Pelo que tenho visto, a cada dia mais e mais evidências têm apontado para um universo onde a vida (pelo menos como a conhecemos na terra) é um processo dependente unicamente de certas condições para que venha ocorrer. Como o universo é inimaginavelmente grande para os nossos padrões de tempo e espaço não é nada improvável que tais condiçoes venham a se repetir e assim haja vida, não somente em algumas outras partes, mas em muitas outras universo à fora.
Hidrogênio é a substância mais abundante do universo, carbono se não me engano é a terceira ou quarta. Água e diferentes tipos de compostos orgânicos já foram encotrados nos lugares mais inusitados do cosmo, como em núvens interestelares, cometas e várias luas do sistemas solar (água inclusive na nossa). Os blocos básicos de construção da vida estão espalhados por todo o universo; será que isso não nos diz nada sobre a possibilidade de que a vida possa se desenvolver também em outras regiões do cosmo?
Interessante no caso da Terra é que a vida surge logo nos primeiros tempos após a sua formação, mas durante a maior parte de sua idade geológica (cerca de 98%) ela se limitou a um número reduzido de criaturas simples. Somenente a cerca de 550 milhões de anos é que se detecta um incrível processo de diversificação das formas de vida na chamada explosão do cambriano, levando ao atual estado de diversidade biológica. É possível tirar algumas conclusões, mais ou menos acertadas, a partir desse fato. A primeira é que as condições para o aparecimento da vida são muito mais simples e fáceis de ocorrer do que as necessárias para o seu diversionismo. Logo, o que podemos esperar do universo como um todo é que as formas de vida simples sejam as dominantes.
Segundo, que algum processo ocorrido há 550 milhões de anos modificou as condições até então presentes na Terra primitiva, possibilitando a diversificação da vida no planeta, o que nos leva a concluir que o surgimento e desenvolvimento da vida sujeita-se excluivamente as condições do meio, que por isso mesmo nada impede que venham a se repetir em outras partes do universo.
Pessoalmente acho que está muito próximo de encontrarmos vida em outras partes do universo. Talvez em Marte, talvez em um lua qualquer do sistema solar. Não acho nada improvável que isso venha a acontecer nos próximos anos.