Autor Tópico: Horóscopo sanguíneo  (Lida 2033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Horóscopo sanguíneo
« Online: 07 de Dezembro de 2009, 20:14:39 »
Outro dia ouvi falar sobre isso e a importância que tem no Japão. Resolvi pesquisar mais e achei vários textos sobre o assunto, mas esse me parece o mais completo.

Citar
Teoria da Personalidade Sangüínea 

     Yo! Hoje decidi falar sobre um aspecto da cultura japonesa que influencia muito os mangás e animês e que pode tornar a leitura deles um pouco mais interessante: O tipo sangüíneo.
     Muitos ocidentais acham estranho as fichas de personagens de desenhos japoneses, que muitas vezes incluem o tipo sangüíneo. Mas saiba desde o começo desse texto, que isso não é por simples perfeccionismo oriental. Para os japoneses, o tipo sangüíneo é muito importante. Por exemplo, quando você se apresenta pra uma pessoa no Brasil, você diz seu nome, idade, time de futebol, etc. São coisas que nossa sociedade acredita ser de importância do indivíduo e muitas vezes, o inicio de um longo papo. No Japão costuma se dizer o tipo sangüíneo e perguntar o dos outros, na maior normalidade.
     Qual é a grande importância no tipo sangüíneo? Não, os japoneses não estão em busca de doadores. Na verdade, isso tem base em teorias criadas já em 1916, por Takeji Furukawa, da Universidade Feminina Ocha no Mizu, do Japão, pesquisador da psicologia humana e traços de personalidade, que ligava o tipo sangüíneo a forma que o cérebro funciona. Basicamente, dizia que os diferentes tipos sangüíneos reagiam de formas diferentes a perguntas, cada um ativando uma parte especifica do cérebro, criando assim, reações especificas de cada grupo sangüíneo. Mais tarde, Furukawa viria a aprofundar suas teorias com base cientifica, na Universidade de Tokyo, saindo da psicologia teórica e buscando respostas em testes de sangue, eletrocardiogramas, etc.
     O governo japonês chegou a estudar o uso da pesquisa para dividir grupos e tarefas de soldados durante a Segunda Guerra Mundial, mas desistiu pelos custos e tempo que levaria para catalogar todos seus homens. Ainda na terra onde o sol nasce, empresas empregam a pesquisa no setor de Recursos Humanos, para selecionar pessoal. No entanto, poucos países levam a serio essa pesquisa. Em Taiwan e na Coréia do Sul, eles tem a mesma idéia dos japoneses e na Franca já houve algo do tipo, alem de pesquisas próprias, que acabou não interessando o povo francês. Mas todo o resto do mundo sequer tem interesse nessas teorias.
     As pesquisas, estritamente cientificas, logo caíram na graça popular. O "horóscopo sangüíneo" se difundiu no Japão, onde ele se popularizou ao ponto de bater de frente com a astrologia, entre os carentes de previsão do futuro. Esse tipo de "bidus" sangüíneos acabou saindo da definição de personalidade e indo pro mesmo terreno da astrologia de jornal: seu sangue decide como vai ser seu dia, que cor que vai te dar sorte, o que você deve comer... E é claro que se você encontra gente que acredita nisso assistindo TV, vai ter um em algum lugar mais próximo do que você imagina.

     Pois saiba que muitos mangakás acreditam nisso. E não são alguns, são muitos mesmo. De todos os gêneros.
     Muitas vezes, a elaboração dos personagens e seu relacionamento, é definido sob base nas pesquisas de Furukawa, fazendo os personagens agirem sob os estereótipos sangüíneos. Isso acaba sendo tão aprofundado as vezes, que ajuda a dar uma certa naturalidade e coerência na reação dos personagens. Alias, esse é um dos pontos que a maioria dos amantes dos quadrinhos japoneses destaca como de fundamental importância na diferenciação com os quadrinhos de outras partes do mundo.

