20/07/2005 - 09h37
Mudanças climáticas causam poluição "fantasma"
RICARDO BONALUME NETO
Enviado da Folha de S.Paulo a Fortaleza
As mudanças climáticas globais estão trazendo um novo problema para nível regional: a "poluição fantasma", causada por poluentes que pareciam estar mortos e enterrados no ambiente, mas que voltam a assombrar.
É o caso de metais pesados que ficavam estáveis em sistemas naturais e que, com mudanças na temperatura, nos ventos e na chuva, voltam a contaminar o ambiente, o homem ou seu alimento.
[...]
Mangues
Outro exemplo de contaminação "enterrada" que voltou a lançar fantasmas é o caso dos mangues, que vêm sendo destruídos sistematicamente no litoral brasileiro. Os mangues são "cemitérios de contaminantes", diz Drude.
A lama dos mangues é "anóxica", não tem oxigênio, tanto que criar mangues é uma forma de tratar um aterro sanitário --metais pesados ficam presos neles. Mas, com a erosão ou destruição do mangue, o oxigênio entra em contato com os metais, "ressuscitando" os poluentes.
[...]
A remobilização de poluentes em área de mangue é algo marcante principalmente na parte sul da baía de Guaratuba e oeste da baía de Paranaguá, dada a destruição criminosa do mangue ocorrida nos últimos 20 anos.