Autor Tópico: Negacionismo do aquecimento global: há algo que se salve?  (Lida 2053 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Negacionismo do aquecimento global: há algo que se salve?
« Online: 11 de Dezembro de 2009, 22:58:22 »

Tirando todo o negacionismo puro e simples (ou nem tão simples), alguém já leu sobre pontos significativos ainda em aberto, talvez negligenciados pela maioria dos cientistas, que poderiam culminar numa reviravolta, alterando dramaticamente o que é sustentado como consenso?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Negacionismo do aquecimento global: há algo que se salve?
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:49:36 »
O que se salva no negacionismo, e é um ponto que deve ser sempre considerado, é que a Terra naturalmente entra em diversos ciclos de aquecimento e resfriamento, com ou sem intervenção humana. O que na prática funciona como um lembrete para tomar o cuidado de verificar o quão natural e quão humana é uma variação de temperatura.

Acho bastante provável que, mesmo sem intervenção humana, a temperatura da Terra estivesse subindo um pouco na época em que estamos (o problema é que não está subindo "pouco", e sim aos montes).

Tendo dito isto, a maior parte é balela facilmente refutada, acho que não dá pra salvar muita coisa dos negacionistas.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2009, 00:18:13 »
Mas isso é mais ou menos como dizer que o que se salva do negacionismo HIV-AIDS é lembrar que as pessoas com HIV não necessariamente têm AIDS; não é algo ignorado pelos demais cientistas, nem (não que eu saiba) algo que devemos aos "céticos". E muito menos algo que levante forte possibilidade de eventualmente se descobrir que as coisas seriam radicalmente diferentes do que tudo mais leva a crer.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2009, 09:59:01 »
O que eu acho é que devemos sempre ter um pé atrás quando algo nos é apresentado como verdade absoluta. É o que eu vejo em relação ao clima. Todos compram essa tese sem ao menos uma prova ou evidência que seja absolutamente muito provável o que está acontecendo. Somente notícias, teses e teorias.
Mas por outro lado, quando nos deparamos como cidades como São Paulo, hipermega-chaminés de gás carbônico, lixo e esgoto, e sabendo que tem centenas de cidades que fazem esse papel,a gente pode começar a desconfiar que realmente tenha um fundo de verdade nisso tudo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2009, 11:56:06 »
Meu pensamento é que independente de aquecimento global, natural ou induzido (se existir de fato), devemos ter mais cuidados básicos com a natureza... não me agrada a idéia de beber a água aonde despejamos nossos dejetos. Trata-se até mesmo de uma questão de saúde pública, basta ver o comparativo de pessoas que sofrem de problemas respiratório em cidades poluídas vs. não poluídas.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2009, 12:33:55 »
De fato, não importa se o aquecimento global é causado ou não pela atividade humana. Acho que é uma boa ideia parar de queimar matéria-prima e começar a usar energia renovável.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2009, 12:34:49 »
O que se salva no negacionismo, e é um ponto que deve ser sempre considerado, é que a Terra naturalmente entra em diversos ciclos de aquecimento e resfriamento, com ou sem intervenção humana. O que na prática funciona como um lembrete para tomar o cuidado de verificar o quão natural e quão humana é uma variação de temperatura.

Peraí, e o que eu sempre disse. 150 anos não é uma estimativa relevante para tirar conclusões geológicas.

Mesmo assim, isso não é desculpa para não fazer nada, e sim um lembrete. O que acho importante é o tratamento do lixo. Quanto a aquecimento global, estamos no período de El Niño, catastrofismo não adianta muito...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2009, 14:36:17 »
O que eu acho é que devemos sempre ter um pé atrás quando algo nos é apresentado como verdade absoluta. É o que eu vejo em relação ao clima. Todos compram essa tese sem ao menos uma prova ou evidência que seja absolutamente muito provável o que está acontecendo. Somente notícias, teses e teorias.

Bem, pelo que tenho lido a situação é bem diferente de se ter esse "consenso sem provas" que está sugerindo. Isso é algo mais ou menos nas linhas do que perguntei inicialmente até, acharia muito interessante se elaborasse, exemplificasse quanto a isso.