     De acordo com a Teoria da Personalidade Sangüínea, os tipos sangüíneos se separam assim:

A - É o tipo racional. Organizado. Gosta de ter seu espaço e não gosta de ver esse espaço invadido. Não acredita que as outras pessoas não se importem com a desordem, por exemplo, de uma mesa durante o jantar. É o tipo que lava os pratos e guarda tudo, não por que tem que fazer isso, mas por que se não o fizer, fica com aquela sensação desagradável. Quando conversa com alguém, sempre tenta passar uma boa impressão e fica pensando sempre no que os outros vão achar dele. Gosta de agradar e é um bom anfitrião. Respeita todas as regras, mesmo sem saber por que. Não costuma passar seus sentimentos de forma direta.
     Ao ser questionado, usa uma parte do cérebro que corresponde a formação de frases. Ou seja, está criando mais perguntas antes de responder a primeira. Por exemplo, um entrevistado, ao começar as perguntas básicas, como nome e idade, já começou a usar sua parte especifica do cérebro. Ao fim da entrevista, perguntado sobre o que pensou no inicio, respondeu que ficou imaginando se as respostas já teriam importância no resultado, se o tom de voz implicaria em algo, etc.
     Mais de quarenta por cento do povo japonês é do tipo A, o que explicaria até certas características da cultura japonesa. Naoko Takeuchi (Sailor Moon) e Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, InuYasha), Takao Saito (Golgo 13), Tatsuya Egawa (Golden Boy), Masami Kurumada (Cavaleiros do Zodíaco), Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto (Evangelion) são do tipo A.
     O mangaká do tipo A costuma trabalhar bem o fanservice, como nas cenas de transformação de Sailor Moon. Também costuma fazer muitos personagens do tipo A, seu próprio universo. Praticamente todo o elenco de Evangelion é tipo A, de Shinji a Gendoh. Mas tem dificuldades em lidar com sentimentos, muitas vezes, fazendo confusão com seus personagens.

B - É o caos. Egoísta por natureza, mesmo que sem maldade ou intenção. Gosta muito de si mesmo e de seu próprio ideal. Não se importa em viver em um ambiente desorganizado, principalmente por que acredita que essa é sua forma de ordem. Mas em toda essa desordem e caos, está um líder sem igual. Decidido, não muda de opinião e se esforça ao máximo, de todas as formas para conquistar seu ideal e se acreditar que algo é certo, vai defender isso a todo custo. Apesar disso, é considerado um tipo difícil, por sua personalidade forte e inadaptável. Seu jeito direto e decidido pode ser um charme, mas em geral, o tipo B não costuma se interessar em sentimentos e se enjoa rápido. Se apaixona num dia e no seguinte já mudou de opinião. Segue seu ritmo. Não liga para regras.
     Acredita-se que ao ter um pensamento próprio, usa uma parte do cérebro que libera adrenalina, ou seja, acaba se embriagando de si mesmo. Em entrevistas, o tipo B se mostrou bem sincero, respondendo rápido e claramente as perguntas, sem nem pensar o por que ou o que pensam sobre ele.
     Gosho Aoyama (Detective Conan), Masami Yuki (Patlabor), Yoshito Usui (Crayon Shin-chan), Leiji Matsumoto (Yamato - Patrulha Estelar), Ken Akamatsu (Love Hina) são todos do tipo B.

O ritmo nas historias é muito próprio nos mangás do tipo B. O sentimento não é exatamente o ponto focal das tramas e em geral, nunca ha um mal absoluto, ou um grande rival. Podemos ver isso em Conan, onde a historia se dispersa em mistérios sem ligação a trama principal, com Conan, sim, protegendo sua namorada, mas visivelmente mais interessado em revolver os casos. Leiji Matsumoto ainda é bem claro em entrevista, dizendo que gosta de maquinas, a ponto de se chamar de otaku de maquinas, então, suas historias costumam fugir da trama pra fazer o que ele quer, que é desenhar maquinas. Love Hina também se dispersa bastante e apesar de seu foco de mangá de relacionamentos, uma analise mais fria do mangá mostra que Akamatsu se concentra mais em situações do que nos sentimentos dos personagens.

