Veja o título do post. Uma coisa absolutamente legal, dentro dos princípios de todas as universidades, leva a imputação política... perdeu meu voto.
Como se algum dia teve a intenção de votar pro Serra? Ou foi só uma oportunidade de proselitismo?
Misturaram as coisas, ao meu ver.
Eu já cogitei sim, votar no Serra. Dependendo dos demais candidatos até votaria.
Sei que é legal, que é assim que funciona. Mas não concordo. Para início de conversa, se fosse para ser apenas os três mais votados não deveria haver candidatura (e normalmente são três) e cada um deveria poder votar em quem quisesse. Os três mais votados seriam indicados em lista tríplice. Ok, seria mais justo.
No entanto, existe todo um sistema para eleição, mesmo que o nome seja consulta pública. Existem debates, existem campanhas. É uma eleição.
Eu não sou aluno, professor ou funcionário da USP, portanto não importa para mim quem seja o reitor desta universidade. Me importa é saber que com Serra na presidência, a escolha do reitor da minha universidade, que é federal, pode ser ameaçada por conchavos políticos. Ou seja, uma pessoa que não está no meio, que não convive os problemas e as questões que envolvem diretamente a comunidade universitária, escolhe meramente por critérios de amizade/simpatia (ou por sugestão de correligionários envolvidos na comunidade e ligados diretamente com as campanhas).
Qualquer futuro presidente poderá fazer isso em uma ou outra universidade, mas prefiro dar o benefício da dúvida. Serra já sei que é capaz de fazer isso, por isso ele perdeu de vez a possibilidade de meu voto.