Autor Tópico: Campinas terá 1ª escola do Brasil voltada para público gay  (Lida 1579 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Campinas terá 1ª escola do Brasil voltada para público gay
« Online: 23 de Dezembro de 2009, 21:58:52 »
Campinas terá 1ª escola do Brasil voltada para público gay

A primeira escola voltada para o público gay do Brasil será instalada em Campinas, no interior de São Paulo, e deve entrar em operação em janeiro de 2010. A nova Escola Jovem LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) oferecerá aulas de Expressão Literária, Expressão Cênica e Expressão Artística, além de um curso para formação de drag queens.

A grade curricular engloba tópicos artísticos como dança, música, TV, cinema, teatro e criação de revistas. O objetivo da instituição é fazer circular pelo Estado de São Paulo o material produzido pelos alunos - entre eles, CDs, DVDs, livros, revistas, peças de teatro e espetáculos de drag queens.

A unidade escolar surgiu a partir de um convênio entre a ONG E-Jovem, o governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura. Os cursos técnicos são gratuitos e têm duração de três anos.

As inscrições serão abertas em janeiro, ainda sem data prevista. Serão aceitOs prioritariamente interessados com idade entre 12 a 18 anos. Outras faixas de idade serão aceitas se houverem vagas. As inscrições também estão abertas ao público heterossexual.

As aulas terão início em março e, a princípio, devem ser criadas três turmas com 20 alunos cada.

De acordo com Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGTB, o contrato de convênio, com validade de três anos, foi assinado no último dia 16 de dezembro. Ainda não há um local definitivo para a sua instalação. "Estamos em uma corrida para acertar tudo até o início das atividades", disse.

Segundo ele, a unidade em Campinas é a primeira do gênero no Brasil e a segunda na América Latina. Nos Estados Unidos existem várias unidades. Ribeiro disse que a intenção também é a de combater a homofobia e colocar em discussão a temática da população gay que, em geral, não é veiculada em currículos de estabelecimentos de ensino tradicional. "Sabemos que muitos alunos deixam de estudar por puro preconceito." Sendo assim, diz ele, a escola dará um suporte no sentido de auto-aceitação do individuo através de cursos voltados às artes. "Os mais conservadores estão de cabelos em pé, já recebemos muitas mensagens nesse sentido como também muitos incentivos de pessoas querendo lecionar ou serem voluntárias. Acho que vai ser muito bom", completou.

Os interessados podem entrar em contato com a direção da escola pelo endereço eletrônico escola@e-jovem.com.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4172952-EI8266,00-Campinas+tera+escola+do+Brasil+voltada+para+publico+gay.html

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Campinas terá 1ª escola do Brasil voltada para público gay
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2009, 23:17:16 »
Nossa, parece até aqueles hoax...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2009, 06:24:46 »
Não vejo problemas...... tem escolas de meninos, escolas de meninas e agora escolas de homossexuais......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2009, 15:41:41 »
Tinha que ser em Campinas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2009, 16:05:37 »
Eu penso que isto seja um erro... quando se tenta integrar os homossexuais em uma sociedade menos preconceituosa, este tipo de diferenciação me cheira quase a uma segregação. Acaba fomentando ainda mais os preconceitos.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2009, 08:04:18 »

[2]

A gauchada  móóóóórrreu de inveja !   :histeria: :histeria:

Eu penso que isto seja um erro... quando se tenta integrar os homossexuais em uma sociedade menos preconceituosa, este tipo de diferenciação me cheira quase a uma segregação. Acaba fomentando ainda mais os preconceitos.

Acho que a idéia bastante mal formulada. Todo gay precisa gostar de artes ???   :?
A separação de grupos pela expressão pessoal de sexualidade tbm acho ruim.  O que mais me preocupa é como se alimentam os preconceitos ... A idéia deles precisa ser melhorada em muito, e cabeça de quem vê de fora tal tipo de iniciativa tem que melhorar ainda mais ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2009, 08:20:59 »
Mas se entendi direito, é só uma escola técnica, assim como existem escolas de informática, de línguas, de dança, vai ter essa com essas disciplinas pro público paulista, digo, gay.

Aí não vejo problemas na questão de segregar. Com o título, pensei que fosse uma escola (de ensino médio mesmo) para gays.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2009, 08:55:50 »
Mas se entendi direito, é só uma escola técnica, assim como existem escolas de informática, de línguas, de dança, vai ter essa com essas disciplinas pro público paulista, digo, gay.
Aqui está o ponto interessante daquilo que falei : uma escola técnica sobre artes, expressão corporal, teatro não fica restrita ao público gay.

Claro, com essa escola técnica, haverá uma grande migração de público mineiro para Campinas.

Aí não vejo problemas na questão de segregar. Com o título, pensei que fosse uma escola (de ensino médio mesmo) para gays.

Aqui prevejo problemas - nem sempre CT (Conselhos Tutelares) e MP aceitarão a idéia de escolas dirigidas por gestores que claramente são atuantes na militância LGTB. Aqui podem surgir problemas sérios...
To raise your kids

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2009, 09:11:46 »

Tanto quanto escolas somente para mulheres ou somente para homens.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2009, 09:57:39 »
Claro, com essa escola técnica, haverá uma grande migração de público mineiro para Campinas.

Mas isso acontece desde sempre pra suprir a demanda de homem pela mulherada daí... ::)

Aqui prevejo problemas - nem sempre CT (Conselhos Tutelares) e MP aceitarão a idéia de escolas dirigidas por gestores que claramente são atuantes na militância LGTB. Aqui podem surgir problemas sérios...

