Autor Tópico: O influente.....um resumo....  (Lida 657 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
O influente.....um resumo....
« Online: 02 de Janeiro de 2010, 20:51:58 »
O influente, por Percival Puggina*

Opresidente Lula está na lista das personalidades mais influentes da década. Ainda bem que ele não influiu suficientemente quando se opôs: a) ao Plano Real, que chamava de estelionato eleitoral; b) à Lei de Responsabilidade Fiscal, que chamava de arrocho imposto pelo FMI; c) à abertura da economia brasileira, que chamava de globalização neoliberal; d) ao fim do protecionismo à indústria nacional, que chamava de sucateamento do nosso parque produtivo; e) às privatizações, que chamava de venda do nosso patrimônio; f) ao cumprimento de nossas obrigações com os credores internacionais, que chamava de pagar a dívida com sangue do povo; g) à geração de superávit fiscal, que chamava de guardar dinheiro para dar ao FMI; h) à primeira reforma da Previdência, que ele já teve sete anos para corrigir e não corrigiu; i) ao Proer, que, segundo ele, era dar dinheiro do povo para banqueiro; j) ao fortalecimento da agricultura empresarial, que o Influente queria substituir por assentamentos do MST.

Felizmente, escapamos de tais influências! Os governos anteriores suportaram a vaia petista e criaram as condições com que o país enfrentou a turbulência internacional de 2008/2009. Entre elas: responsabilidade fiscal, moeda forte, superação da imagem de país caloteiro, sistema bancário sólido e bem fiscalizado, gradual modernização do parque produtivo, duplicação da produção de grãos e a acelerada produção de divisas daí decorrente. Felizmente, também, reconheça-se, ao assumir o governo o Influente teve a sensatez de: a) qualificar como “bravata” sua atuação como oposicionista; b) convidar o tucano Henrique Meirelles para o Banco Central; c) não atrapalhar o que ia bem. Ah! Esquecia-me de dizer que o Influente ampliou muito os programas sociais criados antes dele (Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação e Vale-Gás) que migraram para o seu Bolsa Família. Mas, vale lembrar que também aqueles programas de FH haviam sido tenazmente combatidos pelo Influente que os qualificara como forma de ganhar o voto do pobre pela barriga (assista-o em www.youtube.com/watch?v=fK4Tqpckjo0).

Vejamos, agora, onde o Influente, de fato, influenciou. Ele influenciou a decisão brasileira de não declarar as narco-guerrilheiras Farc como organizações terroristas. Ele influenciou a eleição de Evo Morales que fez campanha anunciando que agiria contra a presença da Petrobras na Bolívia. Ele influenciou a eleição de Lugo, que fez campanha anunciando que agiria contra o acordo com o Brasil em Itaipu. Ele influenciou a OEA a favor da readmissão de Cuba na organização e, dias depois, influenciou a decisão da OEA contra a destituição do golpista Manoel Zelaya em Honduras. Ele sistematicamente protege regimes de esquerda quando são votadas, em organismos internacionais, moções de repúdio a violações de direitos humanos. Visitou e recebeu afetuosamente todos os ditadores do planeta. Ele é o Influente. Ele é o cara.

Sabem por quê? Porque aquele discurso que tanto atrai o eleitor de poucas luzes nos países periféricos produz o mesmo efeito em alguns europeus. Refiro-me à ideia de que a economia funciona como um deserto, onde a areia muda de lugar conforme o vento, formando dunas e depressões, mas a quantidade de areia permanece imutável. Logo, se há acumulação é porque, em algum lugar, se formou uma depressão. É por causa desse raciocínio infantil que as esquerdas atribuem a pobreza à existência da riqueza. E o Influente, aonde vai, arranca aplausos ensinando isso. Mas os ricos do Brasil nunca riram tão à toa e nunca aplaudiram tanto um presidente.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2765745.xml&template=3898.dwt&edition=13830&section=1012
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: O influente.....um resumo....
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2010, 23:54:38 »
os dois primeiros parágrafos são bem reais, o país sofreu muito com isso. O terceiro pega o que pior ele fez e ignora o que fez de bom.  O quarto poderia ter sido desenvolvido melhor, não entendi a relevância e parece desmerecer as boas características do Lula que o tornam admirável.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:06:12 »
os dois primeiros parágrafos são bem reais, o país sofreu muito com isso. O terceiro pega o que pior ele fez e ignora o que fez de bom.  O quarto poderia ter sido desenvolvido melhor, não entendi a relevância e parece desmerecer as boas características do Lula que o tornam admirável.
O quarto parágrafo basicamente diz que a teoria que atribui a riqueza devido a pobreza de outros (teoria da "pizza econômica" ou como quiserem chamar) é a base da campanha do Lula, e que os pobres votam nele pois isso chama a atenção. Enquanto os ricos sabem que é bobagem e também aplaudem o Lula, porque é algo essencialmente inútil e que não fará nenhum efeito.

