Autor Tópico: Fabricar ou distribuir videogames ofensivos pode se tornar crime  (Lida 796 vezes)

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
Fabricar ou distribuir videogames ofensivos pode se tornar crime
« Online: 03 de Dezembro de 2009, 17:34:55 »
A Comissão de Educação (CE) aprovou projeto (170/06), de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que torna crime fabricar, importar ou distribuir jogos de videogames ofensivos "aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos".

O projeto altera a lei 7716/89, equiparando a divulgação de conteúdo discriminatório por meio dos videogames ao crime de preconceito previsto no artigo 20 da lei, com pena de um a três anos de reclusão.

"Alguns jogos têm passado de brincadeiras de mau gosto, sendo arsenal de propaganda e doutrinação contra determinadas culturas, não sendo possível confundir liberdade de expressão dos jogos com culto à anarquia, desrespeito à imagem e honra das pessoas e aos cultos com suas liturgias", alerta o parecer do relator Valter Pereira (PMDB-MS).

O projeto segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em decisão terminativa.

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97904

|(
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Fabricar ou distribuir videogames ofensivos pode se tornar crime
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2009, 17:39:47 »
Tudo bem, sem problemas...

Basta ter um cartão de crédito internacional e comprar TODOS OS JOGOS QUE EU QUISER bem longe destes projetinhos de Leis idiotas.

Era só o que faltava...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2009, 18:03:21 »
Bom, mesmo com o "cartão de credito internacional" você estaria importando o jogo, o que seria crime se o projeto for aprovado.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2009, 19:17:51 »
Tudo bem, sem problemas...

Basta ter um cartão de crédito internacional e comprar TODOS OS JOGOS QUE EU QUISER bem longe destes projetinhos de Leis idiotas.

Era só o que faltava...

Bom, mesmo com o "cartão de credito internacional" você estaria importando o jogo, o que seria crime se o projeto for aprovado.

E o que farão a respeito das barraquinhas de jogos piratas que existem aos montes em qualquer lugar do Brasil?

Mais uma lei idiota que só funcionará no papel, não precisam se preocupar.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2009, 19:30:55 »
Afff. Que censura!
Embora eu esteja à favor do "politicamente correto" em algumas circunstâncias, não acho que isso deva ser feito na forma de censura e sim de esclarecimento.

Quando conto piadas de portugueses e de argentinos, por exemplo, tenho plena consciência que são apenas piadas, e que a chance de um argentino ou um brasileiro ser arrogante e egocêntrico é exatamente a mesma - ou a de um português ou um brasileiro ser burro e literal.
(Aliás, com mais de 50% de genes portugueses, se alguém fosse se estressar por isso seria eu...)

Por que não podemos fazer o mesmo com jogos?
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2009, 19:52:00 »
Isso vem do mesmo senado que aprovou a proibição do Counter-Strike, porque uma fase mostrava uma favela do Rio de Janeira.

Isso já diz o nível dessas criaturas quanto se trata de "liberdade de expressão".

E o pior de tudo não é que o Rio de Janeira realmente tem favelas por todo lado, o maior problema é que era uma fase feita por FÃS. Os caras são tão burros, não sabem o que é Internet, e querem meter o dedo.

São intolerantes, tem QI de uma galinha. E são quem governam nosso país. Certas horas eu penso que talvez estivéssemos melhor com Fidel Castro no lugar deles.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2009, 19:54:00 »
Mais uma palhaçada dos palhaços... quem vai fiscalizar esta bosta???

VTNC, Valdir Raupp... inútil... vagabundo. Vai trabalhar, parasita.  :no:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2009, 19:56:09 »
Isso vem do mesmo senado que aprovou a proibição do Counter-Strike, porque uma fase mostrava uma favela do Rio de Janeira.

E que criticavam a censura dos militares malvados.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2009, 20:04:21 »

Pergunta que não quer calar...

E funcionou alguma merda?

Tem que ter bebido muita água do parto para imaginar que uma "lei" (RÁ RÁ RÁ) estúpida como esta consiga, minimamente, entrar em vigor. Só sendo senador mesmo... vivem em outro planeta.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2009, 20:14:31 »
Entrou em vigor sim, até onde eu sei.

