionado com a quantidade de evangélicos que abraçam o literalismo bíblico e desdenham da ciência, mesmo pessoas com um elevado grau de instrução, às vezes doutorandos e mestrandos. Isso principalmente por eu no meu tempo de evangélico nunca ter sequer pensado em questionar a validade da ciência em contraposição ao pensamento religioso. A ciência nunca foi um problema para mim enquanto evangélico, e acho que esse deve ser também o caso de grande parte desses alunos da reportagem.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 11:43:50 »
Mas será que esta gente não se dá conta que é impossível falar em literalismo bíblico sendo que ela, a bíblia, principalmente no VT, não passa de uma cópia fraudulenta e adulterada do mito da criação judaico?

Isto me soa aos meus ouvidos como uma piada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2009, 12:54:43 »
Não é ser uma cópia do mito de criação judaico que faria com que não fosse verdade, da mesma forma que não seria Darwin ter plagiado Wallace (não é exatamente o caso, só exemplo) que invalidaria a evolução. O problema é realmente depender de mágica e outras coisas que batem de frente com a realidade, enquanto existem mecanismos bem mais ordinários que dão conta de explicar a diversidade biológica, sem evidências contrárias, apesar delas teoricamente poderem existir e serem esperadas como esmagadora maioria, supondo que a teoria estivesse incorreta.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2009, 13:54:58 »
“Minha avó não é macaca. Então foi Deus quem criou o homem.”

Isso veio da boca de um possivel futuro professor de biologia, olha a que ponto a nossa educação chegou, e não há nenhum sinal de mudança a curto prazo
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2009, 14:03:08 »
Nem é tanto necessariamente resultado de um sistema de educação excepcionalmente ruim, tem gente que entra já com as crenças fundamentalistas bem arraigadas e bastante alienados das coisas mais pertinentes a questão de evolução, seja por já terem sido vítimas de desinformação criacionista avançada ("falhas no evolucionismo", "evidências do criacionismo", "desenho inteligente é uma teoria científica alternativa", etc), ou simplesmente por acharem que "é só uma teoria" e ter sido passado a eles a versão literalista das coisas. Inclusive um autor criacionista americano disse que resolveu cursar a faculdade de biologia porque Jeová teria lhe dito num sonho para "destruir o darwinismo".

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2009, 17:47:04 »
Durante o curso eles acabam constatando que a evolução é um fato e aí buscam conciliá-la com a visão bíblica de um Deus criador.
O texto mostra que o maior conflito ocorre no início do curso.

Eu também acho isto.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2009, 20:48:39 »
Não é ser uma cópia do mito de criação judaico que faria com que não fosse verdade

Certo... mas parto do princípio que deveriam então os criacionistas se apegarem a literalidade da Torah ao invés da Bíblia. Existem diferenças importantes entre eles.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2009, 21:46:14 »
afff que burro...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2009, 00:12:26 »
Aline Malafaia frequenta a Igreja Batista desde os 4 anos. Formada em Biologia pela Uerj, fez a sua própria interpretação sobre a teoria da evolução misturando o que aprendeu no curso com o que ouviu em sermões do pastor evangélico. “Sendo bióloga, não poderia negar que nós e outros primatas temos um ancestral comum. Mas a criação teve a mão de Deus.” O curso fez com que Aline encarasse a Bíblia com outros olhos. “Ela não foi escrita para ser um livro científico. Podem ter sido 7 milhões de anos, em vez de 7 dias, e entre eles ocorreu a evolução.”

Hoje, Aline dá aulas para crianças. Antes de ensinar a teoria da evolução, quis saber a opinião delas. “Todos responderam que foi Deus quem criou a vida.” Mas ela garante que vai ensinar o que aprendeu na faculdade. “São regras que nós professores devemos cumprir.”

É um absurdo. Espero ter colocado disciplinas de evolução o suficiente no nosso curso de Biológicas para diminuir as possibilidades de alguém sair daqui falando isso.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2009, 10:19:48 »
Essa Aline Malafaia tem um nomezinho pesado, não? :)

Não é ser uma cópia do mito de criação judaico que faria com que não fosse verdade

Certo... mas parto do princípio que deveriam então os criacionistas se apegarem a literalidade da Torah ao invés da Bíblia. Existem diferenças importantes entre eles.

Spitfire, qual é a diferença no mito de criação? No livro que estou lendo, uma 'biografia' de Deus do velho testamento, ele diz que o que muda do texto judeu para o cristão basicamente é a ordem dos livros, não o texto em si.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2009, 15:43:15 »
Não é ser uma cópia do mito de criação judaico que faria com que não fosse verdade, da mesma forma que não seria Darwin ter plagiado Wallace (não é exatamente o caso, só exemplo) que invalidaria a evolução. O problema é realmente depender de mágica e outras coisas que batem de frente com a realidade, enquanto existem mecanismos bem mais ordinários que dão conta de explicar a diversidade biológica, sem evidências contrárias, apesar delas teoricamente poderem existir e serem esperadas como esmagadora maioria, supondo que a teoria estivesse incorreta.
A diferença é que a teoria de Darwin é só uma teoria sobre como como as coisas poderiam ter acontecido. Já a Bíblia tem personagens específicos. Ora, como Jesus pode ter existido se sabemos onde esse mito se inspirou (por exemplo os milagres que são cópia de milagres do Velho Testamento)?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2009, 17:37:33 »
Essa Aline Malafaia tem um nomezinho pesado, não? :)

Spitfire, qual é a diferença no mito de criação? No livro que estou lendo, uma 'biografia' de Deus do velho testamento, ele diz que o que muda do texto judeu para o cristão basicamente é a ordem dos livros, não o texto em si.

