Alguém pode afirmar a razão da não existência do saci-pererê ? Hoje esta ventando pra KCT aqui, eu estava concertando um laptop velho da Compaq, depois que tirei os vírus, limpei o registro, defragmentei o disco e outras coisas mais, eu desliguei o laptop fui no banheiro fazer xixi, quando voltei liguei o laptop e o monitor não funciona, não aparece nem a tela do BIOS. Caso e ponto, todo mundo sabe que o saci viaja na ventania e gosta de quebrar de fazer malas-artes, isso não provaria a existência do saci ?
Existe, no seu exemplo... o princípio da parsimônia.
Se "um saci avacalhou com o laptop" e "é um laptop velho e pode ter algo sem funcionar direito" explicam a mesma coisa com a mesma eficiência, a segunda hipótese é mais provavelmente a certa - afinal de contas, você tem que fazer trocentas mil afirmações pra alegar que o Saci existe, hehe.
Quando todas os alegados motivos para algo existir podem ser explicados eficientemente por alternativas mais parsimoniosas, de boa, não há razão nenhuma pra supor que existe (
e no meu ponto de vista, nem mesmo pra dizer que pode existir, até surgirem evidências em contrário).
O melhor, entretanto, seria deixar as evidências falarem por si mesmas, e fazer testes que reforcem uma hipótese em detrimento da outra. No exemplo, trocar a pilha da BIOS pode ser um bom teste - especialmente porque é barata.
(Aliás, o laptop tá mesmo com esse problema? Se quiser alguma ajuda, dê um grito

)