Não sei não... Acho que para nós, meros mortais, proprina, corrupção, lavagem de dinheiro, mensalão e tudo mais, soa como algo muito grave, desprezível, enfim, difícil de engolir.
É mais ou menos assim que vejo a coisa: No nosso dia a dia, se presenciamos um amigo/conhecido fazendo algo que julgamos errado, como não devolver o troco fornecido incorretamente do caixa do restaurante, às vezes nós "damos um toque" no cara para devolver. Isto também vale para o operador de caixa.
Onde quero chegar: Normalmente, mesmo com cifras pequenas, reagimos para tentar fazer o que achamos certo.
No caso dos nossos governantes, parece-me que a cifra, o montante, não tem mais significado... É o poder, o "status". Não vejo outro motivo para explicar o desejo, sem culpa, de tanto dinheiro dos nosso governantes.
Ao orarem, tenho a impressão disto: De que este "poder", "esta graça" nunca acabe... É uma inversão de valores tremenda, por isto a ausência da culpa... Apesar de saberem, de uma forma ou de outra, que estão agindo incorretamente com as Leis vigentes.