Por que um Deus todo-poderoso e infinitamente bondoso permite tais ocorrências catastróficas totalmente desnecessárias?
2 - O Deus ausente e a dúvida
Capturado pelo capeta
Muito bem colocado. Infelizmente os crédulos vão tapar os ouvidos e os olhos diante desses argumentos. Muitos dizem: “são os mistérios de Deus”; outros vão dizer: “não sei, só sei que é assim”. O fato é que os deuses não são muito benévolos. Eles sacrificam crianças, filhos, animais; destroem árvores, causam catástrofes ambientais etc. Pelo menos é que nos conta a literatura religiosa.
Acredito que pelos argumentos, tanto filosóficos, como científicos, não já não cabe mais o recurso chamado “livre-arbítrio“. São tantas as discrepâncias em relação ao livre-arbítrio que recorrê-lo, acaba contribuindo para o resultado contrário. Por exemplo: Deus tem livre-arbítrio? O que lhe impede de fazer as coisas que foram citadas no texto acima? Que pai amoroso é esse que deixa seus filhos assim?
Outra coisa que contribui para desaprovação desse deus é o fato de ele incinerar eternamente bilhões de pessoas simplesmente porque terem culturas, pensamentos e visão de mundo diferentes das que Ele gostaria que tais pessoas tivessem. Certa ocasião eu fui xingado de vários nomes por dizer que era agnóstico, após ter explicado minhas razões, eu só não fui queimado numa fogueia por inconveniência. Isso pode parecer exagero, mas não estou inventando. Foi amargo.
Que diabos de Deus é esse? Pode tudo, mas não faz nada. Como assim? É, Pode tudo, absolutamente TUDO, mas não faz nada. Como o André propôs, ele poderia fazer várias coisas pra resolver a questão, mas prefere se manter no anonimato e deixar o pau quebrar. Isso só nos leva a pensar uma coisa, uma coisa mais coerente: é bem provável que Ele seja um dragão invisível, incolor, inodoro, insípido, flutuante e anti qualquer meio de detecção que se possa imaginar – o dragão de Sagan.
Não. Esse aí já morreu, esqueceu, desapareceu, foi capturado pelo capeta, está preso; não conte com ele.