Autor Tópico: Dúvida em relação a faculdade  (Lida 1318 vezes)

Offline Victor

• Nível 01
  • *
  • Eveybody lies
Dúvida em relação a faculdade
« Online: 27 de Novembro de 2009, 21:48:14 »
Bom pessoal, antes de mais nada, completei 18 anos nesse ano e agora estou num dilema.

Como vocês sabem, a maioria dos vestibulares das faculdades federais/estaduais já foram. Não tive como prestar e tentar, pois eu ainda não estudei o suficiente e estava muitooo indeciso e perdido.
A questão: os vestibulares dessas faculdades é só pro fim do ano que vem, e eu não gostaria de ficar mais um ano sem fazer nada se não estudar e me preparar pros vestibulares.

Pensei em fazer faculdade particular aqui em Votuporanga - SP, na UNIFEV. As inscrições é logo agora em 12/13 e com o ENEM, eu até poderia ganhar uma bolsa.

A questão: começo agora já numa faculdade particular, ou me preparo mais um ano e entro numa faculdade estadual? Eu estou muito dividido pois eu queria começar a estudar já, tenho 18 anos e quanto mais atrasar pior, mas ao mesmo tempo tenho medo da faculdade particular não ser tão boa e eu não conseguir bons empregos.

Antes que eu me esqueça, eu pretendo fazer Biomedicina (tem alguns usuários que faz faculdade na área biológica aqui, não?), aqui na região do interior de SP. Vocês acham que uma faculdade particular não vale a pena nesse caso? Ou é só preconceito da minha parte? Pois sempre se ouve dizer que as faculdades particulares não prestam, né. Claro que não é igual a uma federal, mas...
"Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer" - Carl Sagan

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Dúvida em relação a faculdade
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2009, 21:58:07 »
Estude mais um ano, eu te acho novo. Eu entrei com 19... Amigos meus da medicina entraram com mais de 20!

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 22:08:45 »
Também penso assim, e também entrei com 19 na graduação que concluí, depois de ter largado outra.

A mensalidade que você vai pagar num ano de graduação numa particular, pode ser a renda pra se manter enquanto estuda por mais um tempo. :)
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2009, 11:43:44 »
Bom pessoal, antes de mais nada, completei 18 anos nesse ano e agora estou num dilema.

(...)

1- Quem vai pagar a faculdade ?
1.1- Essa pessoa é que pode decidir o que fazer. A menos que você queira ficar discutindo se tranca ou não daqui a seis meses.

O resto é um mundo de escolhas dentro desse universo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2009, 11:56:31 »
olha, tu não vai gostar da minha idéia, maaaaaaaaaaaaas.

pra que ter pressa?

tu tá estudando desde que tu tem 6 anos. Isso dá 13 anos estudando, estudando, estudando.

e depois, vão ser mais 40 anos trabalhando, trabalhando, trabalhando.

se dê férias!

um ano (ou meio ano, já que tem os vest de inverno) pra se divertir com os amigos, sair, dormir tarde e mais importante: pensar se é realmente isso que tu quer.

tu nunca mais vai ter essa oportunidade de descansar e dedicar-se a si mesmo, aproveite oras.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2009, 12:13:55 »
Victor, a decisão da faculdade é menos séria do que parece. Especialmente quando se tem 18 anos.

Você pode fazer como a Nyx falou, e esperar um ano até o vestibular... ou, se tiver condições, fazer na particular.

Qualidade das faculs: eu costumo dizer que há três tipos de faculdades - as públicas, as PUCs (particulares, mas de qualidade) e as FAC-Esquina. Isso é um tanto quanto genérico demais, então sugiro que você fale com gente que já cursou uns dois ou três anos completos da faculdade pra ver se vale à pena.
Latebra optima insania est.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2009, 13:07:02 »
Pelas respostas, dá para perceber quem é filho e quem é pai :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2009, 13:44:41 »
Mas muitas vezes os pais esquecem que o que vão pagar para sustentar o filho em outra cidade é o mesmo que vão pagar por uma universidade particular. Claro que não estou falando de uma PUC, mas de particulares mais em conta.

