É de se supor que numa Universidade os alunos façam cadeiras de lógica porque querem, ou porque faz parte da grade curricular do curso que escolheram. Muito diferente de um bando de aborrecentes mal-informados, portanto 
O problema é que esse "bando de aborrecentes mal-informados" representa a maior parte dos alunos nas universidades.
Não adianta reclamar da falta de interesse... Há 3 caminhos possíveis:
1) Se dedica a ser um professor exemplar e persuadir os alunos a se interessarem por sua(s) disciplina(s). Claro que isso envolve muita habilidade "pedagógica";
2) Caga e anda, passa a matéria, se dedica a ensinar para quem quer aprender e passa todo mundo com trabalhinhos ridículos (aprende quem quer);
3) Caga e anda, passa a matéria, se dedica a ensinar e reprova quem não aprender, sem se comover com situação financeira, limitações intelectuais etc. (meritocracia pura e simples);
O grande problema são os professores que não conseguem seguir nenhum desses caminhos direitos.
Eu já tive professores puramente "emocionais", que gostavam de dar nota extra aos "burros esforçados" e ferravam com os "inteligentes mas nem tão esforçados".
Tive professores extremamente esforçados em ensinar a todos mas sem habilidades "pedagógicas", com direito a quase choros em sala de aula.
Tive professores extremamente "frios" que achavam estar implantando a "meritocracia" mas que na verdade era a "colacracia", já que só passava os "espertinhos".