10 curiosidades sobre armas no mundo da ficçãoA Walter PPK de James Bond apareceu em quase todas as aventuras do espiãoNós, homens, sempre gostamos de armas. Não que tenhamos instintos assassinos ou violentos e nem defendemos que todo cara deve ter uma, mas quando crianças nossos heróis, tipos machos e detemidos eram aqueles que atiravam mais rápido ou o agente secreto que nunca errava o alvo e nos faziam sonhar.
Quem viveu a infância nos anos 70 ou 80 não há de negar que os revólveres de espoleta eram um sonho de consumo (e quando você ganhava um, sua mãe e seu cachorro maldiziam o presente por um bom tempo). Hoje estão proibidos em território nacional e pegamos certa ojeriza deles até devido à escalada da violência nos grandes centros urbanos brasileiros.
Os videogames com imagens realistas destroem a fantasia da coisa, por falar nisso. Era mais divertida quando você, na brincadeira, tomava um tiro, fazia uma careta, se contorcia e deitava no chão. Sem sangue.
Quem gosta ainda consegue separar realidade de fantasia e quer saber mais sobre armamentos nas obras de ficção, pode acessar o IMFDB. Na esteira do famoso IMDB (International movie database), nesse site o "F" representa,
firearms, ou armas de fogo, usadas em filmes, seriados, desenhos animados e games.
Abaixo relacionamos algumas curiosidades sobre algumas dessas peças (e de seus usuários):
1) A Walter PPK de James Bond (que ele passou a usar depois que sua Beretta travou e ele quase foi morto) apareceu em quase todas as aventuras do espião excetuando quatro filmes entre os 22 da série -
O Foguete da morte,
Octopussy,
O mundo não é o bastante e
Um novo dia para morrer.
2) O mais famoso dos revólveres dos faroestes, aqueles com tambor de seis tiros, era chamado de
Peacemaker (pacificador) ou
Frontiersman (homens da fronteira) e apesar de todos relacionarem com a marca Colt, eram também produzidos por companhias como Uberti, Ruger Vaquero e Beretta. Era o preferido de John Wayne.
3) No primeiro filme da série Rambo, Stallone usava apenas uma metralhadora M60 lá pelo final do filme. De resto ele se virava bem com sua faca de sobrevivência. Já nos outros, a lista é enorme e envolve de lançadores de granada a arco e flecha, para desespero das tropas comunistas.
4) A Magnum 44 da Smith & Wesson ficou famosa nas mãos de Clint Eastwood na série Dirty Harry (
"você se sente com sorte hoje, punk?"), mas também foi usada por Mel Gibson em
O Troco, Nick Nolte em
48 horas, Bruce Willis em
Sin City e até mesmo James Bond em
Viva e deixe morrer.
5) Outro grande ícone dos machos, Chuck Norris, apesar dos golpes marciais, não dispensava armas quando encarnava o indefectível e caricato coronel Braddock, usando metralhadoras M60, lança-chamas M2 e baionetas Heckler & Koch.
6) Como todo bom italiano, Tony Soprano não dispensava uma Beretta (usou uma Cheetah 84FS e uma 92FS). Como bom americano não descartou as Brownings e Colts. E como um bom matador, carregava uma Glock.
7) No mundo da comédia, os agentes Maxwell Smart e 99 usavam pistolas SIG-Sauer P226. Já Austin Powers, emulando Bond, ia de Walter PPK mesmo.
8) Todos sabem que a Pixar é perfeccionista, por isso as armas que aparecem no desenho animado
Os Incríveis são baseadas em modelos reais. Os guardas do covil de Síndrome, por exemplo, usam submetralhadoras M3/M3A1 conhecidas como "Grease Gun", as mesmas do comando prisioneiro de
Os Doze Condenados.
9) Por falar em animação, a série
The Boondocks sobre uma família negra em Chicago, mostrou um arsenal de dar inveja a Bruce Willis com Heckler & Koch MP5K, MAC-10, PPSH-01-SMG/PPS-43, SPAS 12, Winchester Modelo 1894, entre outras.
10) Lembra daquelas metralhadoras com um disco redondo nos filmes de gangsteres? Na verdade eram submetralhadoras Thompsom (feitas pela Colt), podiam disparar de 20 a 50 tiros dependendo do modelo e ficaram conhecidas por "Tommy guns".
http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI4189604-EI12827,00-curiosidades+sobre+armas+no+mundo+da+ficcao.html