Linhas de transmissão de Itaipu falharam na tarde do apagão
Documento aponta que sistema já havia apresentado problemas quase 10 horas antes do blecaute
Wellington Bahnemann, da Agência Estado
SÃO PAULO - Documento da diretoria técnica de Itaipu sobre a operação da hidrelétrica binacional em 10 de novembro, dia do apagão, mostrou que o sistema de transmissão que escoa a energia da usina ao Brasil já tinha apresentado problemas no período da tarde, quase 10 horas antes do blecaute que atingiu 18 Estados brasileiros. Segundo o relatório, houve o desligamento automático, às 13h31min, da linha de 765 kilovolts (kV) Itaberá/Tijuco Preto 02, "supostamente causado por descarga atmosférica, sendo ligada às 13h56min após análise das proteções atuadas".
O grupo de trabalho criado pelo governo para analisar as causas do apagão está reunido na manhã desta terça-feira no Ministério de Minas e Energia. A reunião é presidida pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Participam também o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; o diretor de engenharia da Eletrobrás, Valter Cardeal e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.
A informação sobre o problema no sistema de transmissão consta no material encaminhado na segunda-feira, 16, pela direção de Itaipu ao Ministério Público Federal (MPF) de Goiás, que abriu procedimento administrativo para apurar as causas e os responsáveis pelo apagão da semana passada.
http://www.estadao.com.br/noticias/economia,linhas-de-transmissao-de-itaipu-falharam-na-tarde-do-apagao,467712,0.htm( a cascata dos raios atmosféricos fazendo cair o sistema acabou, se já sabiam que existia problemas mais de 10 horas antes. Vejamos que explicação duplipensar o governo arranja agora ).