BNDES vai passar a financiar shows, games e livrariasO BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai ampliar o financiamento à cultura. Depois do cinema, o banco vai passar a apoiar também jogos eletrônicos, espetáculos ao vivo, indústria fonográfica, livrarias e editoras.
O anúncio será feito pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na próxima quarta-feira, dia 25, na sede do banco, no Rio.
Essa ampliação do leque de apoio à cultura do BNDES irá ocorrer no âmbito do Procult (Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual), criado em 2006 pelo banco e que financiava basicamente projetos de audiovisual.
Com essa mudança, o nome do programa também irá mudar. Passará a se chamar BNDES Procult, Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura.
O montante a ser destinado para esse novo programa de apoio à cultura ampliado não foi definido, mas deverá superar a casa dos R$ 500 milhões, o que significa um aumento bem significativo em relação à linha atual.
Hoje, o BNDES destina R$ 178 milhões para o Procult.
As condições do financiamento são especiais. Para as pequenas empresas, será cobrado TJLP mais 1% ao ano de juros. Já para as grandes, TJLP mais 2% ao ano.
http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2009/11/18/bndes-vai-passar-a-financiar-shows-games-e-livrarias/