Autor Tópico: Cena da novela das 8 gera polêmica  (Lida 2343 vezes)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Cena da novela das 8 gera polêmica
« Online: 26 de Novembro de 2009, 00:08:02 »
<a href="http://www.youtube.com/v/mmZLlMo4qQw&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;rel=0&amp;border=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/mmZLlMo4qQw&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;rel=0&amp;border=1</a>

Cena da novela causa indignação

Fonte

A cena da novela Viver a Vida em que o personagem de Lília Cabral, Tereza, humilha Helena, vivida por Taís Araújo, indignou várias pessoas . Via e-mail ou em sites especializados, lideranças do movimento negro estão expondo seu repúdio às  imagens exatamente na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência negra.

Não poderia ser diferente, afinal Helena, negra, se ajoelha, chorosa, diante de uma enfurecida Tereza, branca, que lhe aplica um tapa no rosto.  A moça recebe o tapa e não reage.  Um assunto espinhoso e  uma cena forte.  O assunto, com certeza, vai render.

Violência racista e sexista na novela “Viver a Vida” afronta Direitos Humanos

Fonte

Não é novidade que a mídia televisiva brasileira dedica pouco ou nenhum espaço às reivindicações de negros/as e mulheres. Seus problemas não são retratados nos telejornais – a menos que seja de forma distorcida – e os estereótipos usados em programas humorísticos e novelas contribuem para degradar sua imagem. Ainda assim, alguns episódios não deixam de ser revoltantes e causar indignação pelo desrespeito aos Direitos Humanos destes grupos.

A novela “Viver a Vida” fere a dignidade humana de negros/as e mulheres. Em sua lógica patriarcal, machista e racista, Helena, a primeira protagonista negra das novelas brasileiras, de origem humilde e que teve a ousadia de decidir livremente os rumos de sua vida, é transformada em criminosa porque não se calou diante das ofensas de sua colega branca, rica, que, desacostumada a ter seus desejos negados, sente-se no direito de insultá-la publicamente. Helena é retratada como responsável por todo o sofrimento existente ao seu redor, ainda que ele não seja causado por algo que ela possa controlar.

Por ter interrompido uma gestação para se manter no mercado de trabalho no passado, Helena sente-se “naturalmente” culpada e arrependida, e é humilhada e demonizada por personagens que sequer estiveram envolvidos com o fato. E, ao pedir perdão de joelhos por um acidente que não provocou, é agredida física e verbalmente pela mulher branca e rica, uma senhora escravocrata. Como nas agressões contra a aluna da UNIBAN Geisy, a violência é a ferramenta usada para lembrá-la do lugar de submissão e inferioridade que as estruturas de poder vigentes relegam a ela.

O reforço de preconceitos contra as mulheres e negros/as nas novelas da Rede Globo, infelizmente, não causa mais surpresa. A imagem de mulher maternal, consumista, passiva e objetificada, bem como a do/a negro/a criminoso/a, lascivo/a e incapaz, arquitetada de forma a fazer opressões sociais parecerem “inclinações naturais”, permeiam toda a sua grade de programas. Violência é o castigo de quem ousa transgredi-las.

Novembro reúne algumas datas de mobilização de extrema importância para grupos oprimidos em nossa sociedade. No Brasil, o dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e o dia 25 é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A veiculação da cena em que Helena é agredida poucos dias antes destas datas e a intensidade da violência projetada mostram o conservadorismo e o descaso da mídia televisiva para com o sofrimento de milhares de brasileiros/as, que concentram nestes dias seu grito coletivo contra as injustiças sociais a que estão submetidos/as.

Helena – personagem da novela Viver a Vida e a cultura da submissão
(Wander Veroni)

Fonte

Polêmico, o autor Manoel Carlos inovou ao escalar atriz Taís Araújo para protagonizar uma Helena negra, modelo, famosa e rica que vive no mundo da moda, na novela Viver a Vida, da TV Globo.