Pelo que entendi o quarto parágrafo quer dizer algo assim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:12:52 »
Mas atribui a admiração que muita gente tem ao redor do mundo por Lula apenas a esse fator. É um equívoco. Essa lenga lenga dele deve tirar admiração de muita gente também.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:55:53 »
Não acho que ele tenha dito que esse é o único fator. Tudo que ele diz é que "arrecada aplausos". Em relação a questão de ter sido listado como um dos mais influentes, é como se dissesse "com esse papo o público presta atenção nele, mas não vai servir pra nada", basicamente questionando a "influência"... :?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:59:11 »
me deu essa percepção com o "Sabem por quê? Porque aquele discurso ....". O texto é demasiado negativo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2010, 07:56:54 »
Os petistas do CC  parecem não ter qualquer memória do PT/Oposição e ignorar completamente os primeiros parágrafos quando arrotam as mil maravilhas dos números do governo Lullalá, bem como fazem questão de ignorar que a dívida pública quase triplicou no primeiro mandato do governo petista.

Coisas chatas de lembrar e que a memória seletiva dos comunas não permite que tomem conhecimento.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:15:45 »
Sabem por quê? Porque aquele discurso que tanto atrai o eleitor de poucas luzes nos países periféricos produz o mesmo efeito em alguns europeus. Refiro-me à ideia de que a economia funciona como um deserto, onde a areia muda de lugar conforme o vento, formando dunas e depressões, mas a quantidade de areia permanece imutável. Logo, se há acumulação é porque, em algum lugar, se formou uma depressão. É por causa desse raciocínio infantil que as esquerdas atribuem a pobreza à existência da riqueza

Eu já acho esse parágrafo um preconceito do escritor. Ação social não significa necessariamente acreditar em 'dunas e depressões' e sim na exploração do homem pelo homem.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:19:54 »
Os petistas do CC  parecem não ter qualquer memória do PT/Oposição (...)

Eu já acho isso um triunfo da democracia. O Lula anti-FMI não se elegeu, se elegeu o Lula paz-e-amor, o Lula do continuismo econômico, do pagamento da dívida, da persistência do câmbio flutuante (uma idéia econômica tupiniquim que deu certo).

E o mais engraçado é que o PSDB agora vai ter que fazer o mesmo: dizer que vai manter 'as coisas boas' e evitar os excessos (o que eu acho que é justamente o que o Brasil precisa agora, enxugar a máquina pública e investir de verdade e não com PACs falsos, senão será desperdiçada mais uma oportunidade histórica).
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:24:56 »
Os petistas do CC  parecem não ter qualquer memória do PT/Oposição (...)

Eu já acho isso um triunfo da democracia. O Lula anti-FMI não se elegeu, se elegeu o Lula paz-e-amor, o Lula do continuismo econômico, do pagamento da dívida, da persistência do câmbio flutuante (uma idéia econômica tupiniquim que deu certo).

E o mais engraçado é que o PSDB agora vai ter que fazer o mesmo: dizer que vai manter 'as coisas boas' e evitar os excessos (o que eu acho que é justamente o que o Brasil precisa agora, enxugar a máquina pública e investir de verdade e não com PACs falsos, senão será desperdiçada mais uma oportunidade histórica).

O mesmo continuismo econômico que os eleitores do PT continuam a negar dizendo que o petista não fez uma continuidade do governo Feagacê e que são governo bem diferentes?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:49:59 »
Sim, o mesmo.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2010, 13:29:40 »
O ambiente interno deve ser analisado em separado do externo....
De qualquer forma os dois paragrafos iniciais me parecem um resumo bem fiel....
Se o Lula tivesse influenciado com sucesso com suas idéias, possivelmente teriam mudado o cenario....
Nesta democracia verde, que espero não apodreça antes de madurar, devemos aprender que os adversários não são inimigos e podem sim ter ideias boas e serem eficientes.
Não há mal em reconhecer quando o adversario faz algo bom, ou tem qualidades.....
Coisa que o PT não sabia, e ainda tenho duvidas se aprendeu....
Parece ainda ter uma vontade de amordaçar os que falam contra...embora sejam oposicionistas ferrenhos.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2010, 17:06:17 »
"Mas os ricos do Brasil nunca riram tão à toa e nunca aplaudiram tanto um presidente."

HAHAHAHAHAHAHA
E ele é chamado de comunista, bolivariano, etc por causa disso. Imagina se estivesse realmente fazendo um governo só para os pobres?

O governo tem de ser para os pobres e os ricos mas é claro que, no final, o mais justo seria ver os pobres rindo à toa com o Lula. Apesar de todos os programas sociais, ainda há muita coisa para mudar.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!