AB - É o indefinível. Mistura características dos tipos A e B, pois usa tanto a parte do cérebro destinada ao tipo A, quanto a destinada ao tipo B, mas nunca simultaneamente e nem com controle disso. Por isso pode fazer coisas que, para os outros, pode parecer sem sentido, simplesmente porque mudou a área que usa do cérebro. Mas pelo contrario, pode ser muito adaptável, por que seu cérebro está sempre cem por cento ativo e incansável. Costuma ter idéias e fazer coisas que as outras pessoas nem imaginam. É a personalidade mais completa, mas ao mesmo tempo, mais confusa. O tipo AB costuma parecer sempre sorridente. São sensíveis e carinhosos, porem, muitas vezes, isso é só imagem. Se distancia de provas de forca. É o meu tipo sangüíneo também : D
     Em entrevista, o tipo AB se mostrou disperso. Uma pergunta podia culminar numa longa resposta, muito provavelmente saindo do assunto. Também mostrou que não costuma dar respostas obvias, muitas vezes saindo com idéias criativas.
     Shotaro Ishinomori (Cyborg 009), Mitsuru Adachi (Touch, H2), Riyoko Ikeda (Rosa de Versailes), Yoshiyuki Tomino (Gundam), Monkey Punch (Lupin 3rd) são do tipo AB.
     Os mangás do tipo AB costumam dar espaço para os mais variados tipos de personagens, sem ofuscar nenhum. Também da muito valor aos povos diversos, como a equipe internacional de Cyborg 009, liderada por um japonês, mas sem tirar a importância de personagens russos, franceses, africanos; ou um Rosa de Versailes, passado na Franca... Tem uma definição ambígua do mal. Enquanto o tipo A costuma fazer os malvados como tipos sujos, que fazem tudo de forma destrutiva; e o tipo O faz malvados que não escolhem meios para chegar ao seu objetivo, o tipo AB é o que faz o inimigo frio e calculista, as vezes, vilões com algum carisma, como Char. Também não podemos esquecer que o AB tem idéias que os outros não costumam ter, sejam elas geniais ou simplesmente estranhas. São poucos os mangakás do tipo AB, mas a maioria costuma se destacar.

O - É o indefinido. Tem dificuldades em escolher qualquer coisa e é dependente por natureza. É o tipo que mais dá certo com o tipo B, por que precisa de alguém que o puxe pelo braço e tome decisões rápidas. Mas pelo contrario, não é um fraco. Costuma ter uma vitalidade invejável. E após definir um objetivo, não retrai. Mostra seus sentimentos de forma direta. Sabe se aproveitar do que tem e fica bem nas sombras dos outros. É bem volúvel e pode se deixar levar fácil, mas se for convencido, é o tipo mais fiel. Pode não gostar de aparecer muito, mas pra apoiar os outros, é o tipo mais certo. Também é muito realista, apesar de também ser romântico. Sua personalidade não é muito visível a primeira vista, por que em geral costuma se adaptar as pessoas próximas. Tem aversão por testes de inteligência, não por ser burro. Faz amizades com facilidade e tenta manter todos por perto. Em entrevista, demorou para responder e mas é muito objetivo.
     Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), Suzue Miuchi (Garasu no Kamen), Tsukasa Hojo (City Hunter), Tetsuya Chiba (Ashita no Joe), e Go Nagai (Mazinger Z, Devilman) são do tipo O.
     O mangá do tipo O é o que mais se adapta ao lema da Shonen Jump. Esforço, amizade, vitoria. São mangás onde a energia transborda em todas as paginas. Os personagens são definidos e tem sentimentos claros. A historia segue linear e definida, a um objetivo. E esse objetivo é alcançado. Tsukasa Hojo é talvez o maior exemplo, com historias bem definidas, personagens certos de seus objetivos e vitalidade sempre na dose máxima. Os vilões do tipo O não escolhem os meios para alcançar seus objetivos. Como podemos ver nos filmes de Miyazaki, como Laputa e Mononoke Hime.
     Para aprofundar, existe uma tabela de relação entre tipos sangüíneos. Ajuda a resolver relações entre os personagens. Não somente amorosas, mas de amizade ou de trabalho. Existem pesquisas que comprovam que a relação correta dos tipos sangüíneos em ambiente de trabalho ou escolar aumentam a produtividade e a relação entre os membros.