Mas, a crítica à trama feita pela mídia especializada é pontual: a novela conseguiu a façanha de criar uma “barriga” nos primeiros dois meses de estréia, enrolando na apresentação dos personagens e, principalmente, da história.

A Helena criada por Maneco não levanta a bandeira da cultura negra e, por isso, foi criticada por interpretar “uma branca”. Esse tipo de afirmação me dá "nó na garganta" e só reforça o preconceito velado que existe em nossa sociedade.

Afinal, os negros vivem, estudam, trabalham, namoram e se relacionamento da mesma forma que um branco, índio, amarelo, etc. Todos são seres humanos que vivem em sociedade.

Inicialmente, circulou na mídia que a Helena seria médica. Mas, logo depois foi confirmado que ela seria uma modelo. Assim que a trama começou a personagem não agradou.

Não pelo fato de ser uma protagonista negra, mas sim por ela ser chata, certinha, dá lição de moral em todo mundo, não ter conflito e, aparentemente, viver um "mar de rosa" no relacionamento amoroso e na vida profissional. Um bom personagem precisa ter altivez e, principalmente, de um conflito próprio para resolver. Helena só se envolve no conflito dos outros.

Confesso que era fã de Manoel Carlos por ser um dos poucos autores que consegue escrever bem sobre os acontecimentos do cotidiano e que possui sensibilidade única na construção dos diálogos dos personagens. Estou com nojo da cena de humilhação que vi no capítulo de ontem (17/11) na novela e peguei birra! Pode ser que volte a assisti-la, quem sabe.

Assim como outros tantos telespectadores, esperava uma Helena forte, determinada e que venceu tabus e preconceitos por conseguir fama e sucesso profissional sendo negra. Não se trata de defender a bandeira da negritude e do racismo velado na sociedade, mas de interagir com os outros personagens da trama com personalidade.

Ser negro não é só uma questão de levantar a bandeira do racismo, mas de mostrar orgulho de uma etnia que ajudou a construir esse país (e porque não dizer o mundo) com a sua cultura, culinária, religião e música que influenciou toda a humanidade. Infelizmente, a raça negra vive a sombra da escravidão e a submissão de um povo que esteve à margem da sociedade durante séculos.

Aos poucos, o negro consegue se ver na mídia brasileira – o que já é uma grande vitória. Por exemplo, produtos cosméticos já são feitos para esse grupo (do qual me incluo) que também querem se sentir parte da sociedade. Não se trata de discriminação ou de presunção, mas o mundo é diverso e existem vários padrões de beleza.

No capítulo da última terça-feira (17/11) da novela Viver a Vida, exibida na TV Globo, foi marcada por uma profunda humilhação, submissão e desvalorização do negro, afetando diretamente o orgulho desta etnia. Boa parte dos veículos de comunicação noticiou esse capítulo como a "Tereza vinga o sofrimento da filha", passando justamente essa ideia de culpa - o que é rídiculo.

Durante uma determinada cena, a personagem Helena (Taís Araújo) pede perdão à Tereza (Lilian Cabral) por causa do acidente de Luciana (Aline Moraes). Apesar do contexto “emocional” que uma novela normalmente costuma explorar, Helena assumiu uma culpa que não era sua. Querendo ou não, acidentes acontecem. Não há como fugir disso: faz parte da vida.

Claro, é normal ter compaixão por uma pessoa que acabou de ficar tetraplégica, mesmo que ela seja mimada e arrogante, mas culpa: isso não. Quando alguém assume uma culpa é porque ele se responsabiliza por algo – e não foi isso que aconteceu.

Qual é a culpa de Helena? Ela sabotou o carro? Armou um plano para deixar a filha do marido acidentada? Helena colocou Luciana no ônibus de propósito sabendo que iria acontecer o acidente? Não. Fico me perguntando se o contexto fosse outro: se a vítima fosse a personagem de Taís Araujo, será que a Luciana teria tanto remorso?