Aí penso que eles serão limitados como qualquer diretor esquerdista de colégio público é. (Não que isso signifique grande coisa já que a minha diretora de escola no ensino fundamental arrastava os alunos pras reivindicações salariais de professores pra usar como escudo humano contra a polícia... :| )

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2009, 10:23:04 »
He,he pensei que era alguma piada relacionada com a Escola de cadetes do Exercito que fica em Campinas e que por sinal é rosa

:lol:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2009, 12:42:44 »
Aí penso que eles serão limitados como qualquer diretor esquerdista de colégio público é. (Não que isso signifique grande coisa já que a minha diretora de escola no ensino fundamental arrastava os alunos pras reivindicações salariais de professores pra usar como escudo humano contra a polícia... :| )

Aqui está um ponto interessante: a questãos dos direitos da diversidade de gênero e opção sexual não é unicamente da esquerda. Há conservadores que defendem parte destes direitos, assim como há esquerdistas tremendamente contrários a tais direitos.

He,he pensei que era alguma piada relacionada com a Escola de cadetes do Exercito que fica em Campinas e que por sinal é rosa

:lol:

Bem lembrado !!! :lol:
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 13:38:37 por HFC »
To raise your kids

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 25 de Dezembro de 2009, 12:48:37 »

Aqui está um ponto interessante: a questãos dos direitos da diversidade de gênero e opção sexual não é unicamente da esquerda. Há conservadores que defendem parte da defesa destes direitos, assim como há esquerdistas tremendamente contrários a tais direitos.

Esquerda e direita, pelo menos ai no Brasil se referem unicamente ao posicionamento político, fora disso existe uma diversidade enorme de posições.... Existe direita liberal e esquerda conservadora... Esquerda cristã e direita atéia....

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 25 de Dezembro de 2009, 13:03:56 »

Aqui está um ponto interessante: a questãos dos direitos da diversidade de gênero e opção sexual não é unicamente da esquerda. Há conservadores que defendem parte da defesa destes direitos, assim como há esquerdistas tremendamente contrários a tais direitos.

Sim. Só usei o exemplo de esquerdista como alguém em posição de direção com ideais e que poderia usar os alunos sob sua autoridade como massa de manobra política.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:01:34 »

Esquerda e direita, pelo menos ai no Brasil se referem unicamente ao posicionamento político, fora disso existe uma diversidade enorme de posições.... Existe direita liberal e esquerda conservadora... Esquerda cristã e direita atéia....

Esquerda e direita no Brasil se referem a votar no PT e coligados ou PSDB e coligados, respectivamente, com raras exceções como os que votariam no PCO, para o qual todos são direita, e aqueles que se vêem praticamente sem um partido no país, para os quais todos esses são de esquerda. Com um pouco de área cinzenta/centrista quando o PT e o PSDB são coligados.

E pensar que se a história tivesse sido só um pouco diferente, poderíamos ser um país parlamentarista com Lula presidente e FHC primeiro ministro.

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:09:59 »
Todo mundo no rebanho sempre tentando ser único.
Antigamente eram dois sexos e suas respectivas características. Aí apareceram pessoas de um sexo querendo ser de outro, diferentes.
Aceitamos. Agora querem criar um terceiro (quem sabe um quarto ou quinto) sexo que possui supostas características diferenciadas, como o gosto comum pela dança. Sempre em prol de se apartar da ralé e virar algo especial.

Pegando o exemplo da própria dança. Serve para ambos ou para os "5" sexos. É para quem gosta, para todos. Se deve existir uma universidade para homossexuais, a única matéria pertinente deve ser como fazer sexo com um parceiro do mesmo sexo.

O resto é palhaçada.

Abraços
Fight your prime enemy
---

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:17:28 »

[2]
Tinha que ser em Campinas! [3] :histeria:

Negócio é o seguinte: que porra! O que cursos de artes cênicas, literatura e etc. têm a ver com homossexualidade? Não vejo problemas em uma escola pra homossexuais ou pra bis ou pra héteros, mas sinceramente não entendi a ligação com os cursos ministrados!

E pelo jeito, eles também não vêem ligação de uma coisa com a outra - tanto é que abrem inscrições pra heterossexuais também.

Curso pra drag queens: repitam comigo - nem todo gay se veste de mulher, nem todo homem que se veste de mulher é gay.

Buck: ninguém leva o PCO a sério. Nem dentro da Esquerda, nem fora dela. Ainda me pergunto se eles mesmos se levam a sério.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:18:21 »

Com certeza. Parece que todo tipo de ativismo em prol de alguma causa passa de um limite e passa a ser contraproducente. Não duvido que, por exemplo, já tenham religiosos por aí reclamando e dizendo que devem então ter o direito de terem faculdades "voltadas para o público heterossexual".

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:23:33 »

Com certeza. Parece que todo tipo de ativismo em prol de alguma causa passa de um limite e passa a ser contraproducente. Não duvido que, por exemplo, já tenham religiosos por aí reclamando e dizendo que devem então ter o direito de terem faculdades "voltadas para o público heterossexual".
Direito de eqüidade, se homo pode a gente também pode? Concordo plenamente!
Você citou um ponto interessante. Vejo como saudável o fato de diversas grupos oprimidos - homossexuais, negros, mulheres, indígenas ou mesmo nós ateus - quererem emancipação e direitos. Mas vejo como extremamente problemático quando querem tal emancipação não como seres humanos, e sim como membros do grupo X.

Tenho até um nome pra isso, mas se eu citá-lo vão aparecer dois ou três pra me chamar de herege pra reclamar, então melhor deixar quieto.
Latebra optima insania est.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:04:37 »
Eu ri.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!