Autor Tópico: Prova de Lógica que eu apliquei nesta 4ª-feira  (Lida 2055 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Prova de Lógica que eu apliquei nesta 4ª-feira
« Online: 13 de Dezembro de 2009, 14:36:51 »
Prova para a graduação.

A prova

http://www.fileshost.com/download.php?id=19505B131

O gabarito

http://www.fileshost.com/download.php?id=4C09C7101

Um monte de gente foi mal.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Prova de Lógica que eu apliquei nesta 4ª-feira
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2009, 16:51:27 »
Não entendo nada daqueles símbolos, então fiz só a primeira:
a) v
b) v (errei, realmente água congelada não tem letras! Pergunta, como vc não especificou se era a palavra ou gelo em si, qualquer uma das respostas não valeria? O que deixaria as duas respostas verdadeiras!???).
c) f
d) v (não sei por que marquei isso)
e) Errei. Não sei se um dia fiz essa distinção...

Divertido, agora, aquela coruja tosca ali é em homenagem a Euclides??

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2009, 23:13:19 »
Não entendo nada daqueles símbolos, então fiz só a primeira:
a) v
b) v (errei, realmente água congelada não tem letras! Pergunta, como vc não especificou se era a palavra ou gelo em si, qualquer uma das respostas não valeria? O que deixaria as duas respostas verdadeiras!???).
c) f
d) v (não sei por que marquei isso)
e) Errei. Não sei se um dia fiz essa distinção...

Divertido, agora, aquela coruja tosca ali é em homenagem a Euclides??

Sem aspas está se usando as palavras no significado delas.
Com aspas está se referindo à sequencia de caracteres.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2009, 03:39:16 »
Só fiz a primeira questão. Achei bem "mala" a questão, mas não sei o real escopo da avaliação...

"O, rly?" :lol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2009, 12:59:05 »
Eu achei legal a primeira. Errei, mas foi legal!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2009, 20:41:22 »
Tem mais aí!?!?!??

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2009, 21:03:22 »
A segunda prova:

http://www.fileshost.com/download.php?id=DD90251B1

Não precisa de simbolismo para resolver a (VI).

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:25:11 »
 :chorao:
Eu sou retardada...
Não consegui acertar nada.
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2009, 14:52:42 »
Ensine direito que a maioria aprende.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2009, 16:39:43 »

Eu ensino direito e as pessoas matam aula.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:11:31 »

Eu ensino direito e as pessoas matam aula.
Parece um vendedor reclamando:
"Meu produto é bom mas ninguém compra, buáááá! A culpa é dos clientes!"

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:16:50 »
Na verdade é difícil jovens se interessar verdadeiramente por coisas chatas, já que os hormônios exercem influências diretas.

Não adianta cara... Se aprender lógica garantisse namorados perfeitos para as raparigas e gostosonas querendo dar pra mulecada certamente você nem precisaria ensinar, era só dizer o que "deveriam saber para fazer a prova" que todo mundo correria atrás de aprender por conta (ou não!  :susto:).

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:24:23 »
Tu tem é que vender teu peixe!

Lógica é legal? É útil? É possível aprender?

Mas ae... Não queres se stressar? Manda fazerem trabalhinhos  :histeria:
Daí dependendo do desempenho você atribui pesos diferentes nos trabalhos e provas (geralmente eles vão mal nas provas e +- nos trabalhinhos).

Você pode também liberar a cola, fazer vistas grossas e talz!

O mundo tá perdido... Junta tua grana e vai curtir a vida...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2009, 09:59:15 »
É de se supor que numa Universidade os alunos façam cadeiras de lógica porque querem, ou porque faz parte da grade curricular do curso que escolheram. Muito diferente de um bando de aborrecentes mal-informados, portanto ;-)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2009, 10:35:00 »
É de se supor que numa Universidade os alunos façam cadeiras de lógica porque querem, ou porque faz parte da grade curricular do curso que escolheram. Muito diferente de um bando de aborrecentes mal-informados, portanto ;-)

[2]

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2009, 13:04:36 »
O problema é que esse "bando de aborrecentes mal-informados" representa a maior parte dos alunos nas universidades.

Não adianta reclamar da falta de interesse... Há 3 caminhos possíveis:
1) Se dedica a ser um professor exemplar e persuadir os alunos a se interessarem por sua(s) disciplina(s). Claro que isso envolve muita habilidade "pedagógica";
2) Caga e anda, passa a matéria, se dedica a ensinar para quem quer aprender e passa todo mundo com trabalhinhos ridículos (aprende quem quer);
3) Caga e anda, passa a matéria, se dedica a ensinar e reprova quem não aprender, sem se comover com situação financeira, limitações intelectuais etc. (meritocracia pura e simples);

O grande problema são os professores que não conseguem seguir nenhum desses caminhos direitos.

Eu já tive professores puramente "emocionais", que gostavam de dar nota extra aos "burros esforçados" e ferravam com os "inteligentes mas nem tão esforçados".
Tive professores extremamente esforçados em ensinar a todos mas sem habilidades "pedagógicas", com direito a quase choros em sala de aula.
Tive professores extremamente "frios" que achavam estar implantando a "meritocracia" mas que na verdade era a "colacracia", já que só passava os "espertinhos".
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 13:08:26 por Rambo »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2009, 13:18:07 »
O problema é que esse "bando de aborrecentes mal-informados" representa a maior parte dos alunos nas universidades.