Quanto a parte de que talvez fosse bom fazer algo mesmo sem grandes certezas, para isso há um argumento do lado "cético" que considero bem válido: os custos que isso teria, os sacrifícios em que se incorreria, não se justificariam se não fosse para prevenir um prejuízo substancial que fosse meramente especulativo, uma possibildade remota.

Por outro lado, conforme aumenta a incerteza sobre uma considerável estabilidade climática independente da atividade humana, começa a valer a lógica de apostar nas medidas preventivas, mesmo que as previsões estivessem em última instância erradas. Isso é, contanto que essas medidas preventivas não fossem sair mais caro do que as conseqüências previstas de não se tomar medidas preventivas. Se prevenir contra o pior, nada que devesse ser muito controverso.

Mas isso é uma discussão mais sobre o lado político, que nem estou tão interessado assim, acho que nem faz tanto sentido nessa área, embora fosse um assunto interessante em si só. Tem quem diga que toda essa coisa de medidas preventivas é essencialmente bobagem; que futuramente, a engenhosidade humana vai dar conta dos desafios conforme forem aparecendo e então nem precisamos nos preocupar com eles, só relaxar e aproveitar enquanto não estamos lá.

Então, reforçando ainda mais as supostas dúvidas quanto às bases científicas:

Peraí, e o que eu sempre disse. 150 anos não é uma estimativa relevante para tirar conclusões geológicas.

Mesmo assim, isso não é desculpa para não fazer nada, e sim um lembrete. O que acho importante é o tratamento do lixo. Quanto a aquecimento global, estamos no período de El Niño, catastrofismo não adianta muito...

Poderiam elaborar mais sobre como o discernimento proposto entre o que seria o aquecimento natural e a contribuição humana seria frágil, sendo facilmente alteradas as principais conclusões sustentadas pelo IPCC e etc?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:16:19 »
Quando leio isto aqui e lembro o quanto este cara tem fãs no Brasil; e em quantos sujeitos igualmente populares existem nos EUA e no mundo; e no quanto a China não está nem aí, fico muito pessimista com relação ao futuro.

Como diria John Tynes, nada nos espera senão a morte e os coleópteros :-)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:23:17 »
Mas isso é mais ou menos como dizer que o que se salva do negacionismo HIV-AIDS é lembrar que as pessoas com HIV não necessariamente têm AIDS; não é algo ignorado pelos demais cientistas, nem (não que eu saiba) algo que devemos aos "céticos". E muito menos algo que levante forte possibilidade de eventualmente se descobrir que as coisas seriam radicalmente diferentes do que tudo mais leva a crer.
Algo do tipo, só que trocentos mais fatores interferem no clima, e muuuuuitos deles humanos, então fica mais fácil de esquecer o detalhe"zinho" da variação natural.

Acho que vale a pena ter meia dúzia de negacionistas pra pegar no pé por causa disso... nem que seja num zoológico :hihi:

Quando leio isto aqui e lembro o quanto este cara tem fãs no Brasil; e em quantos sujeitos igualmente populares existem nos EUA e no mundo; e no quanto a China não está nem aí, fico muito pessimista com relação ao futuro.

Como diria John Tynes, nada nos espera senão a morte e os coleópteros :-)
É, DBohr... as pessoas realmente são estúpidas. E acho que o "ao menos a maioria é boa" não vai ajudar muito nesse caso :/

Ah, coleópteros? Esqueceu dos escorpionídeos e dos neópteros :D
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 18:25:21 por Eremita »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:42:53 »
Algo do tipo, só que trocentos mais fatores interferem no clima, e muuuuuitos deles humanos, então fica mais fácil de esquecer o detalhe"zinho" da variação natural.

Mas o que te leva a crer que os climatologistas devem estar esquecendo o "detalhe" da variação natural? Para mim isso parece roteiro de tirinha de uma versão "cética" do aqucimento do Jack Chick. O palestrante climatologista fala, "bem, então é isso, alguém tem alguma dúvida?", e o jovem se levanda no auditório e diz "por acaso ocorreu a vocês verificar o efeito da variação das nuvens sobre a temperatura?", e o cientista fica emudecido, respondendo algo como "er... uhmmm.. bem, não mas <segue uma defesa caricata que virai de não ter feito isso>". E então o sagaz jovem cético pergunta em seguida, "E quanto a variação de atividade solar em si? Isso ao menos vocês consideraram?" -- com depois o jovem seguindo com praticamente um monólogo em que estabelece que os cientistas são otários negligentes ou tapeadores dos mais safados.