Mas alguém tem Counter-Strike original?

São burros, intolerantes e esqueci de falar: vivem em um mundo de fantasia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2009, 20:37:25 »

Não. Não estaria. Plataformas STEAM, por exemplo, pago e baixo o jogo On-line, nenhum crime até aqui. O Site não fica no Brasil. Se uma lei imbecil dessas pega por aqui, muitas empresas de jogos partirão para o mesmo esquema do STEAM.

A propósito, quando o Counter-Strike foi recolhido das prateleiras no Brasil, comprei e baixei tranquilamente o jogo On-line e o download foi rapidíssimo à 2Mb.

É um projeto de lei que já nasceu morto de um político morto-vivo.

E se todo o Mundo adere à essa merda? Ótimo, dobra-se a pirataria... Prejuízo certo.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2009, 20:55:17 por Mr. Mustard »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2009, 21:39:54 »
Entrou em vigor sim, até onde eu sei.

Mas alguém tem Counter-Strike original?

São burros, intolerantes e esqueci de falar: vivem em um mundo de fantasia.

Já era praticamente um abandonware quando promulgaram a lei...  :lazy:

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2009, 21:41:58 por Spitfire »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2009, 21:52:16 »
Eremita,

Essa é só a maneira burra deles protegerem as "nossas crianças e adolescentes" protegidas de más influências (como se, por aqui e por eles mesmos, um jogo fizesse algum diferença).
Agora, esclarecer sobre o quê?? Em relação a jogos? Qual seria o propósito???

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2009, 22:04:15 »
Uma das coisas que eu acredito é: para influenciar alguém, falar tem pouco efeito, um exemplo é que realmente vale.

Não adianta nada querer probir joguinho de tiro e continuar a roubar centenas de bilhões deixa essas crianças em favelas ao meio dos traficantes.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2009, 07:46:05 »
Uma das coisas que eu acredito é: para influenciar alguém, falar tem pouco efeito, um exemplo é que realmente vale.

Não adianta nada querer probir joguinho de tiro e continuar a roubar centenas de bilhões deixa essas crianças em favelas ao meio dos traficantes.

Pois é, depois são os jovens os alienados...

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2009, 08:57:31 »
Concordo com você foxes, e eu acho que o objetivo de uma coisa assim é chamar a atenção, não trazer resultados efetivos.
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2009, 11:25:49 »
Bom, "censura idiota" é hipérbole... quando é que o Estado Brasileiro vai parar de tutelar o cidadão?

E que criticavam a censura dos militares malvados.

Claro, porque censura é censura de qualquer forma e é perfeitamente razoável comparar videogames violentos a tortura de verdade, jornais fechados, partidos proibidos, proibição de livre associação, economia em ruínas e plantar a semente da violência de anos futuros ao CONSTRUIR favelas cariocas como a Cidade de Deus. Que saudade de eficiência dos milicos ;-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2009, 15:48:16 »
Claro, porque censura é censura de qualquer forma e é perfeitamente razoável comparar videogames violentos a tortura de verdade, jornais fechados, partidos proibidos, proibição de livre associação, economia em ruínas e plantar a semente da violência de anos futuros ao CONSTRUIR favelas cariocas como a Cidade de Deus. Que saudade de eficiência dos milicos

Acho razoável comparar a falsidade de quem criticava a censura ao mesmo tempo que tentam barrar que mostrem o Brasil como é, afinal tentar barrar o que ELES PRÓPRIOS não querem mostrar ao resto do mundo não é censura, não é mesmo?

Poucos anos atrás tentaram impedir que um artista estrangeiro filmasse uma porcaria qualquer em uma favela carioca, existe base legal para impedir?

No tempo que o Silvestre Está Longe lançou um filme, a igreja tentou a todo custo impedir algo que hoje passa na televisão até no período da tarde, existia base legal para tentar impedir um filme? Não? Então qual é a desculpa para tentar?

E as tentativas de barrar algo constrangedor partiram exatamente de quem arrotava contra a censura.

Muita coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!