Autor Tópico: Jean Meslier, padre católico que deixou livro póstumo promovendo o ateísmo  (Lida 1344 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Citação de: [url=http://][/url]
Jean Meslier (15 January 1664 – 1729) was a French Catholic priest who was discovered, upon his death, to have written a book-length philosophical essay promoting atheism. Described by the author as his "testament" to his parishioners, the text denounces all religion. [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Meslier

Não li o ensaio filosófico dele, mas parece interessante. Fica a dica para quem quiser achar algo "novo" para ler nesse sentido, "novo" porque não me parece muito falado por esses círculos.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re: Jean Meslier, padre católico que deixou livro póstumo promovendo o ateísmo
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:39:54 »
Um brasileiro escreveu um ensaio sobre ele que foi publicado. Deve vender por estas lojas on-line.
Se não me engano, é, também, dele aquela frase de que as tripas do último rei deveria ser usada para enforcar o último padre, ou algo do tipo.

P.s.: eu escrevi sem observar os tópicos postados. :hihi:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2009, 14:39:09 »
Dr. Strangelove

Re: Jean Meslier, padre católico que deixou livro póstumo promovendo o ateísmo.

"Cristianismo -  A crença em que um zumbi cósmico judeu, que era seu próprio pai, pode te fazer viver para sempre, se você simbolicamente comer sua carne e lhe dizer telepaticamente que você o aceita como seu mestre, para que ele possa remover uma força maligna presente na humanidade porque uma mulher-costela foi convencida por uma cobra falante a comer de uma árvore mágica... Sim, faz todo sentido."

:?: :arrow: Esta sua definição, está muitíssimo bem apanhada  :!: :arrow: :ok: :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:37:21 »
Um brasileiro escreveu um ensaio sobre ele que foi publicado. Deve vender por estas lojas on-line.
Se não me engano, é, também, dele aquela frase de que as tripas do último rei deveria ser usada para enforcar o último padre, ou algo do tipo.

P.s.: eu escrevi sem observar os tópicos postados. :hihi:

Um dos meus professores tem um livro sobre Jean Meslier e, até aonde fiquei sabendo, ele estava orientando uma mestranda sobre o mesmo tema, então deve surgir mais coisa sobre ele em um futuro próximo.

Um estudo sobre um padre ateu e comunista
Paulo Jonas de Lima Piva desvenda a filosofia de Jean Meslier

Movido por um saudável e apaixonado gosto de aventura e pioneirismo, este estudo de Paulo Jonas de Lima Piva sobre o padre Jean Meslier (1664-1729) procura apresentar ao leitor brasileiro um pensador que, marginalizado e desconhecido por muitos, seria um importante precursor de algumas das principais linhas de força do Iluminismo Francês.

Interessado em reencontrar as autênticas origens do conceito de ateísmo e em depurá-lo de mal-entendidos, Piva mostra que, embora pouco sistemática, a filosofia de Meslier é profunda e coerente: desenvolve uma consistente relação entre materialismo e ateísmo, ao mesmo tempo em que faz uma crítica racional da religião (ideal iluminista por excelência) e ainda uma virulenta denúncia de suas espúrias relações com a política. E dessa razão revoltada, julga Piva, emerge um ateísmo humanista, compatível até mesmo com certos princípios cristãos e defensor intransigente dos valores da liberdade e igualdade, o que tornaria Meslier, surpreendentemente, precursor também do comunismo - o primeiro ateu e comunista que o mundo conheceu.

A julgar pela análise de Piva, a filosofia de Meslier, já madura quando surgem Voltaire e Montesquieu e disponível à geração de Rousseau e Diderot, parece dever ser considerada como a mais coerente e radical versão desse ponto de honra iluminista que é a recuperação de uma racionalidade desprovida de comprometimentos religiosos e metafísicos. Eis por que essa filosofia se constitui em capítulo indispensável da história do ateísmo e de suas relações com o materialismo. Eis por que também, julga Piva, é preciso dar a esse padre ateu a devida cidadania filosófica.

Sobre o autor: Paulo Jonas de Lima Piva é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e autor de O ateu virtuoso: materialismo e moral em Diderot (Discurso Editorial/Fapesp, 2003). Foi pesquisador do Groupe de recherches sur l’histoire du matérialisme, Université de Paris I, Sorbonne, entre 2003 e 2004 e atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu.

http://www.alamedaeditorial.com.br/ateismo-e-revolta
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 22:39:50 por Renato T »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!