<a href="http://www.youtube.com/v/52KLGqDSAjo&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/52KLGqDSAjo&amp;feature=related</a>
feature=related

<a href="http://www.youtube.com/v/PoSVoxwYrKI&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/PoSVoxwYrKI&amp;feature=related</a>
feature=related

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2009, 19:09:56 »
Os cientistas não são otários.
O que está acontecendo é a utilização POLÍTICA de questões que deveriam ser técnicas.
Al Gore que o diga, arranjando um lugar no mundo com seu catastrofismo. E descobriram que isto vende. Vende palestras, reuniões, intervenções do governo na economia, dinheiro dos impostos indo para empresas "verdes", sobretaxas aos concorrentes, ops, digo, poluidores.
Enfim, estamos vivendo de fato um período de aumento da temperatura. Talvez o homem esteja ajudando ao lançar tanto carbono na atmosfera, mas ninguém sabe qual é o real impacto disso ainda. E considerando as pressões políticas e as descobertas de que manipularam para cima as estatísticas, é de ser absolutamente cético quando os dados.

Se não houvesse tanta pressão de grupos ambientalistas, tanta pressão econômica, tanto dinheiro rolando, não veria problemas nas pesquisas. Mas o que estou vendo é apenas outra seita apocalíptica surgindo, com apoio de cientistas, o que a torna pior.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2009, 19:28:08 »

Bem, pelo que tenho lido a situação é bem diferente de se ter esse "consenso sem provas" que está sugerindo. Isso é algo mais ou menos nas linhas do que perguntei inicialmente até, acharia muito interessante se elaborasse, exemplificasse quanto a isso.

Justamente o contrário, pra mim o que é bem perceptível é a poluição e a degradação ambiental, mas o aquecimento, embora seja aceito de forma unanime pelos meios de comunicação, não me parece algo tão palpável, tem cheiro de mito, por isso são os que denfendem a teoria que devem buscar um meio de mostrar evidências do que está acontecendo.
Ainda não consegui acreditar totalmente de que o aquecimento global esteja de fato ocorrendo(embora eu acho que a preocupação ambiental é legítima), justamente porque as evidências ainda são pouco perceptíveis, ou de dupla mão, como o derretimento de geleiras e o buraco na camada de ozônio, que já aconteceram em outras épocas, sem a presença do homem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2009, 20:38:10 »
O buraco na camada de ozônio, embora possa ser ampliado ou sua regeneração retardada pelo aquecimento global, tanto quanto sei, não é apontado como evidência dele.

As evidências do aquecimento global, assim como para o buraco da camada de ozônio, de qualquer forma, não são tanto coisas que são "palpáveis" às pessoas comuns em observações do dia a dia (ou essas nem tão do dia a dia mas mais assimiláveis como o degelo), não são dias escaldantes que confirmam isso, mas uma série de medições e comparações realizadas por cientistas, jutamenta com todo o trabalho de separar as forças atuando no clima e comparar com as mudanças de fato observadas.

Na verdade, se não me engano, o aquecimento global em si já deixou de ser questionado até mesmo pelos céticos da arena política há algum tempo (sendo que a aceitação dentro da arena científica foi se dando bem mais prontamente, se construindo conforme foram sendo feitas as verificações), muito embora continuaem questionando o papel dos gases de efeito estufa admitidos pelo homem.

