Autor Tópico: NOTA de REPÚDIO contra o ESTATUTO RACIAL  (Lida 341 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
NOTA de REPÚDIO contra o ESTATUTO RACIAL
« Online: 20 de Novembro de 2009, 23:13:50 »
Citação de: [url=http://][/url]
NOTA de REPÚDIO contra o ESTATUTO RACIAL
Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro

NAÇÃO MESTIÇA

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O PL DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

E CONTRA A LIMPEZA ÉTNICA DOS MESTIÇOS BRASILEIROS

O MOVIMENTO PARDO MESTIÇO BRASILEIRO - NAÇÃO MESTIÇA vem expressar seu mais veemente repúdio ao Projeto de Lei de iniciativa do Senador PAULO PAIM (PT-RS) aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, no dia 9 de setembro de 2009, que visa instituir o Estatuto da Igualdade Racial.

Divide oficialmente os brasileiros em categorias raciais com direitos diferenciados. Este PL violenta a cidadania brasileira, criando diferentes categorias de brasileiros com base na idéia de raça, favorecendo a fragmentação do povo brasileiro e a destruição da unidade nacional.

Impõe a identidade negra aos pardos. O PL inclui arbitrariamente a população parda no segmento 'negro' ("Art. 1º, Parágrafo único. Para efeito deste Estatuto considera-se: (...) IV – população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor/raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou adotam autodefinição análoga"). Entre outras consequências, caso este PL racista seja aprovado, efetivará a limpeza étnica oficial dos mestiços brasileiros, com os quais historicamente relaciona-se a categoria 'pardo' dos censos oficiais brasileiros. Representará a imposição da identidade negra a mulatos, cafuzos, caboclos (mestiços de indígenas e brancos) e a mestiços descendentes de japoneses e de outras populações imigrantes.

Não é um "Estatuto Mestiço", mas sim promotor da limpeza étnica do mestiço brasileiro.. Repudiamos a declaração do deputado ONIX LORENZONI (DEM-RS) de que, "Foi a aprovação de um relatório mestiço que faz a promoção do negro sem trazer o germe da racialização". Muito pelo contrário, o texto aprovado pela Comissão Especial e que, sem ter consultado representações do Movimento Mestiço e sem passar pelo Plenário da Câmara, será levado ao Senado, oficializará, caso aprovado, a negação da identidade mestiça do povo brasileiro e a divisão da Nação brasileira em raças impostas pelo Estado.
Conclamamos a sociedade brasileira a repudiar tal projeto racista e antipatriótico e em especial aos parlamentares do Congresso Nacional a não permitirem sua aprovação, impedindo o acirramento de conflitos raciais e étnicos em nosso país.
Manaus (AM), 11 de setembro de 2009.
HELDERLI CASTRO DE SÁ
Presidente
www.nacaomestica.org
-
nacaomestica@nacaomestica.org
-
http://twitter.com/nacaomestica
-
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=16232797

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Racismo contra mestiços no estatuto da igualdade racial
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2009, 02:04:53 »
O Ali Kamel, no seu livro Não somos racistas - Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor já falava sobre uma reação desse tipo, como se no Brasil só existissem negros e brancos e os pardos tivessem que se enquadrar numa das duas categorias.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Racismo contra mestiços no estatuto da igualdade racial
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2009, 16:01:54 »
Citar
Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro

Eu ri.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!