Oi, gente. Eu estava olhando a revista Época de 23/11 e vi uma reportagem sobre uma moça de 22 anos que, aos 10, em 1998, teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina do próprio prédio e que está em coma desde então (embora abra os olhos durante a vigília e feche durante o sono). Daí tinha essa passagem:
Um ano depois do acidente, apareceram os primeiros laudos médicos. E a palavra que, ainda hoje, devasta Odele: irreversível. A mãe recusou-se a aceitar. Iniciou uma busca em que caiu em mãos de todo tipo. Escreveu a um lama do budismo tibetano. Peregrinou por igrejas de determinações variadas e centros dos poderes de cura e também por médicos que ofereciam tratamentos "revolucionários". Todos lhe prometeram um milagre, no mesmo tom casual com que garantiriam o nascimento do sol no dia seguinte.
Ao levar a fotografia de Flavia a um médium que diz incorporar um famoso médico alemão, Odele ouviu: "Que menina bonita. Vamos tirá-la do coma." Ela acreditou. Sempre acreditava. Passou seis meses atravessando a cidade para receber injeções espirituais na nunca. Da médica de uma universidade paulistana, ela escutou: "Em 15 sessões ela já vai dar sinais de retorno." Não havia "talvez", "quem sabe". Só certeza.
A cada sessão, Flavia era espetada com cerca de 30 agulhas de acupuntura. A Odele, a médica pedia que fincasse uma agulha em cada dedo da mão e do pé de Flavia até que brotasse uma gota de sangue. "Energia negativa". "Eu espetava chorando", diz.
Quando as 15 sessões terminaram, a médica disse: "E se você parar agora e ela despertar na 18ª?". Odele já tinha "e ses" demais em sua vida. "E se o prédio não tivesse piscina? E se eu tivesse ido com Flavia tomar sorvete naquela tarde? E se...?" Sem poder suportar mais um, ela seguiu com o tratamento. Um dia a médica provocou uma queimadura na pele de Flavia. Só quando queimou a menina pela segunda vez, Odele entendeu que era hora de parar. Havia sido a 54ª sessão."
A íntegra da reportagem está no site da Época:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105671-15228,00-SAUDADES+DE+SUA+VOZ.htmlDestaque pros comentários da repórter sobre como a sra. Odele tem que conviver com manifestações e comentários de dois grupos díspares, os defensores da eutanásia e os religiosos radicalmente contrários, ambos com palavras hostis pra sra. Odele quando ela responde que não pretende adotar a posição de nenhum dos dois e que pretende apenas continuar cuidando de sua filha!
E este é o blog dela, muito útil pra quem tem filhos ou pra quem não tem também, afinal adultos também podem ser sugados por esses ralos:
http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com/ Nunca mais vou olhar prum ralo de piscina da mesma maneira!
(Postei aqui por ser a seção do fórum sobre "saúde".)