Agora, de qualquer forma, talvez esses argumentos retornem em meio ao "ceticismo" político, devido às citações selecionadas dos milhares de e-mails roubados, e ao aquecimento mais recente, na última década, também ter sido menos acentuado, ainda que tenha sido uma década mais quente do que a anterior.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2009, 21:08:47 »
Os cientistas não são otários.
O que está acontecendo é a utilização POLÍTICA de questões que deveriam ser técnicas.
Al Gore que o diga, arranjando um lugar no mundo com seu catastrofismo. E descobriram que isto vende. Vende palestras, reuniões, intervenções do governo na economia, dinheiro dos impostos indo para empresas "verdes", sobretaxas aos concorrentes, ops, digo, poluidores.
Enfim, estamos vivendo de fato um período de aumento da temperatura. Talvez o homem esteja ajudando ao lançar tanto carbono na atmosfera, mas ninguém sabe qual é o real impacto disso ainda. E considerando as pressões políticas e as descobertas de que manipularam para cima as estatísticas, é de ser absolutamente cético quando os dados.

Se não houvesse tanta pressão de grupos ambientalistas, tanta pressão econômica, tanto dinheiro rolando, não veria problemas nas pesquisas. Mas o que estou vendo é apenas outra seita apocalíptica surgindo, com apoio de cientistas, o que a torna pior.

Se você tem acesso a notícias de modo geral, mesmo que nem vá atrás do assunto, deve poder perceber que os interesses políticos, no mínimo, se dão dos dois lados, sendo argumentavelmente mais influentes no sentido "anti" aquecimento global - uma vez que é o cenário onde tudo seria melhor para a economia e que exige menos políticas restritivas com grande aversão geral e os possíveis sacrifícios implícitos, e que as maires forças pendem bem mais para os lobbies não-"verdes".

Quanto ao que disse sobre "estatísticas manipuladas para cima", na verdade provavelmente se trata da manipulação política para minar a credibilidade do aquecimento global através da interpretação de uns tentre milhares de e-mails roubados, especificamente o trecho "trick to hide the decline".

Citação de: Michael Mann
1. "I've just completed Mike's Nature trick of adding in the real temps to each series for the last 20 years (i. e. from 1981 onwards) and from 1961 for Keith's to hide the decline." (from Phil Jones).

Phil Jones has publicly gone on record indicating that he was using the term "trick" in the sense often used by people, as in "bag of tricks", or "a trick to solving this problem ...", or “trick of the trade”.

In referring to our 1998 Nature article, he was pointing out simply the following: our proxy record ended in 1980 (when the proxy data set we were using terminates) so, it didn't include the warming of the past two decades.

In our Nature-article we therefore also showed the post-1980 instrumental data that was then available through 1995, so that the reconstruction could be viewed in the context of recent instrumental temperatures. The separate curves for the reconstructed temperature series and for the instrumental data were clearly labeled.

The reference to "hide the decline" is referring to work that I am not directly associated with, but instead work by Keith Briffa and colleagues.

The “decline” refers to a well-known decline in the response of only a certain type of tree-ring data (high-latitude tree-ring density measurements collected by Briffa and colleagues) to temperatures after about 1960.

In their original article in Nature in 1998, Briffa and colleagues are very clear that the post-1960 data in their tree-ring dataset should not be used in reconstructing temperatures due to a problem known as the "divergence problem" where their tree-ring data decline in their response to warming temperatures after about 1960.

“Hide” was therefore a poor word choice, since the existence of this decline, and the reason not to use the post 1960 data because of it, was not only known, but was indeed the point emphasized in the original Briffa et al Nature article. There is a summary of that article available on this NOAA site.

There have been many articles since then trying to understand the reason for this problem, which applies largely to only one very specific type of proxy data (tree-ring wood density data from higher latitudes).

As for my research in this area more generally, there was a study commissioned by the National Academies of Science back in 2006 to assess the validity of paleoclimate reconstructions in general, and my own work in specific. A summary of that report, and link to it, is available here.

The New York Times   (6/22/06), in an article about the report entitled "Science Panel Backs Study on Warming Climate" had the following things to say:

"A controversial paper asserting that recent warming in the Northern Hemisphere was probably unrivaled for 1,000 years was endorsed today, with a few reservations, by a panel convened by the nation's preeminent scientific body...At a news conference at the headquarters of the National Academies, several members of the panel reviewing the study said they saw no sign that its authors had intentionally chosen data sets or methods to get a desired result. "I saw nothing that spoke to me of any manipulation," said one member, Peter Bloomfield, a statistics professor at North Carolina State University. He added that his impression was the study was "an honest attempt to construct a data analysis procedure."

