Bom pessoal, meus pais estão bem cientes da minha dúvida, inclusive a gente conversa sobre isso todos os dias. Eles nunca fizeram pressão e nunca cobraram nada; estão me deixando decidir e isso foi ótimo, pois agora pude estou realmente certo do que quero. Eles sempre foram legais comigo. E no caso, se fosse pra particular, eles iriam pagar a faculdade. Apesar que pretendo trabalhar pra ajudar enquanto estudo, se possível.
O preço da particular não é um problema, claro que não sou rico pra pagar mensalidades de 1000 reais em um curso de medicina por ex (o que não é o caso), mas o meu medo mesmo são duas coisas: o peso que uma faculdade particular tem no currículo, que é muito inferior que a estadual/federal, e o mercado de trabalho. Dizem por aí que é muito difícil arrumar emprego em biomedicina e outras áreas da saúde/biológicas, como farmácia, que também tenho interesse. Alguém aqui no CC cursa alguma facul nessa área? Isso é verdade?
Não estou pensando só no emprego e no salário... eu gosto muito dessa área e desse curso, por isso que escolhi, mas acho que as duas coisas tem que ser consideradas. E, se for preciso uma pós graduação pra um melhor emprego, vou fazer também.
Mas enfim, ainda estou na dúvida, mas muito direcionado a tentar a UNESP. Eu estudo muito e me sinto capaz, sempre fui assim, mas tem sempre aquela insegurança e medo que rola quando vai fazer um vestibular, ainda mais a UNESP que são duas fases e é uma excelente faculdade aqui no estado de SP.
Eu agora mesmo estava resolvendo a prova de 2009 da UNESP, 1ª fase. Não achei nada difícil, um ano de estudo extensivo e provavelmente eu passo. Meu problema é matemática e física, não consigo resolver nenhuma questão, mas isso, é só estudar mais.
Apesar que mesmo que não se consiga um emprego, com um ensino superior na mão, não importa da onde, tem sempre oportunidades boas pra concurso público. E, mesmo que não vire nada, não foram anos perdidos. Foi conhecimento - ainda mais numa área que gosto.
olha, tu não vai gostar da minha idéia, maaaaaaaaaaaaas.
pra que ter pressa?
tu tá estudando desde que tu tem 6 anos. Isso dá 13 anos estudando, estudando, estudando.
e depois, vão ser mais 40 anos trabalhando, trabalhando, trabalhando.
se dê férias!
um ano (ou meio ano, já que tem os vest de inverno) pra se divertir com os amigos, sair, dormir tarde e mais importante: pensar se é realmente isso que tu quer.
tu nunca mais vai ter essa oportunidade de descansar e dedicar-se a si mesmo, aproveite oras.
Você tem razão, mas o único problema nyx, é que eu já passei um ano sem fazer nada.
Eu terminei o colegial aos 17 anos e esse ano, não fiz nada, apesar de estar sempre estudando.
Valeu a todos que responderam, é bom receber respostas e opiniões ainda mais num fórum como o CC.