Isso foi o que um dos meus professores disse semestre passado, mas talvez ele esteja enganado.
Pois é... eu sei lá. Ouvi ontem o Presidente da Itaipu comentando sobre estas duas estações e me ocorreu que seria mais viável se fosse a do Paraná, mas não entendo bulhufas disso...
É, não sei também, porque muitas vezes não entram só detalhes técnicos nessas questões, mas políticos também.
Lula é o culpado pelas tempestades que atingiram Itaipu, óbvio.
Tão falando um montão de BULLSHIT... uns culpando um vento e outros culpando uma chuva... mas o fato é que até agora NÃO SE SABE porque os sistemas de proteção atuaram, se por um fenômeno natural ou se por negligencia na manutenção.
Mas o Lula e sua turma não saberem isto sim... é previsível e esperado.
Tenho minhas dúvidas de que tenha sido um fenômeno metereológico (isoladamente) que causou o problema. Para começar, as torres de alta-voltagem e as sub-estações têm para-raios, justamente para evitar esse tipo de problema. Se mesmo assim a causa do problema foi um raio, isso significa que já existia um problema (talvez falta de manutenção, o que eu não duvido) antes do apagão.
Vento eu acho mais difícil ainda de acreditar. Se foi um vento tão forte assim, duvido que não teriam outras consequências (como casas destruídas) em cidades próximas, e até agora não vi nenhuma notícia do tipo.
Vero! Uma coisa não invalida a outra.
Vi no Jornal Hoje, que cairam cerca de 7 mil raios no Paraná e outros tanto desse em SP, ontem, o que também não invalida uma falha técnica, mas contribui muito.