O mito da criação, segundo a tradição judaica, é contado através de 3 meios... a torah escrita, a kaballah e a tradição oral (ou torah oral), um serve de complemento ao outro. Os cristãos quando desconsideram 2 formas indispensáveis do mito original estão adulterando-o para sí próprios. Portanto falar em criacionismo cristão é um absurdo, sem condições de ser levado minimamente a sério.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kabbalah
« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 17:41:57 por Spitfire »

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:41:41 »
O povo da UFF faz tudo pra preservar o nome da Universidade, vou procurar saber como estão lidando com essa pesquisa.

Imaginei também a angustia dos alunos evangélicos, já vivem num mundo tão contrário ao que aprendem na Igreja, agora tem que lidar com informações conflitantes dentro de seus cursos universitários.

Acho que a maioria vai mesmo deturpar tudo até caber dentro das suas crenças....em breve as crianças das escolas públicas estarão repetindo um mix entre criacionismo e teoria da evolução.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2009, 20:04:33 »
Acho que a maioria vai mesmo deturpar tudo até caber dentro das suas crenças....em breve as crianças das escolas públicas estarão repetindo um mix entre criacionismo e teoria da evolução.

Não creio nisto, o argumento criacionista é muito frágil, derruba-se ele facilmente em seu ponto de origem... compete a nós, aqueles que defendem um estado laico (e aqui nem estou falando em ateus tão somente), vigiar com bastante atenção.

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:33:58 »
O povo da UFF faz tudo pra preservar o nome da Universidade, vou procurar saber como estão lidando com essa pesquisa.

Imaginei também a angustia dos alunos evangélicos, já vivem num mundo tão contrário ao que aprendem na Igreja, agora tem que lidar com informações conflitantes dentro de seus cursos universitários.

Mas é isso que acontece com a maioria dos que não são fanáticos religiosos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:12:52 »
Acho que deviam haver mais divulgadores de ciência crentes mais enfaticamente não-criacionistas/literalistas (acho que conformacionitas é o termo), meio como o Kenneth Miller. Não lembro de outro agora. É estranho como tem pouca gente defendendo "a religião não é obscurantista, aceitamos os avanços da ciência", sem que isso seja seguido de "que mostram que Darwin não é suficiente para explicar as maravilhas de Deus" :/

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2009, 01:08:41 »
Eu costumo evitar tópicos como este, pois me acende uma fantasia de serial killer...  :histeria:

Diploma universitário = lixo!
mestrado, pós-graduação = atestado de incompetência!
doutorado = é, acho que ele conseguiu ser alguém instruído (mas ainda não é garantia de competência!)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:06:05 »
Não creio nisto, o argumento criacionista é muito frágil, derruba-se ele facilmente em seu ponto de origem... compete a nós, aqueles que defendem um estado laico (e aqui nem estou falando em ateus tão somente), vigiar com bastante atenção.
O problema é que não é possível discutir com criacionistas com base em argumentos racionais.
Eles têm fé e isto lhes basta. Por mais que nossos argumentos pareçam fazer sentido, de alguma forma estarão errados, na opinião deles.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Novembro de 2009, 18:37:40 »
O problema é que não é possível discutir com criacionistas com base em argumentos racionais.
Eles têm fé e isto lhes basta. Por mais que nossos argumentos pareçam fazer sentido, de alguma forma estarão errados, na opinião deles.

Exatamente Fernando. Duas alunas de um amigo professor criaram uma situação desconfortável. Durante uma aula ele criticou a intolerância religiosa e citou como exemplo a destruição de um centro umbandista, elas não defenderam os agressores, mas deixaram claro que achavam aquilo correto. Ou seja, sabem que é errado pelo ponto de vista legal, não levantam a bandeira, mas se estiverem num meio propício vão disseminar a intolerância sim.
Imaginem essas duas moças "dando liberdade" a crianças de 6 anos pra chutar imagens sacras!
E ninguém entrou no mérito teológico da coisa, a discussão era sobre respeito!
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:04:25 »
Concordo com você Fernando.
Acrescento ainda que pela habilidade que as pessoas adictas a alguma religião desenvolvem, em especial os cristãos, em considerar como verdade literal o que convêm, simbólico o que é conveniente e ignorar o que lhes desmente de forma absoluta ou aponta suas contradiçoes, para eles é fácil tentar atribuir a verdades simbólicas ou usar da hermeneutica para tentar fundir verdades científicas com suas crenças.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!