É normal que os pais fiquem ao lado de um filho, ainda mais quando ele sofre um acidente. Mas o que está acontecendo com a Helena é vergonhoso e, no mínimo, humilhante. Humilhação não só à personagem, mas a etnia negra que se vê mais uma vez submissa na TV.

Esse artigo não tem a presunção de discutir se houve ou não racismo em Viver a Vida. Não é isso. É apenas questionar essa submissão e sentimento de culpa que caiu sobre a personagem de Taís Araújo.  

Seria a hora ideal para o Maneco colocar uma Helena firme, dona de si e determinada, assim como as Helenas que foram interpretadas por Vera Ficher e e Christiane Torloni. A Helena virou a "Geni" de Viver a Vida, assim como a música de Chico Buarque. Todo mundo agora quer jogar uma pedra. Assim não dá!

Apesar do tom de humor, o Casseta e Planeta foi sábio ao parodiar a novela e retratar de forma bem humorada que a Helena não é culpada por tudo de ruim que acontece no mundo. Todos somos. Afinal, somos responsáveis por nossas escolhas.
8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Cena da novela das 8 gera polêmica
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:20:35 »
Eu nem terminei de ler, mas parece uma crítica bem babaca e mal fundamentada, que nunca ocorreria se a mulher que levou a bofetada fosse branca (talvez se a que bateu fosse negra), além de, imagino, desconsiderar que a que deu a bofetada (provavelmente) é vilã.

Acho muito mais provável que não esteja reforçando porcaria de preconceito nenhum, mas que os autores dos textos, por burrice ou preconceito, assumiram isso, quando a idéia talvez fosse até criticar esse tipo de coisa, se é que não estava simplesmente sendo escrito sob uma perspectiva totalmente racialmente neutra, sem qualquer "significado" implícito nas cores dos personagens.

Esse pessoal ativista racial/feminista parece que cada vez mais passa dos limites com essa mania de perseguição, de se ver como vítima em toda situação possível. Acabam servindo mais de espantalho, fazendo um desserviço às causas que supostamente defendem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:23:17 »
Nem agüentei terminar de ler. Parece texto de alguém que só há pouco tempo entendeu que os atores não são os personagens, que antes via os atores na rua e ficava bravo com os que faziam papel de vilão ou tentava dar conselhos para os protagonistas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:34:26 »
Em tapa em novela toda hora. Mas mulher branca não pode dar tapa em negra?

Além do mais são burros, ela é a vilã da história, tem que parecer má. Duh.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2009, 01:41:15 »
Eu achando ela iria retalhar a cabeça dela com uma katana e dizer: "Morra, sua crioula da porra!"

Mas tudo bem...

Mas qual a poêmica, tchê?! Os negros que realmente sofrem com racismo no Brasil passam por coisas muito piores que a novela não transmite.

O problema está nessa falsidade que todo mundo coloca de não tratar a qustão racial como ela realmente é. Ao invés, adotar uma postura politicamente correta de "Ai, gente, raças não existem, somos todos Iguais" mas em outro lado celebrar o dia da consciência de uma raça e apoiá-la em medidas de afirmação. Por que eles precisam ver a personagem da Taís Araújo como uma negra, e não como uma pessoa que está passando por um sofrimento? Aí os caras vão mudar o roteiro da novela só porque "a negra deveria revidar". Ah, vai se fuder!

Também não aguentei ler o "mimimi" até o final. Se isso aí é opressão, o que resta daqueles filmes americanos como Crash e Gran Torino?

Na verdade, essa polêmica era tudo que a novela desejava.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2009, 01:45:45 »
Esse moralismo me deixa muito puto. Esses dias eu fui descrever uma pessoa e comecei: "Bom, é um rapaz negro..."