Podem me chamar de fresco, mas um dos motivos que eu não fui estudar na UFSC é que eu provavelmente iria surtar morando numa república. Morar com dois/três amigos até que vai, escolhendo-os a dedo. Ainda assim, se fosse considerar o preço de sustentar mais uma casa, por menor que fosse, mais um mínimo de conforto e viagens de ida e volta ocasionais, meus pais expressaram preferência a fazer uma particular* aqui.

Mas é claro, concordo com o FZapp, não dá para decidir sem antes conversar com quem vai bancar.

* O caso da minha universidade é estranho. Ela é municipal, mas é uma autarquia e é paga. Tudo indica que "em breve" ela se tornará a "Universidade Federal do Vale do Itajaí". Digo em breve, mas eu duvido que isso aconteça antes de eu me formar. Já foi acertado que haverá uma federal aqui e alguns dos 'comos' já foram acertados também, falta saber o 'quando' agora.

Outro ponto a levar em consideração é o mercado de trabalho. No meu caso, o Vale do Itajaí é um pólo industrial muito maior que Florianopólis, então a facilidade de encontrar estágios durante a graduação e emprego depois de graduado é muito maior.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2009, 13:48:08 »
Mas muitas vezes os pais esquecem que o que vão pagar para sustentar o filho em outra cidade é o mesmo que vão pagar por uma universidade particular. Claro que não estou falando de uma PUC, mas de particulares mais em conta.
(...)

É verdade. O que quis dizer é que decidir sozinho seria tão injusto quanto o seu pai decidir por você. Tem que chegar num acordo onde um bolso pague e seja produtivo ...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2009, 16:18:04 »
Em off: sabe quanto minha mãe ajudou quando fui pra Campinas? Zero mil, zerocentos e zerenta e zero. Minha tia às vezes mandava algum dinheiro, e eu tinha algumas reservas, mas isso são duas coisas com as quais simplesmente não se pode contar. O horário da faculdade também era meio louco, e eu não ia trancar matéria no primeiro ano... minha idéia era passar esse ano só com uns bicos e daí por diante arrumar trabalho sério, coisa que não é lá muito fácil no primeiro semestre.

Podem me chamar de fresco, mas um dos motivos que eu não fui estudar na UFSC é que eu provavelmente iria surtar morando numa república.
Na minha casa (masculina), tinha gente que jogava cueca suja no chão. Da sala. E o quarto era um só pra quatro pessoas.

Na segunda (mista e república mesmo), eram oito pessoas... embora fosse relevável que uma das garotas lavava a calcinha e deixava pendurada na torneira do chuveiro (ao menos, tava limpa), o espaço comum era pouco e meio largadão. Fiz questão de, quando saí de lá, deixar bem claro pro pessoal que não era nada contra ninguém, e que tinha adorado o tempo por lá.

A terceira (masculina), adorei: tinha bem jeitão de casa, livros e papéis espalhados pela casa inteira (em parte mea culpa), faxina semanal, o pessoal não deixava coisa fora da geladeira ou estragando dentro dela, cada um comprou uns temperos diferentes pra todo mundo usar... tinha até cachorro! (E sim, bem tratado - cão com três donos que nem morria de fome nem era super-alimentado.)

Daí, minha mãe teve uns problemas financeiros e eu tive que ajudar... as viagens pra Curita pegavam pesado no bolso... a bipolar veio me dizer "oi besta" em um feriado que todo mundo viajou... minha mãe parou de pintar o cabelo, sinal que tava deprimida e se sentia sozinha (mesmo com o "Sr. Angu" - meu sobrinho de um ano, que passa mais tempo aqui que na casa dos pais)...

Ainda assim, recomendo que ao menos uma vez na vida se more em outra cidade.
Latebra optima insania est.

Offline Victor

• Nível 01
  • *
  • Eveybody lies
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2009, 19:34:48 »
Bom pessoal, meus pais estão bem cientes da minha dúvida, inclusive a gente conversa sobre isso todos os dias. Eles nunca fizeram pressão e nunca cobraram nada; estão me deixando decidir e isso foi ótimo, pois agora pude estou realmente certo do que quero. Eles sempre foram legais comigo. E no caso, se fosse pra particular, eles iriam pagar a faculdade. Apesar que pretendo trabalhar pra ajudar enquanto estudo, se possível.

