Autor Tópico: Desdobramentos da tentativa de atentado aéreo nos EUA  (Lida 270 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Desdobramentos da tentativa de atentado aéreo nos EUA
« Online: 07 de Janeiro de 2010, 04:38:43 »
Citar
Casa Branca anuncia na quinta-feira revisão de política de segurança

A Casa Branca divulgará na quinta-feira (7) os resultados da revisão das listas de suspeitos de terrorismo e a política de segurança aérea solicitada pelo presidente Barack Obama, após o atentado fracassado em uma companhia aérea americana.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, antecipou nesta quarta-feira que o relatório preliminar que será apresentado será "muito amplo" e abordará os erros humanos e no sistema que permitiram a um nigeriano entrar em um avião americano com explosivos.

"A revisão identificará e fará recomendações sobre o que faltou e o que é necessário para fortalecer o sistema", disse Gibbs.

Obama, seu assessor em temas contraterrorismo, John Brennan, e a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, devem comentar na quinta-feira os resultados da revisão da política de segurança.

Segundo o porta-voz presidencial, Obama deve anunciar também as medidas adicionais para melhorar a inspeção de passageiros aéreos, assim como a troca de informação de inteligência entre as distintas agências do país.

Obama afirmou na terça-feira (5), depois de se reunir com membros de seu gabinete e de sua equipe de segurança nacional, que o incidente registrado no dia do Natal em um avião da companhia aérea Northwest revelou erros "inaceitáveis" de inteligência e anunciou reformas "imediatas".

O presidente apontou que os sistemas de segurança do país falharam de forma "potencialmente desastrosa" ao permitir que o jovem nigeriano de 23 anos, Umar Farouk Abdulmutallab, entrasse no voo de Amsterdã para Detroit com material explosivo escondido na cueca.

O presidente americano insistiu com o fato de a comunidade de inteligência dispor de informação suficiente para detectar e "potencialmente" desarticular o atentado frustrado e criticou os responsáveis de segurança por fracassarem na hora de relacionar todos os dados.

"Está cada vez mais claro que a informação de inteligência não foi devidamente analisada. Isso não é aceitável e não o tolerarei", disse Obama em pronunciamento na terça-feira.

Obama ordenou, após o incidente, duas revisões paralelas.

A primeira, a cargo de Napolitano, avalia os sistemas de detecção nos aeroportos e as mudanças necessárias para uma maior efetividade.

A segunda, sob o comando de Breenan, trata de determinar como podem funcionar melhor as listas de vigilância terrorista.

Na segunda-feira, a Casa Branca anunciou que ampliou a lista de suspeitos de terrorismo que são proibidos de voar.

Abdulmutallab estava na lista de vigilância "genérica" de terroristas, mas não na categoria mais seletiva, que o impediria de voar.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/06/casa+branca+publica+amanha+conclusao+de+revisao+politica+de+seguranca+aerea+9264791.html
Citar
Forças de segurança capturam chefe da Al Qaeda no Iêmen

Depois do susto, forças de segurança ficaram em alerta contra extremistas

Mohamad Ahmed Al Hanak, apontado como líder local da rede terrorista Al Qaeda e vinculado às ameaças contra americanos no Iêmen, foi detido em um hospital ao norte da capital Sanaa.

De acordo com informações da agência Efe, citando autoridades locais, "Mohamad Al Hanak e outros dois que estavam feridos foram capturados no hospital de Amran".

Ferido no confronto com forças de segurança na segunda-feira, Al Hanak foi capturado enquanto dois de seus seguranças morreram e outros dois ficaram feridos.

A prisão do chefe da Al Qaeda no Iêmen faz parte de uma dura campanha do Exército iemenita contra as forças da rede no país, que levou ainda à prisão de dezenas de membros e a morte de outros.

O anúncio ocorre um dia depois de o presidente americano, Barack Obama, dizer que os Estados Unidos falharam ao não prevenir a tentativa de ataque a um avião a caminho do país no dia de Natal. O suspeito, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, está aparentemente ligado à rede terrorista Al Qaeda iemenita.

Segundo Obama, os EUA falharam em "ligar os pontos", uma admissão da falta de coordenação entre as agências de inteligência do governo.

Agências de espionagem dos EUA e o Departamento de Estado tinham informações sobre as ideias radicais de Abdulmutallab, mas não o colocaram na lista de pessoas proibidas de embarcar.O presidente anunciou ainda que os sistemas de segurança do país falharam de forma "potencialmente desastrosa" e que as falhas nos sistemas de inteligência "não são aceitáveis" e não serão toleradas.

Argélia

Na terça-feira, forças policiais argelinas detiveram  nove ativistas da organização terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI) em uma operação desenvolvida simultaneamente em vários bairros de Argel.

Trata-se de um grupo dirigido por Abderrahman S., que estava ativo nos grupos islâmicos armados desde meados dos anos 90 e mantinha estreitos vínculos com a direção da AQMI, segundo as mesmas fontes.

Uma das principais funções dos membros da rede desarticulada consistia em facilitar os deslocamentos dos chefes das brigadas da organização na capital e nas províncias de Tizi-Ouzou e Boumerdès.

Para isso, utilizavam veículos de luxo, falsos documentos de identidade e carteiras de estudante.

Também tinham a missão de planejar assassinatos de agentes das forças de segurança e de terroristas arrependidos, assim como fornecer produtos para a fabricação de artefatos explosivos.

Além da detenção dos nove ativistas, as forças de segurança apreenderam vários veículos, material de comunicação sofisticado e documentos falsos.

Em 20 de dezembro, aconteceu uma operação semelhante nos bairros populares de Argel, que acabou com a detenção de seis pessoas, quatro delas procuradas há mais de 15 anos, e a apreensão de uma carga de armas.

http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=248905

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!