A X B: O tipo A detesta a personalidade destrutiva e irresponsável do B.
B X A: O tipo B detesta gente certinha e sem malícia.
A X AB, B X AB, O X AB: Depende da situação e da tendência do AB. Mas tem os tipos que dão certo com todo mundo e o contrario.
O X A, O X AB, O X B: O tipo O se da bem com qualquer um, por que é submisso e fiel.
A X A: Se dão que é uma beleza. Se deixar, fica um elogiando o outro o dia todo
B X B: Não se bicam. Personalidades muito fortes sempre se atritam.
AB X AB: Nunca se sabe. Pode dar certo. Ou não
O X O: Pode dar certo, mas tem mais chance de dar errado. Não por que não se mereçam, mas por que nenhum nem outro vai se mexer. E uma hora, aparece um B...
 
Com isso, numa historia básica, teríamos...

    O velho pai A que é calmo e tenta sempre botar juízo na cabeça do jovem herói B. O jovem herói B tem um grande motivo pra salvar o mundo: a menininha O que foi raptada pelo capanga AB do grande líder do mal B. Só que a menininha O acaba ficando indecisa entre seu amor pelo herói B e o charme do vilão AB, que mesmo sendo do mau, sempre trata ela bem. Dai, quando o capanga AB é derrotado pelo herói B, ele acaba sendo convencido duramente de que está fazendo a coisa errada e... MUDA DE LADO! E acaba sendo a chave definitiva para derrotar o grande chefe B, já que o herói B não conseguiu pensar em outra forma de derrotar o vilão que não a sua, que acabou fracassando. O mundo está salvo, mas é ai que o capanga AB... funda sua própria organização!
     Em formas mais compreensíveis, o Char, de Gundam, seria tipo AB. Ele muda de lado, é um as genial dos MS, muda de lado de novo, toma decisões e faz coisas que muita gente não compreende por que. Ele não tem lado, e seu principal aliado é si mesmo. Ele também mostra ser bem simpático, sempre sorrindo e atencioso, como quando ele ajuda Amuro com o carro atolado, mesmo sabendo que ele é das tropas inimigas. Já o Amuro é o tipo O. Foi levado a fazer tudo o que fez, perdeu suas esperanças quando a Matilda morreu, recuperou rapidinho, e mesmo depois de se tornar herói de guerra, acabou virando prisioneiro político e só decidiu sair disso quando foi inspirado pelos membros da AEUG. Demorou pra decidir, mas quando acertou que seu inimigo era o Zion, lutou com todas as suas forcas. E a forma como ele se mostra dependente dos outros, também é uma característica do tipo O. Já Kamille Bidan é do tipo B. Age por impulso. Participa de uma guerra somente pra impor sua posição e mesmo derrotado, não desiste.
     O Batman seria B. Desde criança, decidiu se vingar e mesmo depois de adulto, nada, nem filosofia oriental, nem boa vida de playboy, nada fez ele desistir da loucura de ser um vingador. Age sob seus meios e puxa os outros, fazendo com que façam da forma que ele decidiu. Nunca teve um relacionamento duradouro, sempre deu errado, muitas vezes, por ele se interessar mais por sua vida de vingador. Apesar das pessoas o procurarem, no final do dia, ele é sempre o solitário vigilante. O Robin/ Dick Grayson é o ótimo tipo O. O parceiro eterno. Na época de Robin, antes de virar líder dos Titãs, ele sempre se metia em enrascada e o Batman salvava ele. No entanto, ele sempre teve suas metas definidas, foi fiel e sempre cuidou bem de seus companheiros. Já o segundo Robin, Jason Todd, era B. Não dava certo como parceiro por que tinha suas próprias convicções e ideais e sua forma de fazer as coisas. Por isso, acabou sendo antipático. Morreu. E o terceiro Robin acabou sendo um parceiro não muito próximo. Ele agiu muito por seu próprio caminho e se deu bem com isso. Foi inteligente, mais do que os outros Robins e inovou em muitos pontos, inclusive no uniforme. Mas acabou tendo problemas amorosos que não conseguiu resolver, muito por causa de sua dificuldade em expressar seus sentimentos. Não se deu tão bem com o Batman, mas não brigava com ele. É o Robin AB.
     Em Naruto, o nosso ninja protagonista é B, de acordo com o guia de personagens. Impulsivo, desorganizado, mas quando decide algo, luta até o fim pelo que quer. Sasuke é AB. O gênio. ele não faz o tipo sorridente na maior parte da historia, mas na sua infância, ele vivia sorrindo pra todos. A tragédia cuidou de apagar um pouco do traço AB, mas ele continua sendo inventivo. Sakura é do tipo O. É bem direta em seus sentimentos, mesmo sem querer. Se mostra indefinida boa parte da historia (existe até uma passagem em que ela fala disso) e fica sempre a sombra de Naruto e Sasuke. Todos que viram amigos, ela cuida bem. No segundo bloco de Naruto, Sakura vira uma kunoichi-médica, cuidando de seus companheiros. Também falam que ela é organizada e boa aluna, mas isso parece ser por influencia externa, vide que ela não mostra traços disso todo o tempo. Existe coisa mais tipo O do que deixar o cabelo crescer por que seu interesse romântico prefere cabelos longos? Kakashi tambem é do tipo O. Não que pareça. Mas temos que levar em conta que ele esteve sempre em um ambiente cheio de personalidades explosivas. Por isso, muitas vezes, ele parece mais é um típico tipo B.
     O professor Xavier é um B convicto. Ele é severo e intolerante. Não existe talvez, se os alunos dele não o obedecem, ele briga, entra na cabeça deles, mas muito dificilmente admite quando está errado. O Ciclope é o tipo A. Apesar de ser líder, ele é muito certinho e sem graça. As coisas tem que sempre ser do jeito do Professor Xavier, por que o Professor mandou. O Fera se dá bem com o Ciclope por que ele é um AB. Organizado em certos aspectos, mas vive num quarto bagunçado, não tem horários, adora fazer as coisas do seu jeito, mas é o mais inteligente do grupo, tem sempre ótimas idéias escondidas. É um AB com mais tendências pro B, mas com muitas características do A. O Anjo e o Homem de Gelo são B. Com certeza. Não se dão bem com regras, muitas vezes agem por conta própria, se metem em enrascadas por causa disso e no fim, se muito, pedem desculpas rápidas e saem rindo como se não tivesse acontecido nada. Já a Jean, é a mocinha indefesa O, que já mostrou ter quedinhas por tudo que é personalidade diferente que aparece pela frente. Flertou até com o B com maiúsculas justificadas, Wolverine. Alias, ela tem uma queda por B, mas acaba ficando com um A quadrado.