O preço da particular não é um problema, claro que não sou rico pra pagar mensalidades de 1000 reais em um curso de medicina por ex (o que não é o caso), mas o meu medo mesmo são duas coisas: o peso que uma faculdade particular tem no currículo, que é muito inferior que a estadual/federal, e o mercado de trabalho. Dizem por aí que é muito difícil arrumar emprego em biomedicina e outras áreas da saúde/biológicas, como farmácia, que também tenho interesse. Alguém aqui no CC cursa alguma facul nessa área? Isso é verdade?

Não estou pensando só no emprego e no salário... eu gosto muito dessa área e desse curso, por isso que escolhi, mas acho que as duas coisas tem que ser consideradas. E, se for preciso uma pós graduação pra um melhor emprego, vou fazer também.

Mas enfim, ainda estou na dúvida, mas muito direcionado a tentar a UNESP. Eu estudo muito e me sinto capaz, sempre fui assim, mas tem sempre aquela insegurança e medo que rola quando vai fazer um vestibular, ainda mais a UNESP que são duas fases e é uma excelente faculdade aqui no estado de SP.
Eu agora mesmo estava resolvendo a prova de 2009 da UNESP, 1ª fase. Não achei nada difícil, um ano de estudo extensivo e provavelmente eu passo. Meu problema é matemática e física, não consigo resolver nenhuma questão, mas isso, é só estudar mais.

Apesar que mesmo que não se consiga um emprego, com um ensino superior na mão, não importa da onde, tem sempre oportunidades boas pra concurso público. E, mesmo que não vire nada, não foram anos perdidos. Foi conhecimento - ainda mais numa área que gosto.

olha, tu não vai gostar da minha idéia, maaaaaaaaaaaaas.

pra que ter pressa?

tu tá estudando desde que tu tem 6 anos. Isso dá 13 anos estudando, estudando, estudando.

e depois, vão ser mais 40 anos trabalhando, trabalhando, trabalhando.

se dê férias!

um ano (ou meio ano, já que tem os vest de inverno) pra se divertir com os amigos, sair, dormir tarde e mais importante: pensar se é realmente isso que tu quer.

tu nunca mais vai ter essa oportunidade de descansar e dedicar-se a si mesmo, aproveite oras.
Você tem razão, mas o único problema nyx, é que eu já passei um ano sem fazer nada.

Eu terminei o colegial aos 17 anos e esse ano, não fiz nada, apesar de estar sempre estudando.

Valeu a todos que responderam, é bom receber respostas e opiniões ainda mais num fórum como o CC.
"Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer" - Carl Sagan

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2009, 19:39:08 »
Eu já acho que mais cedo é melhor, a gente tem disposição e cabeça para estudar, claro que não conseguir o vestiba da sua faculdade preferida não é a morte de ninguém e às vezes é melhor tentar de novo no outro ano, mas em geral quanto antes tiver o diploma e profissão, mais tempo para especializar você terá. Pensando em onde você estará quando tiver 30 e tiver outros planos, é importante.

Fico feliz que seus pais o apoiem, isso é mais raro do que parece, eu tentaria aproveitar isso fazendo uma boa escolha, que é o que você está colocando aqui, então isso é bom !
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2009, 21:07:11 »
Biomedicina é coisa de roscão.

Falando sério:

Essa coisa de idade é meio nóia. Quando tu entrares vais ver gente mais velha que tu assim como alguns muito mais jovens. Às vezes, o pessoal do primeiro caso é mais focado e os do segundo acabam cometendo engano. É, claro, se tu quiseres, por exemplo, seguir a carreira de físico, a questão do tempo influencia bastante.

Enfim, DON'T PANIC! O bom da vida é saber dar a cada coisa seu devido tempo. Não deixe que ninguém te imponha o teu ritmo. A música é tua e tu tocas como tu quer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!