Série conta história do mundo com relíquias do Museu Britânico; vejaUma série de programas de rádio da BBC na Grã-Bretanha pretende analisar a história da humanidade por meio de cem objetos e relíquias do acervo do Museu Britânico, em Londres.
Fazem parte desta lista desde relíquias da pré-História, como um machado de pedra com mais de 1,2 milhões de anos, a objetos comuns dos dias atuais, como o cartão de crédito.
Cada artefato será tema de um programa com duração de 15 minutos, no qual historiadores vão explicar sua importância para se entender como viviam e como evoluíram os povos ao redor do mundo.
A série estreia na Grã-Bretanha em 18 de janeiro de 2010, na Radio 4 da BBC.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/11/091126_museubritanicohistoriaml.shtml
Galeria de fotos - História do mundo em 100 objetos
Um programa da BBC vai analisar a história da humanidade por meio de cem objetos do Museu Britânico. Esta serpente asteca do século 15 ajudou cientistas a entender a hierarquia dentro daquela comunidade. (Fotos: The Trustees of the British Museum)

Encontrado na Garganta de Olduvai, na Tanzânia, este machado de mais de 1,2 milhões de anos é um exemplo de como o homem adaptou a natureza a seu favor.

Para os curadores do museu, esta imagem clássica de um faraó do Egito é uma "aula" sobre como apresentar a imagem de um líder político. Ela data de 1250 a.C.

Uma inscrição dentro desta bacia do ano 1.000 a.C. permitiu aos historiadores compreender um período crucial da China, quando o rei Wu estabeleceu a dinastia Zhou após conquistar a dinastia Shang.

No programa que analisa esta esfinge, encontrada no Sudão e datada de 680 a.C, os historiadores fazem uma ligação entre os antigos reinados do país e os faraós do Egito. Para eles, alguns faraós egípcios foram negros sudaneses.

Usadas para decorar túmulos, essas figuras representam um civil, um demônio e um camelo, o que mostra como funcionava a sociedade chinesa no ano 728 d.C.

Esta marionete datada dos séculos 17 ou 18, de Java, na Indonésia, mostra como heróis da mitologia hindu ainda fazem parte de formas populares de entretenimento no maior país muçulmano do mundo.

Esta cadeira foi realizada em 2001 com armas que foram entregues após o desarmamento em Moçambique, ilustrando o período pós-guerras civis no continente africano. O programa da BBC vai ao ar em janeiro.