Autor Tópico: Índios / Lei  (Lida 1945 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Índios / Lei
« Online: 04 de Janeiro de 2010, 01:46:57 »
       A algum tempo atrás, não lembro direito, vi uma reportagem sobre uma mãe índia que fugiu da tribo dela pra salvar a vida do filho, que tinha uma doença qualquer, e que seria assassinado pela tribo, por uma tradição, sei lá, que manda sacrificar quem nasce com doença, sei lá, uma coisa do tipo. A minha pergunta é a seguinte. O estado brasileiro permite que os índios façam isso? Não pune os assassinos? Ouvi dizer que a justiça não se mete nos assuntos dos índios. Mas, no meu entender, a lei não é feita pra proteger a cultura deles, e sim para proteger a criança, proteger o ser humano, que é um fim em si mesmo. E se os índios estão imunes à lei, eles fogem à regra de que todos são iguais perante a lei? Ou a justiça não considera índios seres humanos? E por isso são imunes aos efeitos da lei?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Índios / Lei
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2010, 19:16:43 »
Protege sim. Tanto que muitos são punidos. Mas tem-se que analisar o caso específico. Se a mulher denunciasse o assassinato do filho, com certeza (!?) a justiça prenderia os acusados.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2010, 20:39:47 »
Protege sim. Tanto que muitos são punidos. Mas tem-se que analisar o caso específico. Se a mulher denunciasse o assassinato do filho, com certeza (!?) a justiça prenderia os acusados.
Depende! Depende do grau de influência que a tribo sofre pelo 'branco'. É difícil punir uma tribo quase isolada que não sabe que matar gêmeos ou crianças defeituosas é errado.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 20:53:59 »
Sim, naquelas tribos onde nenhum homem chega, com certeza! Aliás, a mulher jamais denunciaria quem quisesse matar o filho.

Offline ivaldonis

• Nível 00
  • *
  • mostre-me o caminho, mas confirme com o google...
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2010, 14:05:01 »
No meu simples modo de pensar acredito que nossa legislação trata o indígena como uma espécie animal rara e que deve ser protegida da extinção. E com este pretexto, ao invés de promover a integração total destes povos, demarcam reservas, tratam-nos como semi-imputaveis. Na verdade, em busca de benesses da lei, dias desses vi uma reportagem sobre a comunidade Pataxó na Bahia, onde a maioria dos pseudo indígenas possuiam traços africanizados.
E, se, pelo menos na teoria, somos todos iguais....também quero um pedaço de Roraima  pra mim.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2010, 17:10:16 »
É a primeira diretriz "não interferir no progresso natural de uma civilização".

E é hipocrisia querer defender a cultura indígena, mas não deixar que violem os direitos humanos. Ou se defende a cultura, ou não se defende, não vão querer fazer o trabalho pela metade. Se for para julgar nossa cultura como superior que a deles por causa dos direitos humanos, que julguemos nossa cultura melhor de uma vez e damos eletrodomésticos e computadores com banda larga para os índios. Sem meio-termo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2010, 01:56:37 »
É a primeira diretriz "não interferir no progresso natural de uma civilização".

E é hipocrisia querer defender a cultura indígena, mas não deixar que violem os direitos humanos. Ou se defende a cultura, ou não se defende, não vão querer fazer o trabalho pela metade. Se for para julgar nossa cultura como superior que a deles por causa dos direitos humanos, que julguemos nossa cultura melhor de uma vez e damos eletrodomésticos e computadores com banda larga para os índios. Sem meio-termo.

Claro, porque o mundo é preto e branco e só existe 8 ou 80................
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2010, 02:45:37 »
Eu só acho que seria hipocrisia supor que para algumas coisas que a gente julga, e para outras não...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2010, 06:07:48 »
Eu só acho que seria hipocrisia supor que para algumas coisas que a gente julga, e para outras não...
Tem coisas que merecem ser preservadas e outras não.... Tendo bom senso podemos separar o joio do trigo....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2010, 13:41:24 »
Mas eu não vejo muito o que preservar. :) A diretriz primária aplicada aos indígenas é apenas um sentimento religioso de preservar uma cultura. "Que pena, essa culpa deixou de existir" Eu não acho isso importante.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2010, 06:45:34 »
Mas eu não vejo muito o que preservar. :) A diretriz primária aplicada aos indígenas é apenas um sentimento religioso de preservar uma cultura. "Que pena, essa culpa deixou de existir" Eu não acho isso importante.

Preservar deve ser no sentido de não interferir. Se eles fizerem algo que fira o nosso conjunto de leis, interferimos e mudamos, caso contrário, se eles quiserem morar numa cabana e andar pelados, problema deles.....

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2010, 23:23:04 »

Ou eles são diferentes e vamos deixá-los em paz até que eles interfiram em nossas leis. São costumes, ideologias, um tudo diferente, não tem como obrigá-los a se incorporar na nossa sociedade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!