Autor Tópico: Divagações inúteis, as definições da angústia.  (Lida 426 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Divagações inúteis, as definições da angústia.
« Online: 17 de Novembro de 2009, 21:55:21 »
Dia desses, resolvendo encontrar uma definição para angústia, preferi o mais óbvio dos “definidores”, o dicionário. Ali, deparei-me com a seguinte acepção de Sartre,

consciência da responsabilidade decorrente da infinita liberdade humana e do vazio ontológico que possibilita a liberdade

Essa primeira leitura foi de tal forma pra mim nebulosa que me causou a impressão de ser essa definição antes uma tentativa de causar impacto e assombro em quem lê, ao invés da pretensão simples de esclarecer. Lógico, pensei, É antes de tudo uma impressão causada pela minha incompreensão! Mas se comparadas às conceitualizações de Kierkegaard,

sentimento de ameaça impreciso e indeterminado inerente à condição humana, pelo fato de que a existência de um ser que projeta incessantemente o futuro se defronta de maneira inexorável com possibilidade de fracasso, sofrimento e, no limite, a morte

ou Heidegger,

situação afetiva fundamental despertada pela consciência da inevitabilidade da morte, que coloca o homem em presença do Nada absoluto e incontornável

Mais simples e tangíveis, ao invés de confirmarem a minha incapacidade de compreensão, pareceram antes reforçarem aquela minha primeira impressão: trata-se de uma acepção mais literária que filosófica. No final das contas, preferi umas outras definições comuns, mais psicológicas, que tratam basicamente da angústia como um estado de excitação emocional determinada pela antecipação de algum perigo ou ameaça, ou ainda, pela carência de algo. Enfim, não pensei melhor lugar pra esclarecer o que ele quis dizer que aqui. Eu acho (se eu conseguir ser claro) que aquela “infinita liberdade” é antes uma referência ao fato de encontrar-se o homem sem vinculo algum com coisa nenhuma que pudesse guiá-lo ou mesmo defini-lo e assim ele dependeria somente de si mesmo. O homem existe sem deus ou qualquer outro parâmetro além dele mesmo e das suas vontades.

Alguém aqui tem alguma definição diferente pra angústia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!