Nisso 20 rostos se voltam para mim, como se eu confessasse um crime. Até que o professor diz:

- Puxa, meu rapaz, não fale assim.
- Assim como? - retruquei, mas na verdade já sabia do que se tratava.
- Não diga "negro".
- E o que eu vou dizer então? Afrodenscendente?!

Nisso até o professor ficou meio encabulado porque sabia que o termo era ridículo.

EDIT: Na verdade, não lembro direito, mas posso ter utilizado a expressão "preto", que é considerada mais pejorativa. Mas mesmo assim é muita frescura inibir alguém por dizer isso.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 01:50:35 por Dr. Strangelove »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2009, 07:37:17 »
Assim como outros tantos telespectadores, esperava uma Helena forte, determinada e que venceu tabus e preconceitos por conseguir fama e sucesso profissional sendo negra. Não se trata de defender a bandeira da negritude e do racismo velado na sociedade, mas de interagir com os outros personagens da trama com personalidade.

Olha que engraçado, ele tinha expectativas quanto a uma novela.  ::) Eu quase consigo imaginar ele escrevendo esta parte e tentando segurar o choro.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2009, 08:10:02 »
1 - Novelas não são reais, não se deve levar tão a série. Vão arranjar algo a mais para fazer.

2 - A branca é a vilã e a negra a mocinha, não é preciso ser muito inteligente (se tratando de novela da Globo, QI de um camundongo já é muito) para perceber isso.

3 - Porque não vão fazer trabalho voluntário que realmente vai ajudar os outros, ao invés de ficar criticando programas (que por sinal tem roteiros previsíveis e nada originais)?

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2009, 10:47:48 »
Bom, estou sinceramente com preguiça de ler o que escreveram, então vou me abster de comentar sobre a novela.

Agora, eu me lembro de um caso bem emblemático durante a gravação daquela novela 'Sinhá Moça'. Apareceu um promotor querendo processar a novela pq nela os negros eram libertados não por suas ações próprias, mas sim por ações de brancos que simpatizavam com a situação de penúria em que eles, negros, se encontravam.

Aí fizeram uma entrevista com esse promotor sobre a novela, e ele ficou se preocupando em achar exemplos de situações em que os negros tinham se rebelado por eles mesmos. E a reporter deu uma cutucadinha falando que havia interpretações históricas alternativas. O promotor disse que discordava, e disse depois que 'não importa o que aconteceu de fato, importa a imagem que é passada'. Ou seja, o cara prefere uma representação que seja ideologicamente condizente com o que ele quer do que uma que seja historicamente verdadeira.

A reportagem estava aqui, mas não está mais funcionando o link:
http://www3.atarde.com.br/cultura/interna.jsp?xsl=noticia.xsl&xml=NOTICIA/2006/06/03/984457.xml

Eu tenho a parte interessante pq mandei pra um amigo por e-mail:
Mas como determinar qual visão histórica deve prevalecer? Recentemente têm surgido muitas interpretações alternativas na pesquisa histórica sobre a escravidão.
Nossa questão maior não é se a versão da novela é a certa ou a errada. Isso será tocado, e de antemão podemos dizer que, embora existam versões, há uma historiografia mínima, baseada em depoimentos e documentos, que a novela não vem respeitando. Mas independente da questão histórica, se a forma de um programa atinge a dignidade da pessoa humana, a Constituição Federal determina que esse algo tem que ser corrigido, porque a dignidade é um dos princípios do Estado democrático de direito. Se alguma coisa ofende o auto-respeito ou a auto-imagem de uma pessoa ou um grupo, ou leva certa pessoa ou grupo a sentir-se superior diante de outro, essa coisa fere a Constituição.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:48:52 »
A mesma cena feita com 2 atrizes brancas perderia o nexo??? Não? Então estes histéricos que tratem de ir TNC... simples assim.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2009, 15:41:43 »
Fazer esse tipo imbecil de polêmica gera renda.... De alguma forma, mas gera uma boa renda hehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!