     Pra finalizar...
     Existem mangakás que admitem que acreditam e usam essas tabelas. Hideaki Anno usou as tabelas em Evangelion, brincando com a idéia de um ambiente cheio de tipos A. Takao Saito também é um adepto, fala muito sobre isso.
     Porem, tipos sangüíneos, mesmo com fundamentos científicos, noa são cem por cento. Já foi provado que a convivência muda e muito a personalidade dos indivíduos. Fatos marcantes de sua vida também podem apagar traços e criar novos (vide o caso de Sasuke). Afinal, pra toda regra existem exceções. Também existem estudos mais aprofundados, fazendo relações de tipos sangüíneos originados de pais de tipos sangüíneos diferentes, estudos sobre Rh, etc. Mas não se estresse. Isso tudo é somente uma forma que encontraram para definir as pessoas, como muitas outras.

http://www.animepro.com.br/a_arquivo/a_colunas/colunas_shounen_jidai06.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Horóscopo sanguíneo
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2009, 10:29:14 »
Isso é balela. As pessoas sempre tentam relacionar personalidade a algum fator visível.

Outro exemplo é uma pseudo-ciência antiga chamada Frenologia que dizia que a personalidade de uma pessoa podia ser determinada pelo formato da cabeça.


Atheist

  • Visitante
Re: Horóscopo sanguíneo
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2009, 10:42:21 »
Como é ressurgente essa necessidade humana de categorizar as pessoas. Impressionante!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!