Autor Tópico: José: verdade ou folclore?  (Lida 1951 vezes)

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
José: verdade ou folclore?
« Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:09:02 »
Citação de: Blessed
Muitos céticos influentes afirmavam que José nunca havia existido, mas era apenas mais uma figura folclórica inventada pelos judeus.

Uma de suas alegações era a de que José, segundo a bíblia, teve uma grande importância na história do Egito e esse fato não se encaixava com a ausência de relatos sobre ele na cultura egípcia.

Há cerca de dois meses atrás, uma matéria do jornal egípcio ‘Al-Ahram’ revelou que arqueólogos descobriram moedas antigas que trazem o nome e imagem do José bíblico.

José realmente teve a importância descrita na bíblia. Caso contrário, nunca se teria cunhado moedas com sua imagem e nome(honra devida a um faraó ou Deus)

CONCLUSÃO: não existe nenhuma falha nos relatos bíblicos e sim uma deficiência na pesquisa arqueológica.

Matetéria completa:

http://www.overbo.com.br/portal/2009/11/10/encontradas-moedas-egipcias-com-a-efigie-de-jose/
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: José: verdade ou folclore?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:27:14 »
Há cerca de dois meses atrás, uma matéria do jornal egípcio ‘Al-Ahram’ revelou que arqueólogos descobriram moedas antigas que trazem o nome e imagem do José bíblico.
Muito provável, uma vez que havia uma comunidade cristã importante lá naquela época. Inclusive se encontram textos biblicos traduzidos para o copta.

José realmente teve a importância descrita na bíblia. Caso contrário, nunca se teria cunhado moedas com sua imagem e nome(honra devida a um faraó ou Deus)

Isso tambem prova que cavalos alados são ou foram reais, de acordo com esse "estudo" simplista e ingênuo.

CONCLUSÃO: não existe nenhuma falha nos relatos bíblicos e sim uma deficiência na pesquisa arqueológica.
Talves por isso não tenham encontrado ainda fósseis de unicornios e de gigantes, como os descritos na biblia.

Quanto a esse site, http://www.overbo.com.br/portal/2009/11/10/encontradas-moedas-egipcias-com-a-efigie-de-jose/, se a gente quizer saber sobre história, então a gente pesquisa trabalho de historiadores, se a gente quizer saber sobre arqueologia, então a gente pesquisa trabalho de arqueólogos.

Afinal, a ridícula situação de duvidar de quem estudou sobre o assunto para escutar quem não tem nenhuma credencial já desqualifica o a crítica.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:32:30 »
Estamos falando de José pai de Jesus?
Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:34:15 »
Estamos falando de José pai de Jesus?
O fictício josé, pai corno do fictício jesus, sobre os quais não há uma única evidencia histórica ou arqueológica fora da biblia.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AlexCD

• Nível 04
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:46:34 »
Ele esta falalndo de José o que foi escravizado no Egito (antes de Moises) não do Jose "pai" de Jesus.

A noticia sobre as tais moedas parce não ser verdadeira, até mesmo sites de religiosos poeem em duvida sua veracidade http://criacionista.blogspot.com/2010/01/foram-descobertas-moedas-com-o-nome-de.html.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:48:44 »
Ah! ok! Obrigado.

Confesso que nem abri aquele lixo de site...

Confundi com o igualmente fictício José, vendido como escravo pelos irmãos fictícios e que, fictíciamente lia sonhos, de acordo com a estorinha... Bom, ainda se aplica minha refutação.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2010, 02:08:42 »
Não existe nenhuma prova de que os judeus foram escravizados pelos egípcios. Essa história, como tudo na bíblia, é uma fusão entre ficção e diferentes histórias baseadas na realidade (o que resulta em algo como judeus sendo escravizados pelos egípcios...)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2010, 09:55:35 »
Este papo de exôdo de alguma forma esta relacionada aos hicsos

Eram semitas , conquistaram o Egito e depois foram expulsos, deve ser por ai

Offline AlexCD

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2010, 16:11:03 »
Até hoje não me explicaram direito como os judeus fugiram para uma região tão vizinha do Egito, o Sinai e entornos não pertencia ao Egito ?

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:34:58 »
Na verdade era tudo de dios, logo estavam na casa do paaaaaaaaaaaii...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2010, 16:41:27 »
Aquele documentário Zeitgeist mostra alguns paralelos entre os dois personagens fictícios... 12 irmãos, 12 discípulos, traído por judá, traído por judas, etc...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline José Eugênio

• Nível 02
  • *
    • Blog do José Eugênio
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2010, 18:37:17 »
Pelo que eu entendo de verdade a Bíblia não parece ser um livro totalmente real, mas sim uma mistura de fatos reais distorcidos com a imaginação dos que escreveram os textos. Esta estória de José, por exemplo, acho que se encaixa bem neste fato, pode ter existido o José mas a estória que se conta na Bíblia não deve ser interpretada como real.
José Eugênio

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2010, 19:31:44 »
Pelo que eu entendo de verdade a Bíblia não parece ser um livro totalmente real, mas sim uma mistura de fatos reais distorcidos com a imaginação dos que escreveram os textos. Esta estória de José, por exemplo, acho que se encaixa bem neste fato, pode ter existido o José mas a estória que se conta na Bíblia não deve ser interpretada como real.
Muitos contos biblicos foram adaptados de contos sumérios mais antigos...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2010, 03:40:36 »
A bíblia é uma fusão de ficção e várias histórias/contos diferentes.

Muito da história de Cristo foi baseado na lenda da Krishna. Ressureição e essas coisas tudo vem de lá. Já os milagres, por exemplo, vieram do velho testamento. Jesus repete os mesmos milagres (multiplicação de comida por exemplo) do Velho Testamento.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2010, 08:00:29 »
Em uma coisa eu concordo com os religiosos, este papo de que tudo é sincretismo ou copia as vezes força um pouco a barra, é mais facil que crenças semelhantes surgiram em lugares diferentes mas sem nenhum contato

O mundo a epoca nao era um ovo como hoje, como diabos entao os caras iraim se influenciar pela historia da Krishna que vem la da India?

Offline José Eugênio

• Nível 02
  • *
    • Blog do José Eugênio
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2010, 08:16:44 »
Contini e Fox,

Obrigado pelos esclarecimentos à minha tese inicial, já conhecia alguns destes argumentos.
José Eugênio

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2010, 20:47:03 »
Em uma coisa eu concordo com os religiosos, este papo de que tudo é sincretismo ou copia as vezes força um pouco a barra, é mais facil que crenças semelhantes surgiram em lugares diferentes mas sem nenhum contato

O mundo a epoca nao era um ovo como hoje, como diabos entao os caras iraim se influenciar pela historia da Krishna que vem la da India?
Mas repetir as ações do Velho Testamento não dá pra justificar né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!