Não sei de que Universidades você está falando, se das Unibans da vida ou das Federais e Estaduais. Se destas últimas, eu diria que a farra generalizada dura um, dois semestres no máximo. Talvez um pouco mais nas Humanas (hehehe). Depois disso, a Seleção Natural começa a agir e os festeiros simplesmente caem fora ou ficam pelo caminho.

Quanto à sua percepção estranha do que sejam meritocracia e métodos pedagógicos adequados, direi apenas que discordo diametralmente :-)

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2009, 16:01:48 »

Não sei de que Universidades você está falando, se das Unibans da vida ou das Federais e Estaduais. Se destas últimas, eu diria que a farra generalizada dura um, dois semestres no máximo. Talvez um pouco mais nas Humanas (hehehe). Depois disso, a Seleção Natural começa a agir e os festeiros simplesmente caem fora ou ficam pelo caminho.
Todo mundo sabe que, em média, as faculdades públicas são mais exigentes. Mas isso está muito, mas muito longe de garantir o que você chama de "seleção natural".
E não é porque "passou numa federal" que o estudante deixa de ser um "aborrecente mal-informado", embora eu ache que haja sim uma tendência deste tipo de aluno se concentrar nas "unibans da vida".

Bom, eu me formei em universidade particular do qual meu curso fora o primeiro melhor do estado, à frente do mesmo curso da federal.

Quanto à sua percepção estranha do que sejam meritocracia e métodos pedagógicos adequados, direi apenas que discordo diametralmente :-)
Talvez você não saiba nem o que está discordando de fato...
Eu peço para que você me aponte as "estranhezas".
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 16:04:53 por Rambo »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2009, 19:44:59 »
A segunda prova:

a) Se é Abelardo o verdadeiro, ambas declarações fazem sentido. Se for Boris quem fala a verdade, ele entraria em contradição, pois Abelardo acusa ele de mentiroso.
b) Custódio é mentiroso. Bartolomeu é Cavaleiro. Adalberto é Cavaleiro. (Sim ou não!?)

Se possível, cole as questões aqui, meu PC acusou um Trojan...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2009, 02:04:37 »
Lógica simbólica é uma disciplina que consiste em uma poderosa ferramenta para determinar validade de raciocínios e consistência de conjuntos de proposições, o que é de extremo interesse do filósofo, como eu salientei nesta prova: http://www.fileshost.com/download.php?id=DD90251B1 .
E ainda, por meio da lógica simbólica vários resultados de extrema relevância filosófica. Por exemplo, neste material ( http://www.fileshost.com/download.php?id=94111B581 ) que eu preparei é mostrado como, em se tratando de conjuntos infinitos, nem sempre o todo é maior que a parte, mas ainda assim existe conjuntos infinitos de diferentes tamanhos.

Ainda assim, haviam alunos que:
a) Por preconceito contra formalismo matemático tinham completo desinteresse na matéria e são insensíveis a toda relevância filosófica da lógica. Estes eu nem sei o que estão fazendo no curso de filosofia.
b) Aqueles que até demonstravam algum interesse, mas não estudavam e não resolviam exercícios. Estes eu nem sei o que fazem na universidade.

Agora, minha prova foi justa. Estes alunos tiraram menos que 2 pontos nesta. Enquanto os alunos que compareciam às aulas, faziam os exercícios, liam os textos que eu mandava e compareciam aos plantões de dúvidas, estes tiraram mais do que 8 na última prova.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2009, 02:07:55 »
A segunda prova:

a) Se é Abelardo o verdadeiro, ambas declarações fazem sentido. Se for Boris quem fala a verdade, ele entraria em contradição, pois Abelardo acusa ele de mentiroso.
b) Custódio é mentiroso. Bartolomeu é Cavaleiro. Adalberto é Cavaleiro. (Sim ou não!?)

Se possível, cole as questões aqui, meu PC acusou um Trojan...

Sim.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2009, 02:11:41 »
Se destas últimas, eu diria que a farra generalizada dura um, dois semestres no máximo. Talvez um pouco mais nas Humanas (hehehe).

Um pouco mais? A grande maioria dos alunos de humanas e filosofia são uns vagabundos que só querem saber de usar drogas, ir a festas e ficar vagabundeando na cantina. Boa parte (que intersecta significativamente a primeira) só quer saber de gritar palavras de ordem de orientação esquerdalhosa.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2009, 18:05:44 »
Ae Dante Pinto, não tens algum PDF dessa matéria não?

Realmente é muito, mas muito chato essa simbologia que não entendo nada... Quero ver como que os livros explicam as coisas...

Há muitos exemplos ou o significado desses símbolos são explicados apenas de forma verbal?

Eu nunca consegui aprender matemática de forma puramente verbal... Sempre tive mais facilidade para aprender vendo exemplos.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2009, 01:39:47 »
Ae Dante Pinto, não tens algum PDF dessa matéria não?

Realmente é muito, mas muito chato essa simbologia que não entendo nada... Quero ver como que os livros explicam as coisas...

Há muitos exemplos ou o significado desses símbolos são explicados apenas de forma verbal?

Eu nunca consegui aprender matemática de forma puramente verbal... Sempre tive mais facilidade para aprender vendo exemplos.

http://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica

Offline GMA

• Nível 00
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2010, 15:02:45 »
Na prática, mais precisamente nos escritórios de advocacia, como se tem utilizado as lógicas deônticas e paraconsistente? Existe algo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!