Autor Tópico: Senado desobedeceu ao STF. Ignorou decisão e o clima voltou a ficar tenso...  (Lida 467 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"

Senado e Justiça em queda de braço após cargo devolvido a parlamentar
Senado desobedeceu ao STF. Ignorou decisão e o clima voltou a ficar tenso entre os dois poderes.

O assunto deu o que falar ontem em Brasília. O Senado desafiou o Supremo Tribunal Federal e houve uma dura troca de acusações.

O caso é o seguinte: o STF determinou que o senador Expedito Júnior, do PSDB de Rondônia, perdesse o mandato. Mas o Senado ignorou. O segundo colocado na eleição, que já tinha preparado a festa, perdeu a viagem.

O Senado simplesmente desobedeceu ao Supremo Tribunal Federal. Ignorou a decisão judicial e o clima voltou a ficar tenso entre os dois poderes. O presidente do Supremo reclamou, mas disse que não há crise entre o Senado e a Justiça e descartou a possibilidade da abertura de processo criminal contra os senadores que descumpriram a ordem judicial.

Ele se arrumou , trouxe o pai, o filho. Mas não conseguiu tomar posse como senador.

“Eu não consigo achar palavras para o que aconteceu”, lamenta Acir Gurgask (PDT-RO).

Acir Gurgask, do PDT de Rondônia, foi o segundo colocado na eleição de 2006. Ganhou o direito de assumir a vaga depois que o senador Expedito Júnior, do PSDB, teve o mandato cassado por compra de votos. A saída de expedito deveria ser imediata. Foi o que determinou o Supremo Tribunal Federal.

Mas o Senado não cumpriu a decisão da mais alta corte do país. O senador Expedito Júnior ganhou uma semana para se defender diante dos colegas. O presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, reclamou: “Eu me recuso a acreditar que o Senado está a recusar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal. Todos nós sabemos da clareza da decisão do Supremo Tribunal Federal e ela deve e há de ser cabalmente cumprida”.

“Somos dois poderes, independentes, harmoniosos e nos respeitamos. A cautela em um caso como esse não é pecado. Achamos por bem consultar a Comissão de Constituição e Justiça”, aponta o senador Heraclito Fortes (DEM-PI).

O que fazer?
“O partido está estudando, eu não sou da direção, mas pelas conversas que eu tive, está pensando em pedir, até mesmo, a prisão dos senadores membros da mesa diretora", informa o senador Cristóvam Buarque (PDT –DF).

O presidente do Senado, José Sarney, ironizou: “Não peço cigarro porque não fumo, mas pelo menos me confortem quando eu for preso”.

Na prática , prisão não haveria. Senadores têm imunidade parlamentar. Mas para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, a situação poderia levar a uma outra consequência: “Causa espécie que o Senado da República se recuse a cumprir uma decisão do Supremo. Não sei. Talvez a quadra seja sinalizadora da necessidade de fecharmos o Brasil para balanço”.

O senador Demóstenes Torres, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, promete entregar o relatório, o parecer dele, na semana que vem. Já disse que decisão do Supremo não se discute, se cumpre.

FONTE: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1365650-16020,00-SENADO+E+JUSTICA+EM+QUEDA+DE+BRACO+APOS+CARGO+DEVOLVIDO+A+PARLAMENTAR.html

Isso daqui não é um país. Isso daqui não passa de uma piada de mau gosto.

Se os homens e mulhers, detentores de poder nisto que chamam de país,  tivessem um mínimo de vegonha na cara, os senhores senadores estariam esta hora vendo o sol nascer quadrado.

A desculpa fiada de que não se prende devido à imunidade parlamentar não cola. A imunidade parlamentar é limitada única e exclusivamente à atividade parlamentar. O senhores nobres senadores são cidadãos como todos os outros, por exercerrem tal cargo não se acham acima da lei. Cometeram flagrantemente o crime de desobediência e continuam a cometê-lo. A lei é clara quanto à prisão em flagrante.

Vergonha!

« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 17:30:41 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Senado desobedeceu ao STF. Ignorou decisão e o clima voltou a ficar tenso...
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:27:48 »
E eu pensando que nada mais vindo do Senado me espantaria....

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Senado desobedeceu ao STF. Ignorou decisão e o clima voltou a ficar tenso...
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:52:26 »

2

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2009, 19:00:45 »
Poisé. Muito engraçado isso, até porque são os senadores que 'aprovam' a entrada dos Ministros no STF.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2009, 10:43:01 »
Três poderes independentes e absolutos.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 17:57:45 »

Vc está sendo otimista demais ...  :hmph: :no:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!