Autor Tópico: Governo Bush se opõe a lei para proteger fontes de jornalist  (Lida 603 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Governo Bush se opõe a lei para proteger fontes de jornalist
« Online: 20 de Julho de 2005, 16:48:27 »
Governo Bush se opõe a lei para proteger fontes de jornalistas[/size]

Os projetos de lei que tramitam no Senado e na Câmara para proteger os repórteres ganharam força por causa da prisão de uma jornalista do New York Times que se recusou a depor diante de um tribunal sobre a revelação da identidade da agente da CIA Valerie Plame.

Num depoimento escrito entregue em uma audiência da Comissão Judiciária do Senado, o vice-secretário da Justiça dos EUA, James Comey, chamou as propostas de "política pública ruim" e advertiu que elas acobertariam "organizações criminosas ou terroristas que também possuem operações de mídia ... como a Al Qaeda."

"A medida criaria graves impedimentos à capacidade do departamento de aplicar a lei com eficiência e combater o terrorismo", escreveu Comey.

Comey não se apresentou pessoalmente, o que fez vários senadores pedirem uma nova audiência para interrogá-lo sobre o assunto.

Os jornalistas afirmam que o direito de não revelar suas fontes é essencial a seu trabalho, principalmente em casos que envolvam irregularidades do governo.

A proposta de lei exigiria que os promotores e os tribunais esgotassem todas as outras alternativas para obter informações, antes de obrigar órgãos de imprensa e jornalistas a testemunhar ou a apresentar documentos, exceto em casos de perigo potencial à segurança nacional.

Trinta e um Estados norte-americanos e o distrito de Colúmbia possuem leis de proteção, mas Comey rejeitou qualquer comparação.

"Nenhum dos Estados lida com informações secretas como o governo federal faz, e nenhum Estado tem a missão de defender a nação inteira ou de conduzir a diplomacia internacional", disse ele.

As propostas bipartidárias estenderiam aos jornalistas o mesmo tipo de privilégio que protege o relacionamento entre marido e mulher, padres e fiéis que confessaram, advogado e cliente e médico e paciente.

Comey não foi à audiência porque estava substituindo o secretário da Justiça, Alberto Gonzales, numa reunião de líderes republicanos da Câmara sobre o Patriot Act, disse uma porta-voz do Departamento de Justiça.


Fonte: Último Segundo

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Governo Bush se opõe a lei para proteger fontes de jorn
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2005, 00:30:36 »
péssimo para os americanos. péssimo para o mundo, aliás. o bush é mesmo um patife.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline OldSkull

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.504
Re.: Governo Bush se opõe a lei para proteger fontes de jorn
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2005, 00:53:06 »
Putz, ai q ninguém abre o bico...

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!