http://www.desmogblog.com/michael-mann-his-own-words-stolen-cru-emails

<a href="http://www.youtube.com/v/7nnVQ2fROOg&amp;feature=channel" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/7nnVQ2fROOg&amp;feature=channel</a>

Desses milhares de e-mails roubados, eu ainda não vi nada de realmente significativo dessa peneirada de uns dois ou três que supostamente são a prova da "mãe de todas as fraudes", nas palavras do criacionista e astrólogo Olavo de Carvalho. Ironicamente, acaba sendo mais um exemplo de desonestidade, fraude e poder político, mas no sentido contrário.

E infelizmente obscurecendo eventuais questões científicas relevantes que possivelmente existam.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2009, 08:49:20 »

E com um apelo clásse média new age que torna a coisa toda uma farsa.

Também me incomoda muito essa postura. Assim como os reacionários da bicicleta em São Paulo, os políticos 'verdes' oportunistas, as Eco Sport (quem viu essa caminhonete de dondoca arregaçando o mato sabe como esse nome é hipócrita) , as empresas e seu mais novo fingimento auto-sustentável, ...
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2009, 08:52:40 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2009, 09:59:10 »
A discussão ecológica é séria e importante, mas tem havido muito exagero. O problema dessas discussões ambientais são os eco-chatos infiltrados que defendem que a natureza deve ser tratada em igualdade de condições que o homem. "Ah... a árvore, coitadinha, tem tanto direito a vida como nós...", "O passarinho, coitadinho, o que é que vai acontecer com ele se inundarmos uma área para construir uma hidrelétrica para levar luz a uma região isolada do mundo...?" Balela!

Como não há outros seres racionais na Terra (se houvesse, eles obviamente deveriam ser colocados no mesmo patamar de importância que o homem), a natureza deve ser conduzida em função das necessidades humanas, e não o homem se conduzir pela preservação da natureza, só pela natureza.

Eu acho que ninguém quer retornar para o estado de coisas que vivíamos nos anos 80, por exemplo, quando os rios e os céus eram literalmente esgotos abertos, donde a importância das discussões de ordem ecológica. Mas por outro lado, o progresso não pode ficar entravado por causa de algo que sequer há consenso que esteja acontecendo. Vamos evitar de sujar os rios porque isso vai prejudicar o homem, e não porque vai prejudicar o rio. Em outras palavras, eu estou preocupado com o homem, e não com o rio, e nem com os animais e plantas que ele contém. Mesma coisa o ar, a Amazônia, a caatinga, o Rio São Francisco, etc... Vamos continuar monitorando o clima, tocar a vida para frente, e ver o que acontece. Eu simplesmente não acredito que seja irreversível a mudança climática se ela estiver realmente sendo provocada pelo homem, assim como não foi irreversível a poluição provocada pelo homem nos anos 80.

E cá entre nós... mesmo que a temperatura aumentasse 15o, o homem continuaria vivendo. Se o pólo sul derreter, ótimo, vamos construir lá... O pessoal que perder as suas terras litorâneas que seriam inundadas pode comprar lotes baratinhos na Antártida, inclusive com direito a praias. (Usei aqui a legenda do Eremita  :hihi: )

Brincadeiras às parte, eu acho realmente que há muito exagero por causa dessas questões ambientais. Eu morei a maior parte da minha vida na cidade de Petrópolis/RJ, que tem um dos melhores ares respiráveis do país. Há 3 anos eu moro em Paulínia/SP, praticamente ao lado de uma das maiores refinarias de Petróleo do país (P.S.: eu não trabalho na Petrobrás, e escolhi Paulínia pra morar). A primeira coisa que me disseram quando me mudei para cá foi: "mas lá... o ar deve ser bem carregado por causa da poluição da refinaria e das outras fábricas..."

Bem... eu me mudei há 3 anos e sequer consegui notar, por mim mesmo, a diferença entre as atmosferas das duas cidades. Talvez se eu usasse um medidor de poluição eu pudesse perceber, mas o meu organismo não me disse nada ainda. E os meus filhos, pelo contrário, tinham muitos problemas respiratórios em Petrópolis por causa do frio e da umidade (resfriados, dores de garganta, febre, etc...). Em Paulínia tem sido muito rara a ocorrência. Eu diria que hoje a minha qualidade de vida está melhor.

