Geotecton.... o fato da cratera estar a 70o do equador marciano não faria que o angulo de incidência de luz solar seja pequeno o bastante para que as bordas sejam altas o suficiente para projetar uma sombra grande o suficiente para cobrir (pelo menos) uma grande parte da superfície do fundo?
Caro Spitfire.
Em tese, sim!
Mas aí que reside a minha dúvida.
Foi informado que a parede da cratera tem cerca de 300 metros de altura e o diâmetro da cratera é de 35.000 metros.
Observe que a fonte de luz (Sol) está à direita da foto e que a massa de gelo (ou dióxido de carbono) está na parte centro-oeste da cratera. Vamos assumir que a borda oeste da massa de gelo fique a 25.000 metros da parede leste da cratera.
Valendo-se da relação trigonométrica onde se tem o cateto oposto (parede com 300 metros) e o cateto adjacente (limite da borda oeste a 25.000 metros da parede direita) resultará em um angulo de incidência de somente 0,68 graus. Eu acho isto muito baixo (pequeno) mesmo na latitude de 70
o.
Não estou considerando a refração da atmosfera marciana. Pode haver também uma distorção da foto. Além disto leve em consideração a imprecisão das minhas estimativas. Mas ainda assim eu acho que há alguma informação errada e arrisco dizer que a cratera não possui 35.000 metros.
Outro número especulativo. Supondo que o diâmetro da cratera seja os 35.000 metros, permite-se estimar o raio da massa de gelo em 5.200 metros o que dá uma área aproximada de 85 Km
2. Multiplicando, especulativamente, por uma espessura média de 40 metros resultaria em um volume de 3,4 Km
3, ou 3,4 bilhões de litros.
Apenas para constar.
O texto do "link" fornecido pelo Fzapp afirma que foi a sonda Mars Express que obteve tal imagem, que é de caráter fotográfico. O equipamento desta sonda que faz este tipo de imagem é a "High Resolution Stereo Camera" (HRSC)*, que tem resolução de geral de 10 metros, o que é bastante elevada.
*
http://www.esa.int/SPECIALS/Mars_Express/SEMUC75V9ED_0.html