Mas verdade seja dita... se eu me mudasse pra cá nos anos 80, provavelmente eu não poderia dizer isso, porque ninguém controlava as emissões nessa época. Hoje (penso eu) as emissões estão relativamente bem controladas, o que mostra que, apesar do número maior de indústrias, a poluição de uma forma geral está bastante reduzida em relação há 20-25 anos atrás.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2009, 21:28:38 »
Buck, não os climatologistas, mas o populacho mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2009, 22:17:03 »
Bem, mas o que eu queria saber mesmo era sobre o que se salva de fato de proponentes de alternativas, o que ainda poderia estar sendo significativamente desprezado. Que as pessoas em geral podem ter visões bem distorcidas das coisas nem é dúvida alguma.

Enquanto não sabemos de nenhuma possibilidade nesse sentido, algo meio parecido: não exatamente relativo a qualquer "ceticismo" ou negacionismo quanto ao fato do aquecimento ou da causa humana, mas quanto às medidas para prevenir isso. O que pensam da geoengenharia? E se, nesse caso, tapar o sol com a peneira, quase literalmente, for o melhor a se fazer?

Se o problema de fato é o aquecimento produzido pelas emissões de CO2, e não o CO2 em si, ainda que esse seja em última instância a causa, será que por exemplo, aumentar a emissão de aerossóis, que se sabe resfriarem a Terra bem rapidamente, não seria uma solução mais prática,  incorrendo em menos sacrifícios, cuja probabilidade de aceitação e acatação, imagino, pode ser bastante baixa se comparado às metas necessárias?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2009, 12:43:46 »
<a href="http://www.youtube.com/v/IGgxZdnEuvk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IGgxZdnEuvk</a>

Produzem um material publicitário bastante interessante.  :hihi:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:21:16 »
James Randi adere à lista dos negacionistas: http://bit.ly/6op4Ty

Concordo com ele apesar do PZ Myers (Pharyngula) questionar seu ceticismo em Say it ain't so, Randi!.
http://scienceblogs.com/pharyngula/2009/12/say_it_aint_so_randi.php

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:43:32 »
Entrevista com o Freeman Dyson, bastante citado pelos céticos apesar dele mesmo admitir não ser um especialista no assunto.

http://www.e360.yale.edu/content/feature.msp?id=2151

Ele aparentemente é ainda cético de tudo, do aquecimento em si, quanto das causas, quanto das conseqüências mais diretas como o aumento do nível do mar, quanto das conseqüências humanas serem ruins - na verdade ele acha que isso distrai do combate à pobreza e doenças.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:52:25 »
Hoje eu ouvi/li que o Lindzen publicou um artigo que dizia que aparentemente o aquecimento se correlaciona não com uma maior contenção de radiação pela atmosfera, mas com uma averiguação de mais radiação saindo da Terra. Eu não entendo bem disso, a possível explicação que me ocorre é que, meio como numa panela de pressão, também se espera que saia mais radiação conforme mais radiação houver. A atmosfera não captura a radiação de forma inescapável.

Mas nem sei se isso é exatamente um ponto crucial do artigo, só vi o abstract e não lembro bem mais, isso que falei vi numa entrevista. Também havia qualquer coisa como um recálculo da influência do CO2 ser então algo como só um sexto do assumido. Numa procurada rápida que dei, acho que questionaram uma negligência do prazo considerado de efeito, desprezando a retroalimentação (que é o principal fator), e também teve qualquer coisa sobre uma seleção tendenciosa de dados ou modelos, se não me engano. Alguém sabe/entende de mais a respeito?

Eu acho que os físicos do fórum deveriam se encarregar de discutir/traduzir o assunto. :)

Se bem que no Brasil a aceitação da coisa é uma das maiores, perto de 90%. Em outros países, como EUA, China e outros, é que a coisa pega.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Maio de 2010, 13:46:51 »
Levantando o tópico.

Argumentos comuns listados e devida resposta:

http://www.skepticalscience.com/argument.php
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!